2021
abr
29
Evento

3º Seminário de Educação debate obra de Paulo Freire

O educador, escritor e filósofo pernambucano completaria 100 anos de vida em 2021.


A “Atualidade do Pensamento de Paulo Freire” é tema do 3º Seminário de Educação do curso de Pedagogia do Unileste. O evento on-line ocorre na terça-feira (4), a partir das 19h30, no Youtube. A programação é gratuita e aberta ao público.

A iniciativa tem como objetivo debater as práticas educativas essenciais para uma formação crítica e emancipadora, cada vez mais importante para a formação profissional e humana. O debate será proposto a partir da obra “Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas” de Paulo Freire – educador, escritor e filósofo pernambucano que completaria 100 anos de vida em 2021.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, professora mestra Maria Aparecida de Souza Silva, o seminário é uma forma de referendar a defesa por uma educação que estimula o pensamento crítico. “Realizar um evento com essa magnitude nos tempos atuais significa nos posicionar, como educadores progressistas, em defesa de uma formação acadêmica sustentada em valores e princípios éticos, que coloca a pessoa humana como centro do nosso trabalho educativo. Assim Paulo Freire nos ensinou até aqui. Que continuemos aprendendo e ensinando a partir de sua experiência e seu legado”, afirma.

Para comentar sobre a obra, relacionando-a com o tempo histórico atual e os desafios e possibilidades de mudança com a participação da educação, o encontro terá como convidada a Dra. Sônia Couto Souza Feitosa, mestra e doutora em educação pela USP e coordenadora do Centro de Referência Paulo Freire. O debate será conduzido pela professora do Unileste e pesquisadora, doutora Marlene de Araújo.

Para participar não é necessário realizar inscrição prévia. Basta acessar o link de transmissão. Estudantes Unileste terão à disposição uma lista de presença on-line, que será disponibilizada durante o evento pelo Chat da transmissão. A assinatura será válida para contabilizar 3h de atividades complementares.

O Seminário de Educação

A iniciativa do curso de Pedagogia teve início no primeiro semestre de 2020, tendo como contexto o início da pandemia da Covid-19 e a necessidade de compartilhar junto a educadores, estudantes e comunidade, os desafios atuais da educação, tendo como referencial teórico a análise de obras indicadas pelo Núcleo Docente de Curso.

A primeira edição foi voltada para a análise do livro “Pequeno Manual Antirracista” da autora Djamila Ribeiro e a segunda direcionou a discussão a partir da obra “A cruel pedagogia do vírus”, do professor Boaventura de Souza Santos.

Serviço
3º Seminário de Educação

Tema: A Atualidade de Paulo Freire
Data: 04/05/2021 (terça-feira)
Horário: 19h30
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=4oWnuDt22s0
Classificação: evento gratuito e aberto ao público

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

Notícias Recentes

21 outubro 2021
Projeto Baja abre processo seletivo para admissão de novos membros
18 outubro 2021
6ª Semana da Odontologia do Unileste