Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável

Curso: Engenharias
Professora coordenadora: Marluce Teixeira Andrade Queiroz

Resumo do projeto: O compromisso social das universidades exige que essas instituições sejam um dos elementos impulsionadores do progresso e bem-estar da população. Além disso, nessa perspectiva deve ser capaz de desenvolver ações que estimulem a participação dos estudantes de graduação no processo de troca de conhecimentos, abrindo assim, novos horizontes para o relacionamento entre universidade, empresas e comunidade em geral. Nesse contexto, com a pretensão de contribuir nesse cenário é proposto o projeto de extensão “Ações educativas em segurança, ergonomia e meio ambiente”, sendo desenvolvido através de ação conjunta de docentes e discentes dos cursos de engenharia, fisioterapia e enfermagem do Centro

Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). Pontua-se, o objetivo principal do projeto é realizar trabalho educativo dentro de escolas e empresas da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), MG, Brasil, possibilitando a disseminação da cultura de proteção do meio ambiente, prevenção de acidentes e doenças do trabalho entre estudantes, trabalhadores e sociedade civil organizada. Como parte das atividades, os alunos extensionistas deverão participar do desenvolvimento das campanhas e palestras de conscientização dentro das escolas e empresas, como também atuarem na identificação e solução de problemas específicos sobre questões de segurança, ergonomia e meio ambiente.

Curso: Ciências Biológicas
Professora coordenadora: Alice Arantes Carneiro

Resumo do projeto: Com o aumento da disseminação de informações falsas principalmente por meio de redes sociais e da internet, torna-se cada vez mais urgente a produção de conteúdos científicos de qualidade com uma linguagem fácil e acessível à população. O projeto “Conscientizar para preservar” objetiva levar informação científicas à comunidade de forma lúdica e esclarecedora, trabalhando com mitos e verdades sobre questões relacionadas às Ciências Biológicas, como saúde, meio ambiente e a relação homem natureza. A educação pública no Brasil requer mudanças urgentes para melhorar a qualidade do ensino. Aliada a questão educacional, a degradação do meio ambiente tem levado a uma crescente crise ambiental afetando não só a biodiversidade mas, a saúde e qualidade de vida. Isso obriga a adoção de uma nova visão sobre o uso do ambiente e conscientização da sociedade. O projeto articula-se com a comunidade, atendendo a uma demanda externa da região (comunidade em geral e comunidade escolar). Desde seu início, há três anos, o projeto por meio de visita às escolas e eventos junto à comunidade como Empreender Social, Dia da Responsabilidade Social, entre outros, leva às pessoas (crianças, jovens e adultos) conteúdos científicos de forma lúdica e interativa com uso de modelos didáticos, material biológico e animais taxidermizados. Por meio de atividades de ensino e de pesquisa, os alunos do Curso de Ciências Biológicas produzem conteúdo científico e materiais didáticos que são apresentados à comunidade.

Curso: Odontologia
Professora coordenadora: Audrey Cristina Bueno

Resumo do projeto: Emergência odontológica pode ser entendida, como medidas rápidas de atendimento que tem por objetivo aliviar os sintomas dolorosos, infecciosos da cavidade bucal. Essa condição que apresenta o paciente deve, portanto, ser tratada de forma iminente e normalmente envolvem quadros severos de dor que geram desconforto físico e emocional nos pacientes podendo levar ao afastamento laboral, escolar e baixa na qualidade de vida.. O diagnóstico executado de maneira criteriosa é de fundamental importância para escolha da conduta clínica e resolução do quadro até que o tratamento definitivo seja realizado. O objetivo do projeto de extensão será atender a população da cidade de Ipatinga e cidades vizinhas nas suas necessidades de atendimento de urgências odontológicas. Os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido nas disciplinas básicas e específicas da odontologia promovendo alívio de dor, restabelecendo a estética e a função mastigatória dos pacientes.

Cursos: Engenharia Química, demais engenharias e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Professor coordenador: Ricardo França Furtado da Costa

Resumo do projeto: O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos conhecimentos em química para despertar em estudantes do ensino fundamental o interesse por ciências, em alunos do ensino médio o interesse pelos conteúdos de química, aos professores auxílio e novas propostas pedagógicas, aos egressos ajuda em colocação no mercado e levar à população conhecimentos práticos que possam ajudá-los no dia-a-dia, através de experimentos, conversas e explicações dos fenômenos. Nesse projeto, os graduandos dos cursos de engenharia produzirão materiais do tipo “podcasts”, “lives”, materiais de apoio e experimentos virtuais para divulgação da química como ciência, assim como temas de interesse do público em geral, como a própria pandemia, como é o mercado de trabalho do futuro engenheiro e outros. A realização das atividades envolverá parcerias com os professores de vários cursos, assim como de profissionais de diversas áreas, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula, além de envolver os alunos das disciplinas de química e materiais e laboratórios de física e química, que terão como uma das atividades destas disciplinas. Vale ressaltar que o projeto pode ser desenvolvido com recursos próprios, e os experimentos realizados com materiais alternativos, encontrados facilmente no comércio e em casa.

Cursos: Fisioterapia
Professor coordenador: Cristian de Souza Freitas

Resumo do projeto: As campanhas educativas visando à prevenção de doenças e promoção da saúde constituem uma das grandes preocupações de saúde pública e da saúde coletiva em diversas áreas. No Brasil, a cada ano são elaboradas campanhas com os mais variados temas, com abordagem em TV e rádios. O contato direto com a população como forma de eficiência destas campanhas se mostra como uma estratégia importante da disseminação do conhecimento e da proposta educativa para transformação do indivíduo. Alguns exemplos podem ser citados como: 31 de maio (Dia Mundial sem Tabaco), 29 de agosto (Dia de Combate ao Fumo) e 27 de novembro (Dia de Combate ao Câncer). Nestas datas são elaboradas intervenções em lugares de grande circulação, como praças ou estações de metrô das grandes metrópoles brasileiras. Nessas ocasiões, as metodologias são cartazes, folders e símbolos que procuram demonstrar os males causados ao indivíduo. Sua intenção é mobilizar a sociedade para participar da prevenção e intervir de forma dinâmica, suscitando o questionamento e, consequentemente, a mudança de comportamento. Considerada a finalidade básica de uma campanha, qual seja, a de divulgar conhecimentos a cerca dos mais variados temas, com os propósitos de desenvolver a consciência sobre os temas e apresentar a oportunidade de contatos sociais com a comunidade, podendo gerar uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir condições, hábitos e práticas que possam provocar males à saúde.

Cursos: Fisioterapia
Professora coordenadora: Mary Lee dos Santos

Resumo do projeto: O Projeto de Extensão de AS (Alfabetização de Saúde) vem desenvolvendo ferramentas de avaliação e ações de promoção da AS para a Comunidade Unileste. Essas ações tornam-se mais relevantes no contexto da pandemia da Covid-19 de transmissão comunitária, e sobreviventes com sequelas respiratórias, cardiovasculares, neuropsiquiátricas e psicológicas. As complicações da COVID-19 ocorrem principalmente em adultos mais idosos, fumantes e aqueles com comorbidades subjacentes, como hipertensão, obesidade, diabetes, doença cardiovascular, doença pulmonar crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença cerebrovascular, câncer e imunodeficiência, os quais são perfis frequentes dos usuários dos serviços oferecidos pelo Unileste. Essa nova demanda nos serviços de saúde precisa ser conhecida, identificada, medida e analisada para que se possa atuar de maneira eficiente no seu manejo. A atual sobrecarga do sistema público de saúde torna mais relevante a contribuição da academia para “follow-up” e orientação desses usuários, seus familiares e cuidadores. O Projeto se propõe a realizar este levantamento e orientação de forma adequada ao nível de entendimento dos usuários, aliando esta iniciativa à continuidade das ações previamente  desenvolvidas. A proposta é utilizar a AS como ferramenta para promoção da saúde, segurança e bem estar dos usuários, em sintonia com o contexto atual da pandemia.