2008 – Atenção a Criança e Adolescentes

Professor Coordenador: ROBERTO ABDALA JUNIOR
Curso: História

Resumo
O Projeto de Extensão a História Vai ao Cinema tem a finalidade exibir produções que empregam a linguagem cinematográfica, com a finalidade de promover discussões acerca de elementos sociais, políticos, econômicos e culturais, contribuindo para que os indivíduos que compõem a audiência possam problematizar temas da História Geral e do Brasil. A premissa é que os presentes às sessões possam empregar as produções cinematográficas e afins como mediadores de um diálogo com o conhecimento histórico acadêmico e/ou escolar, contribuindo para a construção de uma cultura histórica mais críticas e reveladora dos processos sociais que a envolvem.

Professor Coordenador: ADRIANA APARECIDA SOUZA AGUIAR
Curso: Letras

Resumo
Este projeto visa proporcionar a aprendizagem da língua inglesa através de material didático construído a partir de diversos contos de fadas. O conhecimento prévio dos alunos sobre esses contos possibilita um jogo de adivinhações sobre o léxico da língua inglesa tornando a aprendizagem mais significativa. Simulações de situações reais de comunicação são realizadas através do vocabulário e das estruturas lingüísticas estudadas. Os alunos são expostos a atividades que envolvem uma diversidade de gêneros textuais a fim de desenvolver as habilidades de compreensão e produção oral e escrita.

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
A Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste-MG é um projeto de extensão que privilegia conjuntamente o estágio supervisionado do Curso de Educação Física, atendendo a crianças e jovens com um mínimo de 6 anos que, integrando o grupo até os 12, poderá continuar na prática das atividade ginásticas sem limite de idade, enquanto puder se dedicar aos treinamentos. Estes são oferecidos pelos estudantes do curso de Educação Física sob orientação docente, envolvendo atividades educativas e socializadoras através das técnicas da ginástica artística, de trampolim, ginástica geral e atividades circenses.

Professor Coordenador: JUSSARA APARECIDA CORNEAU
Curso: Nutrição

Resumo
A ingestão inadequada de alimentos tem-se relacionado diretamente com os problemas de saúde relacionados ao climatério, quer seja pelos excessos ou deficiência de nutrientes por longos períodos, constituindo um fator de risco para inúmeras doenças, tais como as cardiovasculares, a obesidade, a osteoporose e o câncer. A sintomatologia climatérica atinge cerca de 60 a 80% das mulheres, a sua maioria atribuída ao estado de hipoestrogenismo. A educação nutricional deverá incentivar o consumo regular dos alimentos fitoestrogenio e também dos alimentos antioxidantes. Com oobjetivo de interagir e transmitir uma nova conscinecia das necessidades fisiológicas no climatério será utilizado a técnica de aconselhamento nutricional em grupo.

Professor Coordenador: ANA PAULA TERRA
Curso: Fisioterapia

Resumo
A assistência Fisioterapêutica aos Idosos tem como objetivo desenvolver ações fisioterapêuticas junto à comunidade de idosos institucionalizados nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário). Nas instituições asilares e ou instituições de Longa permanência, a Fisioterapia propõe a formação de grupos de idosos voltados para o aspecto preventivo e educativo no que diz respeito ao autocuidado, socialização e integração; e adaptações ambientais e prescrição de acessórios para deambulação visando aumentar a autonomia dos idosos. A maioria desses idosos institucionalizados, não possuem atendimento Fisioterapêutico, uma vez que as instituições não possuem tal profissional no quadro de funcionários. O UnilesteMG, através do Curso de Fisioterapia, pode contribuir para melhorar a realidade dos idosos institucionalizados; contribuindo para uma melhor qualidade de vida além de proporcionar ao aluno uma vivência importante para o futuro profissional. A maioria desses idosos institucionalizados, não possuem atendimento Fisioterapêutico, uma vez que as instituições não possuem tal profissional no quadro de funcionários.

Professor Coordenador: HELOISA THOMAZ RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
No segundo semestre de 1998, o projeto foi iniciado pela Professora Florisbela Sampaio funcionando apenas no Campus Ipatinga, envolvendo a participação de alunos de último período do Curso de Educação física, através da disciplina Prática de Ensino (Estágio Curricular Supervisionado).Em 2003 a Professora Heloisa Thomaz Rabelo assumiu a coordenação do Projeto ampliando o atendimento também à comunidade do entorno do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais UNILESTE-MG. As atividades físicas, recreativas e socializadoras desenvolvidas no projeto são ministradas pelos estudantes de Educação Física sob orientação docente, três vezes por semana na Unidade Ipatinga e duas vezes Unidade Coronel Fabriciano. Tais atividades envolvem o desenvolvimento e aprimoramento de aptidões físicas relacionadas à saúde. Para tanto, semestralmente são realizadas avaliações funcionais por meio de testes de aptidão cardiorrespiratória, força, flexibilidade, equilíbrio, desempenho motor e avaliações antropométricas. Para alcançar os objetivos propostos na busca de um envelhecimento saudável que possibilite a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e melhor qualidade de vida, são desenvolvidas durante o semestre aulas de step, alongamento, atividades aeróbias,ginástica localizada, danças e outras atividades com características lúdicas. Além da prática regular de atividades físicas o Projeto promove ações de caráter informativo como palestras, oficinas, acompanhamento ambulatorial, fisioterápico, nutricional psicológico, mini-cursos e também de caráter social como comemorações de datas festivas ( dia das mães, pais, idoso, natal, festa junina, etc).Para tanto conta com a parceria de outros cursos da área da saúde. No Ativaidade são desenvolvidas inúmeras pesquisas pelos diversos cursos de graduação e também de pós-graduação.Assim o projeto estabelece importante função ao possibilitar além da extensão, o estudo e a pesquisa, componentes esses fundamentais para uma Instituição.

Professor Coordenador: CARLOS AUGUSTO PORCARO
Curso: Educação Física

Resumo
Em programas de condicionamento físico, a avaliação física é utilizada para a obtenção de informações a respeito da condição do indivíduo, a fim de se desenvolver uma correta prescrição para o aprimoramento da aptidão física. O objetivo desse projeto é realizar avaliações funcionais e antropométricas em indivíduos da comunidade, alunos e funcionários do Unileste-MG.. Para isso, os testes serão aplicados e registrados em softwares de avaliação específicos, formando um banco de dados para a emissão de relatórios para os avaliados e também ser usado em publicações científicas.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter interdisciplinar. Busca ainda resgatar a história dos brinquedos e brincadeiras infantis como forma de valorizar e promover a diversidade sociocultural, além de promover a formação continuadas de professores e proporcionar práticas educativas para que as crianças possam desenvolver atividades lúdicas, de aprendizagem e de sociabilidade. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras, dentre outras.

Professor Coordenador: JUSSARA APARECIDA CORNEAU
Curso: Nutrição

Professor Coordenador: MARIZA APARECIDA ALVES
Curso: Fisioterapia

Resumo
Em todo o mundo, em 1985, estavam estimados 30 milhões de diabéticos.Este número subiu para 135 milhões em dez anos e espera-se que atinja os 300 milhões em 2025. (NEVES,PEREIRA 2002). As doenças crônico-degenativas relacionam-se, portanto, condições de vida, trabalho e consumo da população, gerando atenções psicossociais e, consequentemente, o desgaste e a deterioração orgânico-funcional, com especial sobrecarga dos sistemas nervoso, endócrino e cardiovascular. Neste contexto, um número cada vez maior de indivíduos com este padrão de afecções tende a compor a clientela dos serviços de saúde.(MARTINS, FRANÇA, KIMURA, 1996). O aumento de pessoas com doença crônica e o desenvolvimento de novos tratamentos e tecnologias que permitem conviver com estas doenças por períodos de tempo extremamente longos, senão mesmo toda a vida, o reconhecimento dos direitos do doente, bem como a necessidade de melhorar a tomada de decisão no contexto dos cuidados de saúde e de proceder a uma mais eficaz distribuição dos seus recursos, tornaram premente a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem deste tipo de doenças. (SILVA, BENATTI 2003).

Professor Coordenador: JUSSARA APARECIDA CORNEAU
Curso: Nutrição

Resumo
A educação nutricional pode ser definida como um conjunto de experiências planejadas que propicia e facilita a adoção voluntária de hábitos alimentares ou qualquer comportamento que vise uma alimentação que irá conduzir à saúde e ao bem estar. A escola é o ambiente apropriado para educação nutricional, porque é onde a criança vive o seu primeiro contato social depois da família, e onde passam grande parte de sua vida . Construindo hábitos alimentares saudáveis é um projeto com duração de 10 que pretende ensinar pré-escolares e escolares do Colégio Universitário Padre de Man a adotarem bons hábitos alimentares.

Professor Coordenador: MARIA LUISA DE ANDRADE FREITAS
Curso: Pedagogia

Resumo
No período de 2008, foram atendidos 60 alunos, Ciclo Inicial e Complementar de Alfabetização, provenientes da: Escola Estadual Leôncio de Araújo (20), Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira de Timóteo (20), Escola Estadual Silvino Pereira (20) e do Centro Educacional Católica de Minas Gerais (10,20); nos turnos Matutino de 7 às 11horas e no Vespertino de 13 às 17 horas. O trabalho desenvolvido, em parceria com as escolas de Educação Básica dos Municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano, propõe atividades de intervenção pedagógica, para os alunos de Educação Básica, principalmente nas áreas da leitura e da escrita. Trata-se de um trabalho de fundamental importância para a promoção de competências e habilidades dos alunos envolvidos no projeto. Além disso, as atividades resgatam a auto-estima e possibilitam melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

Professor Coordenador: MARCIA ELENA DE ANDRADE SANTOS
Curso: Enfermagem

Resumo
O presente projeto será realizado por acadêmicos de enfermagem em creches e escolas infantis, te como objetivo desenvolver ações educativas com as crianças, seus pais ou responsáveis vinculados a uma instituição de ensino infantil. Serão realizadas, também, consulta de enfermagem com as crianças da creche Lar Escola da Caridade com a finalidade de levantar as condições de saúde, detectar agravos e encaminhar, sempre que necessário, para sua unidade de saúde de referência. As ações proposta nesse projeto serão de prevenção, promoção e recuperação da saúde da criança e de preparo do acadêmico para prestar uma atenção integral à saúde da população infantil, no intuito de cumprir a Política Nacional de Atenção à Criança através de ações que contribuam para o decréscimo dos índices de mortalidade infantil na RMVA e, conseqüentemente, ajude o Brasil a cumprir o quarto Objetivo de Desenvolvimento para o Milênio (ODM 4). O enfermeiro através do cuidado tem plena condição de conduzir esse processo. Esse projeto já ocorre há 4 anos e sua repercussão na Creche Lar Esperança e Caridade tem sido de grande exaltação para todos os atores envolvidos e impacto, tanto na conjuntura assistencial, quanto na educativa das crianças assistidas.

Professor Coordenador: VALMIR DIAS LUIZ
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
Os projetos constitui-se de cursos de práticas de soldagem envolvendo operações de soldagem, montagens de caldeiraria, trabalhos de serralheria e operações de usinagem diversas, tais como: torneamento, plainamento, furação, fresamento e ajustagem.

Professor Coordenador: FATIMA NOGUEIRA GONCALVES DE SOUZA
Curso: Educação Física

Resumo
Da Platéia para o Palco é uma ação extencionista promovida pelo Curso de Educação Física, com participação de docentes, discentes e comunidade. Este projeto propicia a aplicação prática do que o aluno aprendeu na teoria e busca atender a demandas internas, quando oportuniza campo de estágio e as necessidades externas quando propicia ações que complementam mudanças no estilo de vida em busca da melhoria da qualidade de vida da população envolvida. O projeto não objetiva a perfeição dos movimentos, mas, propicia o desenvolvimento integral das pessoas promovendo ampla e irrestrita inclusão social.

Professor Coordenador: FLORISBELA PIRES SAMPAIO RAYDAN
Curso: Educação Física

Resumo
O projeto “De Bem com a Vida” compreende uma estratégia fundamental para a instrumentalização do exercício da cidadania, da elevação da auto-estima e principalmente da promoção da saúde, pois comprovadamente a atividade física é fundamental para conservar as funções vitais em bom funcionamento. Nesse sentido projeto se justifica ao buscar ofertar de forma regular e orientada atividades físicas e recreativas na perspectiva de minimizar os efeitos deletérios de uma do estilo de vida sedentária da população. O projeto tem uma parceria com a ESF (Estratégia da Saúde da Família) da Unidade Básica de Saúde do bairro Vista Alegre/Vale do Sol O projeto tem como meta prover a inserção do futuro profissional da Educação Física no processo multiprofissional de saúde no contexto da promoção e prevenção.

Professor Coordenador: MARIA LUCIANA BRANDAO SILVA ASSIS
Curso: História

Resumo
O projeto ENCONTROS COM A HISTÓRIA está integrado às atividades e utilização do Laboratório de Ensio e Pesquisa em História. Este projeto constitui-se de duas partes: atividades acadêmico-pedagógicas cotidianas, realizadas no LEPH e as atividades/ eventos programados realizados no decorrer dos semestres letivos.As duas dimensões de atividades têm por objetivo promover uma interação entre Ensino Superior e Educação Básica, entre professores deste nível de ensino e graduandos do curso de História, e contribuir para a formação profissional de todas as pessoas nele envolvidas.A I Feira de Livros, o Encontro com Professores da Educação Básica e com Alunos Egressos são algumas das atividades presentes no projeto. O projeto pretende atender às demandas e expectativas dos graduandos em sua formação e ao mesmo tempo, contribuir os professores tenham a oportunidade de, participando das atividades e eventos, realizarem reflexões sobre as questões inerentes à cultura escolar e à sua prática pedagógica, essenciais à uma atuação docente consciente e comprometida com uma educação de qualidade.

Professor Coordenador: NILCEMAR RODRIGUES DA CRUZ
Curso: Nutrição

Resumo
O projeto Enfarmação na Escola foi criado a partir do projeto Enfarmação e foi desenvolvido pela primeira vez em 2007/01 na Escola Estadual Alberto Giovanini no município de Coronel Fabriciano. O trabalho envolve vários temas relacionados à saúde apresentados na forma de palestras, teatros, folders, exposição de produtos e/ou avaliação do estado nutricional. As ações são desenvolvidas pelos alunos cursos de Nutrição, Farmácia e Enfermagem sob orientação dos professores de cada curso.

Professor Coordenador: RICARDO JOSE RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O projeto Esporte Adaptado é um projeto de extensão que privilegia conjuntamente o estágio supervisionado do Curso de Educação Física, atendendo a adolescentes e adultos com seqüelas limitantes no seu desenvolvimento motor com o objetivo de promover a inclusão social através da prática desportiva e também o desenvolvimento das capacidades físicas proporcionando aos mesmos, maior autonomia e independência nas suas atividades do cotidiano, desta forma proporcionando o exercício pleno da cidadania. Na área acadêmica, tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos da área de saúde, em especialmente os de Educação Física um Núcleo de Estágio em Atividades Físicas Adaptadas. Objetiva também, ser um local para a realização de pesquisa. O projeto será desenvolvido através de atividades regulares e orientado de atividades motoras adaptadas. Como resultado espera-se atender as expectativas desse segmento populacional: formar uma equipe com potencial para participar dos torneios oficiais da modalidade basquetebol e atletismo.

Professor Coordenador: MARLEIDE MARQUES DE CASTRO
Curso: Psicologia

Resumo
No período de transições entre a infância e a adolescência, várias mudanças corporais e hormonais ocorrem, propiciando o início pelo interesse sexual. Neste momento, o jovem poderá entrar em conflitos, tendo insegurança, instabilidade e angústia perante todo este processo de transformação. É preciso que ele seja orientado neste momento principalmente pelos pais, e estes devem acolher o filho em todas suas dúvidas, incertezas e inseguranças. É também papel da escola contribuir neste processo de Educação Sexual do estudante, transmitindo a ele informações acerca do assunto e conscientizando-o da responsabilidade da sexualidade. Devido ao grande número de adolescentes no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Timóteo, e na ausência de trabalhos realizados na Educação Sexual dos alunos, faz-se necessário a realização de uma Orientação Sexual para que os alunos sejam informados acerca do tema, promovendo conscientizações, esclarecimentos e reflexões sobre a sexualidade. Os temas serão trabalhados através de oficinas de dinâmicas de grupo, de discussões entre os alunos, de pesquisas e de trabalhos realizados pelos estudantes, expondo-os aos demais participantes do grupo.

Professor Coordenador: KARLEYLA FASSARELLA FIRMINO
Curso: Farmácia

Resumo
As atividades desenvolvidas nas parcerias universidade-comunidade são um mecanismo viável para implementar os programas de promoção à saúde. Um elemento chave para o sucesso dessas parcerias é a ênfase na capacidade de construção e aprendizado do acadêmico. Levando em consideração a relevância das parcerias comunidade-universidade, as ações em saúde e o êxito deste projeto em anos anteriores, o mesmo torna-se de suma importância para todos os atores sociais envolvidos. O projeto tem o objetivo de promover à saúde nas comunidades de Coronel Fabriciano-MG através de tendas temáticas com orientações em áreas específicas. As atividades serão desenvolvidas pelos alunos regularmente matriculados na disciplina Estágio Supervisionado I no 5º período do curso de farmácia através de orientações sobre saúde/doença em tendas montadas em diferentes bairros do município. Espera-se que este projeto aumente de forma contínua o número de pessoas orientadas, permita melhorias na qualidade de vida da população e possibilite uma construção mais ampla do aprendizado pelo aluno.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto busca a promoção da criatividade e da auto-estima no cotidiano escolar, usando a arte como ferramenta estratégia de aprendizagem e empreendedorismo. Destina-se à adolescentes de escolas públicas de Cel . Fabriciano. Serão atendidos 20 educandos, numa etapa inicial. Como atividades tem-se a confecção de cartões artesanais para datas comemorativas, caixas e agendas ornamentais, sabonetes artesanais além de atividades com papéis reciclados. O projeto tem como diferencial o seu caráter auto-sustentável.

Professor Coordenador: CLAUDIA MARCIA COUTINHO DIAS
Curso: História

Resumo
O Centro de Referência Histórico – Cultural do Vale do Aço tem como finalidade, oferecer suporte técnico e informações que facilitem a localização, registro e divulgação à comunidade em geral os acervos históricos da região do Vale do Aço.

Professor Coordenador: ANIZAURA LIDIA RODRIGUES DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
Esse trabalho vem acontecendo por via da extensão, e teve seu início no 1º semestre de 2006. As atividades desse projeto estão centradas nas diretrizes que enfatizam planejamento participativo com todos os alunos envolvidos e com os moradores da comunidade que ele está destinado, coordenadas para garantir um conjunto de intervenções organizadas, interligadas e voltadas para o objetivo principal de atenção à comunidade, capacitação para o trabalho, o rendimento e a economia sustentável. Ele se organizará em várias frentes de trabalho para intervir com a estrutura, com os processos da comunidade envolvida e com as suas relações com a sociedade maior. Essas frentes visarão facilitar a ascensão social dos moradores através do trabalho, de projetos culturais, artísticos, profissionalizantes e econômicos, garantindo a sua continuidade mesmo após o fim do projeto. A sua condução deverá proporcionar vivências, cujas aprendizagens se refletem no modo de ser do aluno-extensionista que passa a assumir o compromisso com o seu processo de formação, incluindo o conhecimento de quem é o homem, objeto de estudo da sua profissão, e do processo de construção de humanização, cujo próprio aluno está inserido. Nesse processo de execução do projeto será evidenciada a necessidade de constantes intercâmbios com a comunidade acadêmica e, em especial, de contínuos ajustes no seu próprio delineamento, o que implica tanto em uma divulgação freqüente a respeito desse material quanto no dispêndio de esforços para novas reformulações que venham a ser requisitadas. Para os graduandos o projeto será uma experiência em cidadania e práticas demográficas, onde todas as decisões significativas sobre o rumo do projeto serão tomadas coletivamente sendo enfatizada a evolução do participante como profissional que integre conhecimento teórico e científico, capacidade técnica e ações sociais, na elaboração de uma práxis. Sua ênfase está na elaboração de conhecimentos possibilitadores de transformação social, na difusão de valores de cidadania e no treinamento de multiplicadores que possam contribuir significativamente para a mudança da sociedade e para a autogestão dos moradores locais.

Professor Coordenador: TASSO COIMBRA GUERRA
Curso: Educação Física

Resumo
O projeto iniciou como núcleo de estágio supervisionado, sendo atualmente conduzido por um profissional formado em educação física e graduado faixa preta, devido a especificidade da modalidade e, também, ao nível atingido pelos alunos, que destacam-se no cenário regional, como uma das principais forças do judô. As aulas são desenvolvidos em espaço adequado, no terceiro piso do prédio localizado no Centro Esportivo, pela manhã e à tarde, totalizando 7 turmas, atendendo atualmente cerca de 200 alunos.

Professor Coordenador: GLORIA DIAS SOARES VITORINO
Curso: Letras

Resumo
“LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS” é um projeto cuja proposta é oferecer um curso voltado para a apropriação do texto escrito, de caráter dissertativo-argumentativo e/ou acadêmico, prioritariamente, a pessoas da comunidade (especialmente alunos de escola pública) que queiram melhorar o desempenho em relação à produção e/ou a alunos recém-ingressantes na Educação Superior que apresentem alguma dificuldade em relação à produção escrita, a tal ponto de comprometer o pleno desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. O projeto conta com alunos-estagiários do curso de Letras sob a orientação de um professor-coordenador. Estagiário, coordenador e professor de apoio reúnem-se, semanalmente, com o intuito de preparar as atividades propostas para cada uma das aulas, bem como para discutir e analisar dificuldades decorrentes do próprio processo de produção escrita. As aulas são oferecidas semanalmente e/ou quinzenalmente, a depender da disponibilidade dos alunos inscritos e dos estagiários. Neste semestre, o projeto está atendendo a 46 (quarenta e seis) alunos, no Campus II, em Timóteo, na segunda e na sexta-feira. Espera-se com este trabalho contribuir para que os alunos envolvidos não somente melhorem a qualidade da escrita, mas também desenvolvam sentimentos de pertencimento e inclusão à esfera social na qual se circunscrevem ou àquela a que desejam ter acesso, como, por exemplo, a acadêmica.

Professor Coordenador: ORCIONE APARECIDA VIEIRA PEREIRA
Curso: Nutrição

Resumo
Este projeto tem por objetivo disseminar a produção científica na área de Nutrição por meio de sua revista eletrônica semestral. Assim, o aluno terá a oportunidade de acompanhar e verificar como é todo o processo de divulgação, captação de artigos, organização e divisão dos mesmos, bem como a sua avaliação e sua posterior publicação. Espera-se com este projeto contribuir para a formação do acadêmico e contribuir para a consolidação do compromisso do curso no incentivo à construção do saber nas diversas áreas da Nutrição, numa proposta interdisciplinar e multidisciplinar.

Professor Coordenador: FLORISBELA PIRES SAMPAIO RAYDAN
Curso: Educação Física

Resumo
O projeto busca desenvolver ações que visam ofertar atividades prazerosa e saudável para valorizar o tempo livre através da realização de atividades físicas, esportivas e recreativas, além de promover a participação de alunos de graduação, oportunizando o intercâmbio teoria-prática e a qualificação profissional. As atividades serão realizadas na forma de campeonatos e outras formas padrões dos programas recreativos. O projeto tem como proposta atender doze comunidades.

Professor Coordenador: NAIR CRISTINA CARLOS DE MEDEIROS
Curso: Letras

Resumo
Projeto de realização e integração de atividades acadêmicas e culturais, visando potencializar o desenvolvimento humano através da realização de reflexões e troca de experiências entre os diferentes saberes que circulam no universo acadêmico e na Sociedade em geral.

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
A Movimentum, Revista Digital de Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), é uma divulgação eletrônica semestral, criada pelo Curso de Educação Física e Diretoria de Ciências da Saúde, aprovada pela Reitoria e de acesso gratuito, destinada a publicações de relatos de pesquisas elaborados por profissionais e alunos do curso de licenciatura/bacharelado e pós-graduação em Educação Física oferecidos pelo Unileste-MG, além de profissionais de outras instituições. Estes podem ser apresentados como artigos originais de pesquisas relevantes para as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por esta instituição e para a profissão do Educador Físico em geral, estando em conformidade com as normas de publicação do periódico. Para que a publicação da revista se mantenha em caráter contínuo, é preciso grande trabalho de um editor e um conselho editorial, ações estas descritas neste projeto.

Professor Coordenador: FATIMA NOGUEIRA GONCALVES DE SOUZA
Curso: Educação Física

Resumo
A dança surgiu há muitos séculos atrás quando os homens primitivos ainda buscavam seus primeiros movimentos na natureza. Nessa época, já expressavam seus sentimentos e emoções através de formas simples e elementares do movimento. Por ser uma arte presente em todos os lugares, consegue atingir diversos tipos de pessoas e classes sociais. E assim, ao longo de sua história, apresentou-se como uma arte contagiante que expressa emoções, desejos, interesses, sonhos ou realidade levando os bailarinos a mostrarem toda sua sensibilidade quando a interpreta. Este projeto é oferecido aos funcionários, docentes e discentes do Unileste MG e comunidade do Vale do Aço. Este projeto propicia aos praticantes momentos de lazer bem como interação com o meio acadêmico. São atendidos neste projeto em torno de cem pessoas. A relevância do projeto deve-se, entre outros fatores: favorecer um intercâmbio entre o grupo de dança do UnilesteMG com os grupos do circuito de dança do Vale do Aço. Promover através da vivência de aulas de dança, a interação do aluno do curso de Educação Física com a comunidade. O projeto é uma extensão com possibilidades de gerar pesquisa, atividades complementares, prática de ensino e unidade de negócio.

Professor Coordenador: MICHELLE CARVALHO MAIA
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
A febre maculosa é uma doença infecciosa aguda, causada por bactérias de gênero Rickettisia e transmitida através da saliva de carrapatos infectados. O presente trabalho tem como objetivo oferecer à população que trabalha ou mantém contato com o animal, informações sobre modo de transmissão, vetores, principais sinais e sintomas, recomendar e orientar medidas de controle e prevenção propondo ações de educação em saúde e orientações para controle vetorial. Os alunos do curso de Ciências Biológicas e Enfermagem serão divididos em grupos e cada grupo executará a atividade proposta numa região estabelecida previamente. Para a transmissão das informações serão utilizados banners, cartazes, fotos, apresentação dos vetores, folder informativo. Devido a gravidade da doença e à carência de informações básicas sobre febre maculosa da maioria da população, observa-se a necessidade de realizar programas de controle para que se promova medidas de prevenção.

Professor Coordenador: REJANE BALMANT LETRO
Curso: Farmácia

Resumo
As oficinas para confecção de indicadores de saúde são um apoio aos serviços de Vigilância Epidemiológica das Secretarias Municipais de Saúde que possibilitarão aos servidores públicos processarem os dados coletados pelos serviços, transformando estes em informação para o planejamento em saúde e a tomada de decisão.

Professor Coordenador: JOAO BATISTA DE OLIVEIRA VILAS BOAS
Curso: Psicologia

Resumo
Sua atuação acontece em diferentes níveis de intervenção de caráter preventivo, coletivo, abarcando distintos processos psicossociais e organizacionais, considerando as características das situações e dos problemas específicos em diversos contextos institucionais. Procura aliar a teoria com a prática em projetos desenvolvidos para entidades e sociedade em geral nas suas áreas de atuação.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais como entidade promotora de iniciativa voltada para inclusão social, propõe, o Projeto EDUCAR EM AÇÃO, que tem como proposta a realização de ações ligadas às áreas pedagógicas, psicopedagógicas, socioculturais com o objetivo de promover o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos participantes, primando pelo resgate da auto-estima e estimulando a participação destes sujeitos nas comunidades em que vivem, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida e do ambiente social. Estas ações atenderão a crianças, adolescentes, jovens e idosos provenientes de classes desfavorecidas e em situação de risco social, residentes nos municípios de Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga e Santana do Paraíso, conforme núcleos dos programas de atuação filantrópica do Unileste-MG.

Professor Coordenador: FRANCISCO ANTONIO FERNANDES REINALDO
Curso: Sistemas de Informação

Resumo
O projeto Infosol visa contribuir no processo de democratização da informação oferecendo alternativa de viabilização para que as instituições que trabalham com jovens carentes possam atuar na formação de informática. A atuação do projeto consiste em : – Dar suporte para elaboração de projetos de laboratórios de informática – Elaborar material pedagógico para os cursos -Preparar instrutores para diferentes cursos.

Professor Coordenador: ISABELLA SANTOS MUNDIM
Curso: Administração

Resumo
A proposta desde o início foi trabalhar o cinema como elemento de integração da comunidade acadêmica entre si e, principalmente, trazer a população do Vale do Aço para dentro do Campus. Para promover tal encontro, nada melhor que o cinema, espaço no qual uma pletora de saberes ressoam, além disso, nada melhor do que o cinema para não nos deixar apenas teorizar, mas sim interiorizar qualquer fala ou leitura/interpretação de alguma coisa. (Excerto adaptado por Isabella Mundim, a partir do texto escrito pelo professor Leonardo Soares, em que este historiciza o nascimento do projeto.)

Professor Coordenador: CLAUDIA MARCIA COUTINHO DIAS
Curso: História

Resumo
Palestras com temas referentes ao projeto institucional ”Caxambu: Nossa História, Nossa Vida” com a finalidade de implementar reflexões entre a teoria e a prática pedagógica das questões históricas.

Professor Coordenador: JUSSARA VIANA MENDONCA
Curso: Fisioterapia

Resumo
Numa visão mais moderna, dividimos o corpo em cadeias musculares que são grandes grupos musculares. Tem pessoas que apresentam encurtamento da cadeia anterior outras apresentam, portanto, um encurtamento da cadeia posterior. No Paciente asmático a cadeia respiratória geralmente se encontra encurtada e tem relação com toda a coluna vertebral. Dizemos que o paciente apresenta um bloqueio inspiratório ou seja, ele usa para respirar mais a parte superior do toráx e apresenta uma diminuição do movimento da caixa torácica inferior com o diafragma tendo sua função invertida. Com o passar dos anos, esta respiração errada, provoca um desequilíbrio de toda a musculatura do toráx levando ao surgimento de deformidades torácicas como: peito de pombo, peito escavado, depressão sub-mamária, tórax em tonel, entre outras. Promove também como consequência alterações da coluna vertebral, escoliose, postura cifótica, ombros caídos, hiperlordose, etc. O Paciente cria o círculo vicioso no qual a respiração errada interfere na postura e a postura alterada interfere na respiração (Bethlem, 1998; Martucci, 1992). Daí a importância de reeducar a respiração e o corpo ao mesmo tempo promovendo assim uma reestruturação Postural Global, através de posturas estáticas de alongamento e relaxamento de todos os músculos do corpo de forma suave e progressiva. E também a utilização de técnicas de manipulação manual para o relaxamento muscular pois o nível de tensão do paciente que tem asma é muito grande e sabemos como é importante o fator psicológico, principalmente no paciente idoso, pois corpo e mente caminham sempre juntos. O trabalho é feito em pessoas idosas, adultos e crianças, tanto no tratamento quanto na prevenção de intercorrências e deformidades. Devido ao acometimento da asma em grande parte da população o que gera custos/gastos ao SUS, este programa tem o intuito de promover uma melhor qualiadade de vida a esses pacientes e reduzir o número de internações hospitalares, além de proporcionar uma excelente vivência profissional aos alunos participantes.

Professor Coordenador: ABDOU SANE
Curso: Letras

Resumo
O Projeto Revendo Questões de Língua Portuguesa visa a sanar dificuldades na produção textual dos alunos da Instituição. O projeto vem sendo realizado desde o primeiro semestre de 2006. Inicialmente foram atendidos alunos do Curso de Letras. Hoje o Projeto estendeu-se à área da Educação. O Projeto consiste em atendimento individualizado a alunos com dificuldades na produção escrita. Esse atendimento é realizado por monitores, que são alunos do Curso de Letras da Instituição. O trabalho de monitoria é orientado pela professora coordenadora do Projeto. Para o segundo semestre de 2008, pretende-se estender o atendimento de monitoria que compreende este Projeto a todos os cursos da Instituição, uma vez que as dificuldades na produção textual são ressaltadas por professores de todos os cursos da Instituição.

Professor Coordenador: MARGARETE VON MUHLEN POLL
Curso: Letras

Resumo
O Projeto Revendo Questões de Língua Portuguesa visa a sanar dificuldades na produção textual dos alunos da Instituição. O projeto vem sendo realizado desde o primeiro semestre de 2006. Inicialmente foram atendidos alunos do Curso de Letras. Hoje o Projeto estendeu-se à área da Educação. O Projeto consiste em atendimento individualizado a alunos com dificuldades na produção escrita. Esse atendimento é realizado por monitores, que são alunos do Curso de Letras da Instituição. O trabalho de monitoria é orientado pela professora coordenadora do Projeto. Para o segundo semestre de 2008, pretende-se estender o atendimento de monitoria que compreende este Projeto a todos os cursos da Instituição, uma vez que as dificuldades na produção textual são ressaltadas por professores de todos os cursos da Instituição.

Revista Enfermagem Integrada – Revista on-line para profissionais enfermeiros.

Professor Coordenador: HELISAMARA MOTA GUEDES
Curso: Enfermagem

Resumo
O curso de enfermagem do Unileste tem como meta a criação de uma Revista Científica, no primeiro semestre de 2008, e é de interesse do corpo docente que está meta seja alcançada. A Revista Enfermagem Integrada do Unileste-Mg consistirá em uma divulgação eletrônica semestral, criada pelo Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso, Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Diretoria de Ciências da Saúde, de acesso gratuito. Terá como objetivo o de publicar artigos científicos da área de Enfermagem, estendendo a área correlatadas, no sentido de promover o avanço do conhecimento nesses campos e para contribuir significativamente aos desafios da pesquisa e da prática em saúde; Divulgar pesquisas pertinentes na área da Enfermagem, de interesse das comunidades educacional, cultural, científica e tecnológica; Estimular o intercâmbio de informação científica entre as diversas sub-áreas da Enfermagem; Estimular a produção científica na Instituição e da região do Vale do Aço – MG. Espera-se que a produção advinda da revista possibilite a formação de um profissional elaborador de conhecimento tanto individual quanto social, que substitua a curiosidade de escutar pela de produzir e utilize a revista como uma forma de divulgar os dados a comunidade e desta forma contribua para mudar a realidade existente.

Professor Coordenador: MATHEUS PHILIPPE TEIXEIRA DE SENA
Curso: Farmácia

Resumo
A Revista Farmácia & Ciência será uma publicação eletrônica, de livre acesso, que divulgará trabalhos científicos originais e revisões bibliográficas relacionadas ás ciências farmacêuticas. Será produzida pelo curso de Farmácia do UnilesteMG e terá publicação semestral.

Professor Coordenador: MARIA MARTA MARQUES DE CASTRO BORGES
Curso: Enfermagem

Resumo
A formação de recursos humanos na área de geriatria e gerontologia se torna necessária considerando o contingente de idosos no país e o projeto tem por objetivos Contribuir, através de trabalho multidisciplinar e integrado, para melhoria das condições de pessoas idosas que procurarem o Ambulatório de Práticas de Saúde e Capacitar acadêmicos de Enfermagem para avaliação multidimensional rápida da Pessoa Idosa e encaminhá-los, para consolidar a abordagem multidisciplinar/profissional conforme sua necessidade. Serão realizadas consultas no ambulatório com os idosos vindos do projeto Ativaidade ou da fisioterapia e nutrição, com utilização da sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Participarão os alunos do 7º período, matriculados na disciplina saúde do idoso, que agendarão três consultas durante o semestre com registro no prontuário e acompanhamento pelos professores com discussão do caso clínico possibilitando a avaliação do aluno.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Esse projeto busca criar um espaço socioeducativo para que os jovens possam refletir sobre suas escolhas profissionais. Busca ainda, promover discussões sobre temas relevantes à formação pessoal e/ ou moral, proporcionando reflexões para uma decisão madura e consciente no que se refere a essa escolha. Tem como público alunos do Ensino Médio das escolas da região do Vale do Aço, bem como jovens que já concluíram esse nível de ensino, mas que estejam estudando. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas de leitura, dinâmicas de grupo, jogos interativos, dentre outras.