2009 – Universidade para a Terceira Idade

Professor Coordenador: GEIZA SAWAZKI
Curso: Fisioterapia

Resumo
A assistência Fisioterapêutica aos Idosos tem como objetivo desenvolver ações junto à comunidade de idosos institucionalizados nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário). Nas instituições asilares e ou instituições de Longa permanência, a Fisioterapia propõe a formação de grupos de idosos voltados para o aspecto preventivo e educativo no que diz respeito ao autocuidado, socialização e integração; e adaptações ambientais e prescrição de acessórios para deambulação visando aumentar a autonomia dos idosos, objetiva também, associado à outras especialidades da área da saúde, a orientação e treinamento de funcionários e cuidadores em relação a práticas diárias que poderão favorecer um melhor desempenho funcinal dos idosos bem como a prevenção de maiores complicações físicas e a possibilidade de aperfeiçoar de funcionalmente o cuidado diário com os institucionalizados, facilitando em conseqüência o trabalho dos funcionários e cuidadores. O UnilesteMG, através dos doscentes e discentes dos Cursos da Saúde, pode contribuir para melhorar a realidade dos idosos institucionalizados; influenciando para uma melhor qualidade de vida além de proporcionar ao aluno uma vivência importante para o futuro profissional. A maioria desses idosos institucionalizados, não possuem atendimento Fisioterapêutico, uma vez que as instituições não possuem tal profissional no quadro de funcionários.

Professor Coordenador: ADRIANA PEREIRA MEDINA STRACIERI
Curso: Nutrição

Resumo
Este projeto tem como objetivo prestar assistência nutricional aos idosos institucionalizados no Lar Paulo de Tarso no município de Ipatinga, MG. Dentre as ações propostas estão a avaliação nutricional, elaboração de plano de cuidados nutricionais, ações de educação alimentar e nutricional e orientações a cuidadores de idosos, manipuladores de alimentos e responsáveis técnicos pelas instituições.

Professor Coordenador: HELOISA THOMAZ RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
As atividades físicas, recreativas e socializadoras desenvolvidas no projeto são ministradas pelos estudantes de Educação Física sob orientação docente, três vezes por semana na Unidade Ipatinga e duas vezes Unidade Coronel Fabriciano. Tais atividades envolvem o desenvolvimento e aprimoramento de aptidões físicas relacionadas à saúde. Para tanto, semestralmente são realizadas avaliações funcionais por meio de testes de aptidão cardiorrespiratória, força, flexibilidade, equilíbrio, desempenho motor e avaliações antropométricas. Para alcançar os objetivos propostos na busca de um envelhecimento saudável que possibilite a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e melhor qualidade de vida, são desenvolvidas durante o semestre aulas de step, alongamento, atividades aeróbias,ginástica localizada, danças e outras atividades com características lúdicas. Além da prática regular de atividades físicas o Projeto promove ações de caráter informativo como palestras, oficinas, acompanhamento ambulatorial, fisioterápico, nutricional psicológico, mini-cursos e também de caráter social como comemorações de datas festivas ( dia das mães, pais, idoso, natal, festa junina, etc).Para tanto conta com a parceria de outros cursos da área da saúde. No Ativaidade são desenvolvidas inúmeras pesquisas pelos diversos cursos de graduação e também de pós-graduação.Assim o projeto estabelece importante função ao possibilitar além da extensão, o estudo e a pesquisa, componentes esses fundamentais

Professor Coordenador: FLORISBELA PIRES SAMPAIO RAYDAN
Curso: Educação Física

Resumo
O projeto “De Bem com a Vida” compreende uma estratégia fundamental para a instrumentalização do exercício da cidadania, da elevação da auto-estima e principalmente da promoção da saúde. Nesse sentido projeto se justifica ao buscar ofertar de forma regular e orientada atividades físicas e recreativas na perspectiva de minimizar os efeitos deletérios de uma do estilo de vida sedentária da população. O projeto tem uma parceria com a ESF (Estratégia da Saúde da Família) da Unidade Básica de Saúde do bairro Vista Alegre/Vale do Sol O projeto tem como meta prover a inserção do futuro profissional da Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, no processo multiprofissional de saúde no contexto da promoção e prevenção.

Professor Coordenador: ANA BEATRIZ BARBOSA PASSOS
Curso: Enfermagem

Resumo
As Instituições de Ensino Superior deverão capacitar os recursos humanos, ainda na graduação, de forma que a população idosa possa ser assistida por profissionais capacitados e sensibilizados com as sua necessidades O projeto visa realizar avaliações biopsicossociais determinando as necessidades do idoso e sua família, implementando o Cuidado de Enfermagem no âmbito da prevenção de doenças e a promoção e reabilitação da saúde, a aquisição de conhecimentos utilizando-se de atividades individuais, a Consulta de Enfermagem, realizadas nos ambulatórios de prática de saúde do UnilesteMG, como atividade complementar da disciplina Saúde do Idoso, do curso de Enfermagem. Os alunos serão acompanhados pelos professores para orientações e discussão do processo. Os idosos atendidos serão encaminhados pelo programa ATIVAIDADE, da Educaçao Física. O projeto pretende também desenvolver a capacidade de avaliação dos problemas colaborativos possibilitando ao aluno uma visão multidisciplinar. Para atingir este objetivo é necessária a participação dos outros cursos (Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia) considerando o aspecto interprofissional da assistência ao idoso.

Professor Coordenador: ANA BEATRIZ BARBOSA PASSOS
Curso: Enfermagem

Resumo
A institucionalização do idoso em consonância com as políticas de assistência prevêem um estímulo para o autocuidado, valorizando-o e melhorando a sua qualidade de vida, ainda que fora do seu ambiente familiar . Os alunos do curso de enfermagem do UnilesteMg identificam, através do projeto de extensão, as necessidades afetadas discutindo e programando os cuidados de enfermagem no âmbito de promoção, prevenção e reabilitação da saúde utilizando-se da estratégia de oficinas, tanto para atendimento dos idosos quanto dos trabalhadores. Os representantes da instituiçao assinam o termo de consentimento e há no período, reuniões com os professores para planejamento, acompanhamento e avaliação da proposta. O objetivo foi envolver o discente com esta população e desenvolver a prática da enfermagem de forma crítica, sistematizada e contínua.