2011 – Unileste Cidadã

Professor Coordenador: LORENA MIRANDA DE SOUZA
Curso: Fisioterapia

Resumo
O projeto “Arte de Cuidar” através da Fisioterapia, propõe a orientação e treinamento de funcionários e cuidadores no que diz respeito as práticas de cuidados diários que poderão favorecer um melhor desempenho funcional dos pacientes, bem como a prevenção de complicações físicas e a possibilidade de aperfeiçoar funcionalmente o cuidado diário com os institucionalizados, tendo como direcionamento ,o trabalho dos próprios funcionários e cuidadores . Objetivo do projeto é realizar a orientação de cuidadores voltados para o aspecto preventivo e educativo no que diz respeito ao autocuidado, socialização e integração. Favorecer através das intervenções teóricas e práticas uma melhor qualidade de vida aos cuidadores. O UnilesteMG, através dos docentes e discentes do Curso de Fisioterapia, engajados neste projeto, podem contribuir para melhorar a realidade de trabalho dos cuidadores, além de proporcionar ao aluno uma vivência importante para o futuro profissional.

Professor Coordenador: JOSE HELENO DETONI
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
Este projeto tem por objetivo capacitar profissionalmente jovens carentes nos segmentos de Soldagem, numa parceria entre Fundação Comunitária Fabricianense (Funcelfa), Eng. Mecânica (UnilesteMG) e Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu (FGPA). As atividades serão realizada no Laboratório de Tecnologia Mecânica do UnilesteMg. A inscrição e seleção dos jovens serão realizadas pela Funcelfa.

Professor Coordenador: JOSE HELENO DETONI
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
Este projeto tem por objetivo capacitar profissionalmente jovens carentes nos segmentos de Torneiro Mecanico e Soldador, numa parceria entre Fundação Comunitária Fabricianense (Funcelfa), Eng. Mecânica (UnilesteMG) e Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu (FGPA). As atividades serão realizada no Laboratório de Tecnologia Mecânica do UnilesteMg. A inscrição e seleção dos jovens serão realizadas pela Funcelfa.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Direito

Resumo
Idealizado e desenvolvido em parceria com diferentes instituições da sociedade civil o projeto Casamento Comunitário oportuniza a casais a legalização da situação de casamento, sem ônus para os participantes, em um evento de casamento comunitário com efeito civil. Além disso, proporciona à família momentos de reflexão acerca da vida conjugal e familiar com abordagem de aspectos emocionais; educacionais, jurídicos; de saúde. O Projeto se efetiva como um programa na medida em que suas ações estão articuladas com os projetos de extensão Empreender Social, Teatro Universitário, Orçamento Familiar, Recre-Ação, dentre outros.

Professor Coordenador: WILLIAM CALDAS TREVIZANI
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
O projeto ”Cinema comentado: Na Estrada” é uma parceria do Unileste com a Cenibra – Celulose Nipo Brasileira e vem sendo desenvolvido há seis anos com grande sucesso de público. Ele consiste na exibição em escolas e praças de vídeos e filmes nas comunidades onde a Cenibra atua (como Sardoá, Bela Vista, Peçanha, Bugre, Sem Peixe, entre outras). Seu objetivo é, através da exibição de filmes seguida de debates, levantar questionamentos e conscientizar a população (trabalhadores e estudantes) destes lugares acerca de temas como meio ambiente, relacionamentos familiares, cidadania, drogas e higiene.

Professor Coordenador: MARLUCE TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O projeto de extensão “Educação no Trânsito Ferramenta para a Vida” desenvolverá ações visando a redução das perdas sociais, econômicas e ambientais decorrentes dos sinistros relacionados com o trânsito urbano e rural. A estratégia de atuação implicará na formação dos atores sociais oportunizando novas condutas, favorecendo a adoção de uma postura pró-ativa em relação à prevenção dos acidentes veiculares. As atividades implicarão na elaboração e aplicação de Oficinas Educativas direcionadas para os mais diversos segmentos da comunidade da Região Metropolitana do Vale do Aço. Os temas abordados são as estatísticas de acidentes, legislação do trânsito, primeiros socorros, responsabilidades dos pedestres, condutores e gestores públicos. As técnicas pedagógicas incorporarão análise de documentários, intervenção cultural, debate circular, estudo fotográfico, dentre outras. A equipe executora é formada por docentes e discentes dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho, Enfermagem e Enfermagem do Trabalho do UNILESTE – MG. A interlocução com a sociedade ocorrerá em escolas, empresas, e demais localidades públicas e particulares. Vale destacar, que os discentes serão envolvidos em todas as etapas do processo, possibilitando o desenvolvimento de competências pessoais, tais como, liderança, sensatez, organização, iniciativa, versatilidade e trabalho em equipe.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto consolida ações de responsabilidade social e voluntariado realizadas através de intervenções em entidades, campanhas sociais e ambientais, projetos de cidadania corporativa. Prevê a participação na organização do Dia V, apresentando à comunidade os diversos projetos de extensão do UnilesteMG, em evento de cultura, arte, lazer, educação e serviços sociais, em parceria com entidades sociais, Ong\\\’s e instituíções públicas e privadas. Inaugura-se uma ação capaz de se estender por um ano inteiro e de transformar muitas vidas.

Professor Coordenador: CLAUDINEI FERNANDES DE MELO
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos experimentos de Química para despertar em estudantes do Ensino Fundamental o interesse por Ciências. Nesse projeto, os graduandos do curso de Engenharia Química produzirão roteiros de experimentos, utilizando substâncias do dia-a-dia, que serão utilizados na execução das atividades em sala de aula. A realização das atividades envolverá uma parceria com os professores de Ciências, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Professor Coordenador: CLAUDINEI FERNANDES DE MELO
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é demonstrar experimentalmente os conceitos ministrados nas aulas de Química a alunos do Ensino Médio, incentivando um maior interesse pela disciplina. Nesse projeto, os graduandos do curso de Engenharia Química produzirão roteiros de experimentos que serão utilizados na execução das atividades em sala de aula. A realização do projeto envolverá uma parceria com os professores de Química na produção de roteiros bem como na realização dos experimentos em sala de aula.

Professor Coordenador: ANIZAURA LIDIA RODRIGUES DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
A elaboração desse projeto nasceu das demandas e necessidades percebidas por meio das práticas realizadas no projeto de extensão intitulado “Intervenção em Comunidade” que indicou a necessidade de colocarmos em prática ações pontuais voltadas exclusivamente para as reflexões sobre o trabalho em si. Paralelamente a esse dado, verificamos o desejo e a necessidade de se estender à região, um projeto desenvolvido por pesquisadores da UFMG, intitulado “Observatório das Condições de Trabalho”, coordenado pela professora Lívia de Oliveira Borges que está mapeando e avaliando as Condições de Trabalho da população economicamente ativa nas cidades de Belo Horizonte e Natal. A proponente também compõe o projeto referido. Nesse sentido, estamos propondo a abertura de um campo de pesquisa e intervenção, sustentado por um programa permanente de pesquisa com o objetivo de coletar dados, identificar, avaliar e intervir estrategicamente sobre o significado e as condições de trabalho das principais ocupações atuantes no mercado da região, a partir da construção de um banco de dados sistematizado, que possa ser disponibilizado para consulta pública, pelos principais órgãos que se preocupam com o desenvolvimento do trabalho, empresas, trabalhadores e pesquisadores. Assim, nos propomos inicialmente a conhecer as condições e os significados do trabalho atribuídos pelos profissionais da construção civil, profissionais de saúde e ensino superior, diretamente afetados pelas condições vigentes.

Professor Coordenador: MARIZA APARECIDA ALVES
Curso: Fisioterapia

Resumo
O Grupo de Diabetes ComViver é um projeto que acontece há cinco anos, semanalmente, conta com a participação de 25 individuos cadastrados . O programa de reabilitação cardiaca envolve atiivdades como caminhada,alongamento, fortalecimento musuclar, circuitos de propriocepção e palestras educativas. Os pacientes são monitorados e acompanhados pelos alunos durante todo o atendimente. As atividades propostas tem o objetivo de melhorar a função cardiovascular, promover um controle glicêmico, prevenir complicações principalmente o pé diabético e promover o convivio social entre os participantes

Professor Coordenador: FERNANDO CESAR LEMOS MORAIS
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis oferece a condição para que seja feita a declaração de imposto de renda pessoa física daqueles contribuintes que não tem acesso a essa tecnologia, no intuito de atender aos anseios da população mais carente. Esse projeto tem também como objetivo propiciar que os alunos tenham contato com a prática e com o público através da realização das declarações de IRPF.

Professor Coordenador: ANIZAURA LIDIA RODRIGUES DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
O projeto se iniciou em 2006, fruto de reflexões que emergiram na disciplina curricular “Psicologia Comunitária”, ofertada aos alunos do 5º período do curso de Psicologia. Consideramos que a universidade tem a responsabilidade de reverter à comunidade a aplicação do saber construído e reafirmar a importância de aproximação entre esses dois campos. Aperfeiçoado para atender a diferentes grupos e comunidades o projeto tem como objetivo central contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de proporcionar ao aluno extensionista a prática em psicologia social comunitária permitindo aprimorar sua atenção à comunidade. Em 2008 fomos indicados a concorrer ao Prêmio Nacional dos 60 Anos em Direitos Humanos e recentemente integrados ao Programa Unileste Cidadã. As atividades estão voltadas para atenção à todos os segmentos comunitários, capacitação para o trabalho, o rendimento e a economia sustentável, com ênfase na elaboração de conhecimentos possibilitadores de transformação social e no treinamento de multiplicadores. Atualmente o projeto é um campo fértil para a realização de pesquisas, desenvolvidas pelos alunos que se encontram em fase de trabalhos de conclusão de curso e bolsistas do PIC, realização dos estágios, além de proporcionar a prática interdisciplinar entre outras disciplinas do curso. A sua condução proporciona vivências que se refletem no modo de ser do extensionista que assumi o compromisso com a sua formação buscando a auto gestão

Professor Coordenador: FABRICIO MOURA DIAS
Curso: Engenharia Civil

Resumo
O projeto tem como proposta buscar aproximação dos estudantes com a prática profissional e com a chamada engenharia social, bem como atender às necessidades da população mais carente. Neste projeto, os alunos \\\”colocam a mão na massa\\\”, realizando projetos de interesse social no entorno do UnilesteMG. Os estudantes realizarão projetos de engenharia que atenderão demandas simples, orçamento de uma obra, ou mais sofisticadas, como sistemas hidráulicos prediais.

Professor Coordenador: FERNANDO CESAR LEMOS MORAIS
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis, através do projeto Orçamento Familiar, oferece à comunidade condições que ajudem a melhorar sua vida financeira e que possibilitem o planejamento financeiro futuro de maneira organizada com vistas à realização de planos, desejos pessoais, familiares e/ou profissionais, através de uma abordagem lúdica destinada principalmente a crianças e adolescentes. Esse projeto tem também como objetivo propiciar que os alunos tenham contato com a prática e com o público através da divulgação da metodologia.

Professor Coordenador: FRANCISCO ANTONIO FERNANDES REINALDO
Curso: Sistemas de Informação

Resumo
O projeto Infosol: – contribui no processo de democratização da informação;; – oferece alternativas de viabilização para que as instituições que trabalham com jovens carentes; _ atua diretamente na formação da informática. A atuação do projeto consiste em : – suportar a elaboração de projetos de laboratórios de informática (hardware/software); – elaborar material pedagógico para os diferentes cursos; – preparar instrutores para os diferentes cursos.