2011 – Cultura, Arte e Lazer

Professor Coordenador: PATRICIA COELHO DE OLIVEIRA
Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Resumo
Blog focado em divulgar informações e notícias sobre a área de Jornalismo, Publicidade, Marketing, Assessoria e relacionadas. Será atualizado com periodicidade de, no mínimo, dois posts diários. O blog estará disponível 24 horas/dia na internet e, como tal, acessível no mundo inteiro. As matérias serão realizadas por meio de pesquisa, entrevistas, redação de textos e outras ferramentas jornalísticas. Tem a finalidade de se tornar um local de encontro e referência sobre comunicação social, facilitando o acesso à informação e promovendo assim a valorização do curso, da profissão, integração dos discentes e fortalecimento do mercado local.

Professor Coordenador: RODRIGO CRISTIANO ALVES
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
O projeto Café Cinematográfico continuará acontecendo no campus do UnilesteMG e agora também em parceria com as Escolas da região do Vale do Aço, o que possibilitará aos nossos estudantes e aos alunos do ensino médio o acesso à cinematografia nacional e local além de de longas e curtas-metragens fora do circuito comercial americano. O que visa a formação sociocultural e política no âmbito Escolar. Dessa maneira, o Cinema será utilizado como recurso didático para inserção dos temas transversais na sala de aula e, além disso, esse Projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola, incentivando a formação crítica e apreciativa.

Professor Coordenador: DANIEL GUSTAVO DA SILVA E SOUZA
Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Resumo
O Projeto Comunicação e Memória para o Centro de Estudos da Cultura Ancestral Brasileira – CECAB consiste na produção de uma revista e informativos educativos a partir dos registros históricos, além de desenvolver uma parceria com a agência de Comunicação Integrada, possibilitando a promoção de outras atividades na área da comunicação, como tratamento e recuperação dos documentos e dos registros fotográficos audiovisuais do acervo CECAB, mantendo a divulgação do portal da ONG, e apoiando a produção de curta-metragem. A revista “Diálogos culturais” CECAB visa a apresentar a pluralidade das manifestações culturais oriundas das matrizes africanas, indignas e populares. A revista será lançada ao final de cada ano. Já o informativo terá como proposta a divulgação dos temas culturais de forma didática e reflexiva nas escolas de ensino médio do Vale do Aço.. A revista e o informativo, bem como todas as atividades da comunicação, constituem-se antes de tudo, numa síntese mais rica da compreensão histórica e cultural da experiência de grupos que historicamente foram alvos de exclusão e preconceito.

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
Da Platéia para o Palco é uma ação extencionista promovida pelo Curso de Educação Física, com participação de docentes, discentes e comunidade e dos alunos dos núcleos de estágio e extensão do curso: Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste-MG e AtivaIdade do Unileste-MG. Este projeto propicia a aplicação prática do que o aluno aprendeu na teoria e busca atender a demandas internas, quando oportuniza campo de estágio e as necessidades externas quando propicia ações que complementam mudanças no estilo de vida em busca da melhoria da qualidade de vida da população envolvida. O projeto não objetiva a perfeição dos movimentos, mas, propicia o desenvolvimento integral das pessoas promovendo ampla e irrestrita inclusão social.

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto FOTOGRAFIA BORDADA é uma continuação do projeto de extensão iniciado no ano de 2009 intitulado “Artesanato de Referência Cultural” e continuado pelo ano de 2010 com o mesmo título atual. Pretende-se neste edital, a partir da fotografia, efetivar o bordado como referência cultural e como forma de extensão universitária, interrelacionando-o com a cultura regional, incentivando sua preservação e a melhoria da qualidade de vida da comunidade carente do Bairro Nova Esperança de Ipatinga. Outros pontos na cidade serão visitados para que as bordadeiras possam assim continuar o trabalho de registro da cidade vivida. Vale ressaltar que este projeto é um atendimento de demanda.

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
Este projeto é continuação do HISTÓRIAS BORDADAS iniciado no ano de 2010 no CRAS do Centro de Coronel Fabriciano. Conforme explicitado no projeto anterior, além das inúmeras utilidades plásticas que o bordado possui, ele hoje pode ser, também, encontrado na literatura, no lugar das ilustrações. Trabalhar o bordado a partir de histórias contadas pelas mães participantes do CRAS a seus filhos é o ponto principal deste projeto. Vale ressaltar que este projeto é um atendimento de demanda da Prefeitura de Coronel Fabriciano.

Professor Coordenador: IULA LAMOUNIER LUCCA
Curso: Educação Física

Resumo
O Projeto Recre-Ação é uma ação social promovida pelo curso de Educação Física do UnilesteMG em parceria com instituições da região do Vale do Aço com proposta interdisciplinar envolvendo acadêmicos do 1º ao 8º período. Este projeto realiza cinco programas recreativos semestrais, ofertando à população carente atividades saudáveis e prazerosas dos diversos conteúdos do lazer, valorizando a cultura regional através da prática de jogos, brincadeiras e modalidades esportivas. Desta forma estimula a melhoria da qualidade de vida e a valorização do tempo livre, além de propiciar a aplicação prática de conteúdos disseminados em sala de aula, contribuindo para a qualificação profissional do aluno.

Professor Coordenador: GILSON MAGNO DE SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto Teatro Universitário visa contribuir para a solidificação de um movimento cultural na Instituição UnilesteMG e possibiltar a difusão da arte de interpretação contribuindo para a formação de multiplicadores cênicos. Serão desenvolvidas com os alunos atividades teatrais a partir de Jogos de Improvisação, Expressão Corporal, Técnica Vocal a partir de várias temáticas sejam elas sociais, culturais, políticas e existenciais utilizando os espaços como o Teatro João Paulo II e a sala de artes. Esses multiplicadores cênicos apresentarão esquetes educativas nas Instituições públicas, escolas, creches, praças, culminando com uma montagem de um espetáculo aberto à comunidade local.

Professor Coordenador: IULA LAMOUNIER LUCCA
Curso: Educação Física

Resumo
O Unilestegym é um festival de ginástica e dança que envolve professores e alunos de 3 disciplinas do Curso de Educação Física do Unileste-MG. Os alunos desenvolvem coreografias como tarefa avaliativa das disciplinas, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos em sala em uma atividade prática que culmina com um espetáculo de grande energia e beleza realizado semestralmente no Teatro João Paulo II com a presença constante de um grande público ao longo dos anos. Desta forma o projeto contribui para a formação acadêmica e profissional dos alunos de Educação Física, enquanto cumpre importante papel social e cultural ao promover momentos de lazer que valorizam as manisfestações artísticas.