2011 – Atenção a Criança e Adolescentes

Professor Coordenador: ADRIANA APARECIDA SOUZA AGUIAR
Curso: Letras

Resumo
O projeto tem como principal objetivo proporcionar aos alunos de escolas públicas a aprendizagem de uma língua estrangeira. O processo de ensino e aprendizagem é mediado por contos de fadas que são utilizados como pano de fundo para a elaboração das atividades. A partir dos personagens, cenários e desenvolvimento das histórias, uma série de situações reais de comunicação são propostas com o objetivo de desenvolver as habilidades de leitura, escrita, fala e compreensão oral.

Professor Coordenador: GLORIA DIAS SOARES VITORINO
Curso: Letras

Resumo
O projeto “AGÊNCIA DE LETRAMENTO” tem como público-alvo crianças, jovens e adolescentes, alunos de escolas públicas e/ou crianças e adolescentes assistidos por ONGs e outras instituições beneficentes da região do Vale do Aço. A proposta principal do projeto é formar o aluno para a participação plena nas práticas sociais de leitura, favorecendo-lhe o acesso a textos básicos da vida cotidiana, bem como à diversidade de gêneros textuais que circulam nas esferas jornalística e publicitária, prioritariamente. O projeto volta-se, então, para a formação de jovens leitores, partindo do pressuposto de que é possível ensinar a leitura como prática social, e não como atividade de análise do código escrito. Essa leitura denominada funcional, embora, na prática, seja necessária à sobrevivência, numa cultura grafocêntrica como a nossa, não tem se constituído como uma ação valorizada pela sociedade, do ponto de vista intelectual, já que se presta apenas a exigências da própria organização socioeconômica. Um ponto central neste projeto é, pois, conhecer o contexto sociocultural dos alunos assistidos, bem como os modos de produção, consumo e circulação dos textos valorizados na própria comunidade de origem.

Professor Coordenador: NILMA MARIA VARGAS LESSA
Curso: Nutrição

Resumo
Trata-se de um trabalho divulgativo e educativo, buscando informar ao público-alvo sobre as vantagens do aleitamento materno. As ações contemplam divulgação e estímulo para aumentar a prevalência d aleitamento materno em nossa região.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter interdisciplinar. Busca ainda resgatar a história dos brinquedos e brincadeiras infantis como forma de valorizar e promover a diversidade sociocultural, além de promover a formação continuada de professores e proporcionar práticas educativas para que as crianças possam desenvolver atividades lúdicas, de aprendizagem e de sociabilidade. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras, dentre outras. A partir de 2009, o projeto passa a ser desenvolvido também em hospitais e unidades de saúde buscando resgatar auto estima e competências acadêmicas de crianças e jovens em condições de internação hospitalar.

Professor Coordenador: MARIA DO ROSARIO DE FATIMA RODRIGUES
Curso: Psicologia

Resumo
O objetivo deste trabalho é propor uma intervenção, envolvendo os educadores de creche no reconhecimento das competências de bebês, a fim de promovê-las e prevenir eventuais transtornos no desenvolvimento infantil. Os encontros com os educadores partirão do pressuposto de que as trocas afetivas com os bebês, por meio dos sistemas de estimulação e trocas face-a-face, são fatores fundamentais para a promoção de todas as áreas do desenvolvimento infantil. Desde muito cedo é significativa a motivação que o bebê apresenta para o compartilhamento de experiências; o que parece estar baseado na responsividade mútua necessária para criar significados comuns. Será participante deste projeto um grupo de educadores. Os encontros serão realizados entre fevereiro de 2011 a novembro de 2011. Os encontros acontecerão uma vez por semana. Em se tratando especificamente dos encontros com os educadores de creche, serão privilegiados aspectos psicológicos da interação com os bebês e o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Quanto a sua aplicação, acredita-se que o projeto propiciará, em linguagem simples e lúdica, informações importantes para reflexão dos educadores, de tal maneira que este venha a servir como suporte na reflexão da interação cotidiana com os bebês. Configura-se também como um meio de formação complementar para os estudantes de psicologia que se envolverem com o trabalho.

Professor Coordenador: MARLEIDE MARQUES DE CASTRO
Curso: Psicologia

Resumo
Trata-se de um projeto de orientação afetivo-sexual, realizado através do curso de psicologia do Unileste, junto a adolescentes estudantes das últimas séries do ensino fundamental de escolas públicas do Vale do Aço. O trabalho tem o objetivo de propiciar aos adolescentes informações, conscientização, esclarecimento e reflexões acerca da sexualidade e afetividade. A metodologia baseia-se nas oficinas de dinâmica de grupo, onde são realizados encontros semanais de uma hora e meia de duração, somando um total de oito encontros com cada grupo. Cada grupo é formado por uma média de quinze alunos e coordenado por uma dupla de alunos extensionistas. O planejamento de cada encontro é executado de forma flexível, ou seja, os facilitadores se preparam para a ação a partir de um planejamento global prévio onde antecipa temas e estratégias, entretanto, ficam atentos e respeitam os temas levantados pelo grupo no desenrolar de cada encontro.

Professor Coordenador: EDNA DA PENHA MARTINS OLIVEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto visa fortalecer as práticas de cuidado e educação nas instituições de Educação Infantil, por meio da formação continuada de professoras e coordenadores que atuam em creches nas cidades de Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo. Essa proposta se consolida a a partir da realização de oficinas e mini-cursos para as professoras e gestoras das creches de Santana do Paraíso e Coronel Fabriciano, em Timóteo por meio do acompanhamento do processo de elaboração de proposta pedagógica para crianças de 0 a 3 anos para implantação de uma creche.Para tal conta a participação de dois docentes do curso de Pedagogia e um do curso de Psicologia e discentes desses cursos e matriculados em disciplinas afins, que são responsáveis pela execução da proposta.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto “Informática na Educação Especial” coordenada pelas professora Ms.Maria Aparecida de Faria Gomes e Ms.Stela Maris Bretas Souza em parceria com a colaboradora profa. Dra. Maria do Rosário de Fátima Rodrigues tem como objetivo geral implementar estratégias de comunicação, interação, leitura, releitura, escrita e reescrita com uso de recursos hipermidiáticos, para um grupo de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais das APAEs de Ipatinga MG, Coronel Fabriciano e Timóteo e um grupo de professores e graduandos que atuam (ou tem interesse) na educação especial. Para alcançar o que se propõe no projeto, as ações junto às escolas se organizarão em torno da estrutura de uma sequência didática, bem como do uso de software utilizados na educação especial. Os participantes exercitarão as habilidades de comunicação, interação, leitura, releitura, escrita e reescrita na/em rede, resultando na produção de desenhos e textos de releitura de textos clássicos da literatura infantil, em parceria com professores e alunos extensionistas. As produções das crianças e adolescentes envolvidos no projeto, realizadas antes e após a aplicação dos módulos/oficinas da sequência didática serão analisados à luz dos referenciais teóricos que tratam da aprendizagem, da escrita, do desenvolvimento humano, educação especial, tecnologias na educação.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto de extensão “Informática na Educação Infantil” tem como objetivo geral capacitar educadores para o uso da informática na educação infantil. Serão oferecidos mini-cursos e oficinas para utilizar os softwares para produção de textos, de hipertextos e de desenhos; pesquisa em/na rede de objetos de aprendizagens, de sites infantis, bem como o planejamento/elaboração/implementação e avaliação de estratégias pedagógicas para utilização da informática na educação infantil.

Professor Coordenador: EDNA DA PENHA MARTINS OLIVEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Laboratório de Experiências de Aprendizagem – LEA é um espaço que desenvolve atividades formadoras e integradas. E ainda, é um espaço de experiências de aprendizagem e ludicidade, de discussão, de intervenção pedagógica e de pesquisa acadêmica, no sentido de compreender como a criança aprende, a sua relação com o lúdico, articulando metodologias de trabalho que possam contribuir tanto para o desenvolvimento da criança como o crescimento do profissional que atua na área da educação. Tem por objetivo ser um espaço para desenvolver experiências de ensino e aprendizagem e de gestão, favorecendo a articulação entre teoria e prática.

Professor Coordenador: GLORIA DIAS SOARES VITORINO
Curso: Letras

Resumo
O projeto “LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS” tem principal como público-alvo crianças, jovens e adolescentes, alunos de escolas públicas e/ou crianças e adolescentes assistidos por ONGs e outras instituições beneficentes da região do Vale do Aço. A proposta principal do projeto é promover ações didático-pedagógicas que resultem em sensível melhoria na qualidade da produção escrita, de tal forma a levar os participantes do projeto a se sentirem mais bem integrados às atividades cotidianas da vida escolar, as quais demandem domínio de língua escrita. Aos alunos assistidos serão oferecidas OFICINAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO, sob orientação de um aluno-monitor, dos cursos de Letras e/ou Pedagogia, com o propósito principal de atingir um domínio desejável de produção escrita, em especial, em relação a textos do cotidiano das práticas sociais. Para a realização das oficinas, é necessária a constituição de pequenas turmas, cerca de 15 alunos, de modo a atender melhor aos alunos interessados em uma prática efetiva de produção escrita. O que se visa efetivamente é possibilitar aos estudantes a realização de um trabalho de relação mais produtiva com a escrita, que os levem a uma participação mais competente no jogo de atuação sociocomunicativa nas esferas sociais, favorecendo a inclusão social.