2012 – Unileste Cidadã

Professor Coordenador: RICARDO JOSE RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O projeto Academia de Musculação do UnilesteMG, privilegia o atendimento à comunidade interna da IES, aos funcionários e seus dependentes bem como também aos alunos dos diversos cursos conjuntamente com o estágio supervisionado do Curso de Educação Física. Tem por objetivo principal proporcionar especificamente aos alunos da graduação em Educação Física e aos demais cursos da área da saúde a oportunidade de vivenciar na prática as ações que serão desenvolvidas no seu campo de trabalho. Com ações voltadas para o atendimento das comunidades internas e externa busca também oferecer uma prática de atividade física orientada pautada sobre os mais modernos conhecimentos científicos de treinamento. Atualmente a Academia de Musculação conta com um prof. Coordenador, estagiários do curso de Bacharelado em Educação Física e aproximadamente 158 alunos entre comunidade interna e externa. Espera-se que para o próximo semestre haja um aumento significativo do número de atendimentos.

Professor Coordenador: MAIONE SILVA LOUZADA
Curso: Enfermagem

Resumo
Trata-se da apresentação do projeto “Atendimento e Promoção da Saúde ao Portador de Ferida Crônica”, cuja característica é assistencial e tem a proposta de efetuar o atendimento e acompanhamento dos portadores de ferida crônica e promoção da saude daqueles pacientes com risco para lesão cutânea, visando a cura e reabilitação dos mesmos. Proporcionar atividades interdisciplinares de ensino para alunos de graduação da área de saúde e produzir pesquisas visando a implementação de inovações na prática.

Professor Coordenador: SOLANGE DE ANDRADE AVELAR
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O projeto de extensão “Educação no Trânsito Ferramenta para a Vida” pretende desenvolver ações direcionadas para a redução das perdas sociais, econômicas e ambientais decorrentes dos sinistros relacionados com o trânsito urbano e rural. A linha de atuação implicará na formação dos atores sociais oportunizando novas condutas, favorecendo a adoção de uma postura pró-ativa em relação à prevenção dos acidentes veiculares. As atividades implicarão na elaboração e aplicação de Oficinas Educativas direcionadas para os mais diversos segmentos da comunidade da Região Metropolitana do Vale do Aço. Os temas abordados deverão incorporar estatísticas de acidentes, legislação do trânsito, primeiros socorros, responsabilidades dos pedestres, condutores e gestores públicos. Dentre as técnicas pedagógicas que serão utilizadas, podem ser citadas a análise de documentários, intervenção cultural, debate circular, estudo fotográfico, dentre outras. A equipe executora é formada por docentes e discentes dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho, Enfermagem e Enfermagem doTrabalho do UNILESTE – MG. A interlocução com a sociedade ocorrerá em escolas, empresas, e demais localidades públicas e particulares. Os discentes serão envolvidos em todas as etapas do processo, possibilitando o desenvolvimento de competências pessoais, tais como, liderança, sensatez, organização, iniciativa, versatilidade e trabalho em equipe.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto consolida ações de responsabilidade social e voluntariado realizadas através de intervenções em entidades, campanhas sociais e ambientais,projetos de cidadania corporativa. Prevê a participação na organização do Dia V, apresentando à comunidade os diversos projetos de extensão do UnilesteMG, em evento de cultura, arte, lazer, educação e serviços sociais, em parceria com entidades sociais, Ong’s e instituíções públicas e privadas. Inaugura-se uma ação capaz de se estender por um ano inteiro e de transformar muitas vidas.

Professor Coordenador: ALINE FERREIRA TAVEIRA
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos experimentos de Química para despertar em estudantes do Ensino Fundamental o interesse por Ciências. Nesse projeto, os graduandos do curso de Engenharia Química produzirão roteiros de experimentos, utilizando substâncias do dia-a-dia, que serão utilizados na execução das atividades em sala de aula. A realização das atividades envolverá uma parceria com os professores de Ciências, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Professor Coordenador: ANIZAURA LIDIA RODRIGUES DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
A elaboração desse projeto nasceu das demandas e necessidades percebidas por meio das práticas realizadas no projeto de extensão intitulado “Intervenção em Comunidade” que indicou a necessidade de colocarmos em prática ações pontuais voltadas exclusivamente para as reflexões sobre o trabalho em si. Paralelamente a esse dado, verificamos o desejo e a necessidade de se estender à região, um projeto desenvolvido por pesquisadores da UFMG, intitulado “Observatório das Condições de Trabalho”, coordenado pela professora Lívia de Oliveira Borges que está mapeando e avaliando as Condições de Trabalho da população economicamente ativa nas cidades de Belo Horizonte e Natal. A proponente também compõe o projeto referido. Nesse sentido, estamos propondo a abertura de um campo de pesquisa e intervenção, sustentado por um programa permanente de pesquisa com o objetivo de coletar dados, identificar, avaliar e intervir estrategicamente sobre o significado e as condições de trabalho das principais ocupações atuantes no mercado da região, a partir da construção de um banco de dados sistematizado, que possa ser disponibilizado para consulta pública, pelos principais órgãos que se preocupam com o desenvolvimento do trabalho, empresas, trabalhadores e pesquisadores. Assim, nos propomos inicialmente a conhecer as condições e os significados do trabalho atribuídos pelos profissionais da construção civil, profissionais de saúde e ensino superior, diretamente afetados pelas condições vigentes.

Professor Coordenador: FERNANDO CESAR LEMOS MORAIS
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis oferece a condição para que seja feita a declaração de imposto de renda pessoa física daqueles contribuintes que não tem acesso a essa tecnologia, no intuito de atender aos anseios da população mais carente. Esse projeto tem também como objetivo propiciar que os alunos tenham contato com a prática e com o público através da realização das declarações de IRPF.

Professor Coordenador: ANIZAURA LIDIA RODRIGUES DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
O projeto se iniciou em 2006, fruto de reflexões que emergiram na disciplina curricular “Psicologia Comunitária”, ofertada aos alunos do 5º período do curso de Psicologia. Consideramos que a universidade tem a responsabilidade de reverter à comunidade a aplicação do saber construído e reafirmar a importância de aproximação entre esses dois campos. Aperfeiçoado para atender a diferentes grupos e comunidades o projeto tem como objetivo central contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de proporcionar ao aluno extensionista a prática em psicologia social comunitária permitindo aprimorar sua atenção à comunidade. Em 2008 fomos indicados a concorrer ao Prêmio Nacional dos 60 Anos em Direitos Humanos e recentemente integrados ao Programa Unileste Cidadã. As atividades estão voltadas para atenção à todos os segmentos comunitários, capacitação para o trabalho, o rendimento e a economia sustentável, com ênfase na elaboração de conhecimentos possibilitadores de transformação social e no treinamento de multiplicadores. Atualmente o projeto é um campo fértil para a realização de pesquisas, desenvolvidas pelos alunos que se encontram em fase de trabalhos de conclusão de curso e bolsistas do PIC, realização dos estágios, além de proporcionar a prática interdisciplinar entre outras disciplinas do curso. A sua condução proporciona vivências que se refletem no modo de ser do extensionista que assumi o compromisso com a sua formação buscando a auto gestão

Professor Coordenador: ALINE CRISTIANE LEMOS FERREIRA
Curso: Psicologia

Resumo
O Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho – LABPOT pretende a prestação de serviços de consultoria na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com objetivo de oferecer ao micro e pequeno empresário serviços de qualidade com preços acessíveis, com o intuito de otimizar as relações de trabalho, prezando a importância do capital intelectual, bem como seu valor agregado para a instituição, tornando mais acessíveis os serviços de psicologia neste contexto e possibilitando ao graduando de Psicologia o aprimoramento de seu espírito empreendedor, aliando os ensinamentos teóricos e o exercício da prática supervisionada

Professor Coordenador: FABRICIO MOURA DIAS
Curso: Engenharia Civil

Resumo
O projeto tem como proposta buscar aproximação dos estudantes com a prática profissional e com a chamada engenharia social, bem como atender às necessidades da população mais carente. Neste projeto, os alunos “colocam a mão na massa”, realizando projetos de interesse social no entorno do Unileste. Os estudantes com respaldo dos professores orientadores darão suporte técnico, para os diversos projetos, que corrobore para solucionar as questões relacionadas com a adequação de espaços topograficamente Inconsistentes; buscarão alternativas compatíveis para solucionar os problemas de habitação sem que se perca o sentido do “bem morar”; e operacionalizarão iniciativas de mobiliação em mutirão. O projeto buscará envolver o corpo discente do Curso de Engenharia Civil com a prática profissional assistencial.

Professor Coordenador: CLAUDIA DINIZ PINTO COELHO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O Programa “Intervenção Urbana Multidisciplinar” é desenvolvido em parceria com a Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu. Tem como objetivo desenvolver ações sócio-educativas, visando a melhoria das condições de vida da população residente nos bairros Morada do Vale e Aparecida do Norte. Nesse sentido serão realizadas ações de minicursos, palestras, reuniões com a comunidade, gincana educativa, de forma interdisciplinar, por meio da articulação de diferentes projetos de extensão, com o envolvimento dos cursos de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, Arquitetura, Pedagogia, Enfermagem, Administração, dentre outros.

Professor Coordenador: FRANCISCO ANTONIO FERNANDES REINALDO
Curso: Sistemas de Informação

Resumo
O projeto Infosol: – contribui no processo de democratização da informação; – oferece alternativas de profissionalização e inserção no mercado de trabalho com jovens em comunidades carentes; _ atua diretamente na formação do indivíduo com o instrumento informático. A atuação do projeto consiste em : – suportar a elaboração de projetos de laboratórios de informática (hardware/software); – elaborar material pedagógico para os diferentes cursos; – preparar instrutores/profissionais informáticos.

Professor Coordenador: WILLIAM CALDAS TREVIZANI
Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Resumo
O projeto de reativação da Rádio Laboratório destina-se colocar em funcionamento no campus 1 a Rádio Universitária como espaço para exercício da prática de Jornalismo e Publicidade, bem como ser um espaço de divulgação das ações dos demais cursos do UnilesteMG. Seu objetivo é produzir e manter programação variada como prática profissional e educativa do curso de Comunicação e de estudantes do UnilesteMG, numa prestação de serviço à comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) e público vizinho ao campus 1, através da realização de programas radiofônicos diversos. A programação deve ser colocada na internet, alcançando um público que pode extrapolar os limites do município e do país.