2013 – Cultura, Arte e Lazer

Professor Coordenador: RODRIGO CRISTIANO ALVES
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
O projeto Café Cinematográfico continuará acontecendo no campus do UnilesteMG e agora também em parceria com as Escolas da região do Vale do Aço,e também pretendemos fazer exibições em creches e para a população carcerária, o que possibilitará aos nossos estudantes e aos alunos do ensino médio o acesso à cinematografia nacional e local além de de longas e curtas-metragens fora do circuito comercial americano. O que visa a formação sociocultural e política no âmbito Escolar. Dessa maneira, o Cinema será utilizado como recurso didático para inserção dos temas transversais na sala de aula e, além disso, esse Projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola, incentivando a formação crítica e apreciativa

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO

Resumo
O projeto “Capacitação e desenvolvimento de produtos artesanais e de design” consiste em um trabalho compartilhado entre equipe técnica, artesãos e designers do Vale do Aço a partir de exercícios de mapeamento e reflexão do que aqui é produzido artesanalmente ou em grande escala. Inicialmente propõe-se trabalhar na comunidade de Antônio Dias no que se refere ao tradicional desenvolvimento de chapeis existente nesta comunidade. A proposta é de avaliar o que é feito, quem faz e como é feito para propor futuras intervenções no processo de fabricação de produtos artesanais e de design.

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
Da Platéia para o Palco é um festival de ginástica e dança, resultado de ação extencionista promovida pelo Curso de Educação Física, com participação de docentes, discentes e comunidade e dos alunos dos núcleos de estágio e extensão do curso: Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste-MG e AtivaIdade do Unileste-MG. Este projeto propicia a aplicação prática do que o estudante de Educação Física aprendeu na teoria e busca atender a demandas internas, quando oportuniza campo de estágio e as necessidades externas quando propicia ações que complementam mudanças no estilo de vida em busca da melhoria da qualidade de vida da população envolvida. O festival não objetiva a perfeição dos movimentos por parte de seus participantes, mas, propicia o desenvolvimento integral das pessoas promovendo ampla e irrestrita inclusão social.

Professor Coordenador: AMANDA BERALDO MACHADO

Resumo
O projeto “Fundamentação de interfaces da arquitetura e outras artes” consiste em um trabalho compartilhado entre equipe técnica e artistas de diversas áreas do Vale do Aço a partir da reflexão da produção cultural local e sua interface com questões trabalhadas a partir da disciplina de Estúdio 1 do curso de Arquitetura e Urbanismo. Esta disciplina sensibiliza os alunos ingressantes no curso quanto ao universo da arte contemporânea, explorando o potencial de intervenção da arquitetura e do urbanismo e sua interface neste campo. Como projeto de extensão, pretende-se ampliar o conhecimento acadêmico para a comunidade artística regional através da discussão pública de questões históricas e atuais sobre arte, de maneira a fundamentar o fazer atual dos artistas e grupos culturais do Vale do Aço, e ainda elaborar um modo de fazer com que toda essa discussão possa atingir também a população do Vale do Aço que possui uma carência de produtos culturais e ao mesmo incentiva-los a se expressar de forma artística ao coloca-los envolvidos em todo processo.

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO

Resumo
O projeto “Fundamentação em Artesanato e Design” consiste na realização de um trabalho com a comunidade artesã e designers do Vale do Aço de maneira a fundamentar seu fazer atual. Pretende-se discutir questões sobre o artesanato e o design a partir da pesquisa sobre a origem de cada termo, a história e produtos importantes localmente e globalmente.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA

Resumo
O projeto busca a promoção da criatividade e da auto-estima no cotidiano escolar e profissional, usando a arte como prática de sustentabilidade e geração de renda. Como atividades realiza-se oficinas e mini cursos tais como: Cartões artesanais, caixas decorativas, agendas de papéis reciclados, reciclagem de caixas de sapatos e de leite. O projeto tem como diferencial o seu caráter auto-sustentável.

Professor Coordenador: EDNA IMACULADA INÁCIO DE OLIVEIRA

Resumo
O presente trabalho objetiva desenvolver estudos e práticas sobre a educação étnico racial por meio da construção de propostas de trabalho e ações visando otimizar os espaços de discussão dessa temática no âmbito do Unileste.

Professor Coordenador: GILSON MAGNO DE SOUZA

Resumo
O projeto Teatro Universitário visa contribuir para a solidificação de um movimento cultural na Instituição UnilesteMG e possibiltar a difusão da arte de interpretação contribuindo para a formação de multiplicadores cênicos. Serão desenvolvidas com os alunos atividades teatrais a partir de Jogos de Improvisação, Expressão Corporal, Técnica Vocal a partir de várias temáticas sejam elas sociais, culturais, políticas e existenciais utilizando os espaços como o Teatro João Paulo II e a sala de artes. Esses multiplicadores cênicos apresentarão esquetes educativas nas Instituições públicas, escolas, creches, praças,culminando com uma montagem de um espetáculo aberto à comunidade local. Serão ofertadas oficinas de Iniciação Teatral para Jovens da comunidade.