2015 – Unileste Cidadã

Professor Coordenador: RICARDO JOSE RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
Introdução: A prática de exercícios físicos libera substâncias estimulantes e que transmitem a sensação de prazer ao individuo que o pratica, tornando o exercício um grande contribuinte para o aumento da produtividade, do rendimento e do bem estar. A musculação é um método efetivo para o desenvolvimento músculo-esquelético, sua prescrição é voltada para o desenvolvimento da aptidão física, favorecimento da saúde, prevenção e reabilitação de lesões ortopédicas. A importância do treinamento de força deve-se ao fato de que este é um componente integral na compreensão de um programa de saúde, promovido pela maioria das organizações de saúde. Objetivos: Oferecer atividade física orientada à comunidade externa e interna da IES, pautada em modernos conhecimentos científicos de treinamento visando proporcionar aos participantes um programa de exercícios físicos orientado, buscando reduzir a fadiga muscular, favorecendo a adoção de posturas menos viciosas no ambiente de trabalho, prevenindo distúrbios músculo esqueléticos, promovendo o bem estar individual e a integração dos nossos colaboradores; Metodologia: Para correta prescrição e aplicação do treinamento realizar-se-á inicialmente uma Anamnese médico desportiva com objetivo de verificar possíveis limitações e impedimentos para a prática de musculação. Após, realizar-se-á uma Avaliação Morfofuncional com objetivo de levantar as reais necessidades do cliente identificando eventuais distrofias musculares. A prescrição do treinamento

Professor Coordenador: MANUEL CAMELA RAFAEL
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O projeto compreende o ensino da teoria e prática sobre a eletricidade e instalações elétricas residenciais e comerciais, uso do computador para a elaboração de projetos através do software autocad e estudo, em nível básico, da Norma Regulamentadora – NR10 – Segurança em trabalhos com a eletricidade. O objetivo principal é capacitar os participantes para a empregabilidade na área elétrica, muito em particular, no que envolve a leitura/interpretação de projetos, a elaboração de projetos elétricos residenciais e comerciais e a realização de trabalhos de execulção e manutenção de instalações elétricas residenciais e comerciais. O processo ensino-aprendizagem envolve aulas teóricas, aulas de práticas laboratoriais, aulas práticas com software autocad de elaboração de projetos elétricos e visitas técnicas de campo a obras de instalações elétricas residenciais e comerciais.

Professor Coordenador: SERGIO PEDRO DUARTE
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
Trata-se de um projeto de identidade visual.

Professor Coordenador: DAHYANA SIMAN CARVALHO DA COSTA
Curso: Direito

Resumo
O projeto Consumidor Consciente é uma ação extensionista, promovida pelo Curso de Direito, com participação dos discentes, sob orientação de professor do Curso. Será realizado em diversos locais e entidades da sociedade civil organizada para os cidadãos consumidores. As principais finalidades do projeto são, a aplicação prática do conteúdo teórico adquirido pelos discentes na sala de aula e em grupos de estudos e a promoção do conhecimento das leis sobre os direitos e deveres dos consumidores, previstos na legislação em vigor. Os temas abordados propiciarão mudança sócio-cultural do público alvo por meio do conhecimento de seus direitos e deveres, nos termos da lei e esclarecimentos quanto à sua aplicabilidade no âmbito individual e também coletivo.

Professor Coordenador: KENIA DE SOUZA BARBOSA
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto \”Educação Urbana\” – Plantando sementes para uma “cidade de todos” visa à formação integral de estudantes e educadores de escolas públicas da RMVA. Propõe estimular a cidadania a partir da percepção do meio onde vive e do reconhecimento dos elementos da arquitetura e do urbanismo, preparando-a para o exercício de convivência no espaço urbano e assim contribuir para reativar os papéis dos cidadãos na co-responsabilidade com as cidades. Será realizado, para tanto, o planejamento, a produção, a execução de atividades, tais como oficina, documentário, circuitos guiados, jogos e análise dos resultados das atividades desenvolvidas no ambiente interno do Unileste e em escolas públicas da RMVA. A comunidade acadêmica do Unileste se fará presente através da participação de docentes dos cursos de arquitetura, pedagogia e psicologia -, que vão orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos discentes, para desenvolver habilidades práticas de aplicação da teoria aprendida como forma de crescimento profissional.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto consolida ações de responsabilidade social e voluntariado realizadas através de intervenções em entidades, campanhas sociais e ambientais,projetos de cidadania corporativa. O projeto realiza interface com diversos projetos de extensão do Unileste desenvolvendo ações de cidadania através da promoção de evento de cultura, arte, lazer, educação e serviços sociais, em parceria com entidades sociais, Ong’s e instituíções públicas e privadas. Prevê a participação na organização do Dia V,integrando ações da ABMES, apresentando à comunidade os diversos serviços da diferentes áreas de saber, envolvendo alunos de diversos cursos, inaugura-se uma ação capaz de se estender por um ano inteiro e de transformar muitas vidas.

Professor Coordenador: KENIA DE SOUZA BARBOSA
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto de extensão “Habitar” visa realizar atividades socioeducativas com as famílias que serão reassentadas do projeto Parque Linear e do projeto Morada do Vale Urbanização, em Coronel Fabriciano. As atividades abordarão aspectos da arquitetura e urbanismo, em especial, urbanização brasileira, percepção de paisagem e pertencimento. Nesse sentido, o projeto contribui para promover a autonomia e o protagonismo social dessas famílias. Essas atividades serão realizadas em parceira com a Prefeitura de Coronel Fabriciano e NMC Projetos e Consultoria Ltda, empresa contratada pelo município para desenvolver o trabalho técnico-social dos projetos.

Professor Coordenador: ANIZAURA LIDIA RODRIGUES DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
O projeto se iniciou em 2006, fruto de reflexões que emergiram na disciplina curricular “Psicologia Comunitária”, ofertada aos alunos do 5º período do curso de Psicologia. Consideramos que a universidade tem a responsabilidade de reverter à comunidade a aplicação do saber construído e reafirmar a importância de aproximação entre esses dois campos. Aperfeiçoado para atender a diferentes grupos e comunidades o projeto tem como objetivo central contribuir para melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de proporcionar ao aluno extensionista a prática em psicologia social comunitária e organizacional, permitindo aprimorar sua atenção à comunidade. As atividades estão voltadas para atenção à todos os segmentos comunitários, capacitação para o trabalho, o rendimento e a economia sustentável, com ênfase na elaboração de conhecimentos possibilitadores de transformação social e no treinamento de multiplicadores. Atualmente o projeto é um campo fértil para a realização de pesquisas, desenvolvidas pelos alunos que se encontram em fase de trabalhos de conclusão de curso e bolsistas do PIC, realização dos estágios, além de proporcionar a prática interdisciplinar entre outras disciplinas do curso e entre outros cursos, uma vez que desenvolve ações articuladas com os cursos de Administação e Arquitetura. A sua condução proporciona vivências que se refletem no modo de ser do extensionista que assumi o compromisso com a sua formação promovendo a auto gestão.

Professor Coordenador: FELIPE DE BRITO FREITAS
Curso: Engenharia Civil

Resumo
O projeto tem como proposta buscar aproximação dos estudantes com a prática profissional e com a chamada engenharia social, bem como atender às necessidades da população mais carente. Neste projeto, os alunos realizam projetos de interesse social no entorno do Unileste. Os estudantes com respaldo dos professores orientadores darão suporte técnico, para os diversos projetos que corroborem para solucionar as questões relacionadas com a adequação de ambientes de uso de crianças e idosos seja com pequenas intervenções em instalações elétricas, hidráulicas e em acabamentos.

Professor Coordenador: JENS ERIK HANSEN
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis oferece a condição para que sejam realizados atendimentos de consultoria contábil e fiscal a microempreendedores, microempresários, pessoas físicas e entidades, de forma a possibilitar que os alunos tenham contato com a prática e com o público por meio dessa atividade.

Professor Coordenador: ISABELA CRESPO CALDEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa concebido pelo Ministério da Educação atendendo às atribuições legais da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no intuito de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério. O PIBID/UNILESTE será realizado no âmbito dos cursos de Pedagogia e de Ciências Biológicas, em parceria com escolas estaduais de Coronel Fabriciano e de Ipatinga, visando estimular a integração da educação superior com a educação básica, no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino.

Professor Coordenador: DEMETRIO RENO MAGALHAES
Curso: Sistemas de Informação

Resumo
O projeto Infosol: – contribui no processo de democratização da informação; – oferece alternativas de profissionalização e inserção no mercado de trabalho com jovens em comunidades carentes; – atua diretamente na formação do indivíduo com o instrumento da informática. A atuação do projeto consiste em : – suportar a elaboração de projetos de laboratórios de informática (hardware/software); – elaborar material pedagógico para os diferentes cursos; – preparar instrutores/profissionais para área de informática

Professor Coordenador: SERGIO PEDRO DUARTE
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
O Projeto de desenvolvimento de identidade visual do Circuito Mata Atlântica.

Professor Coordenador: SERGIO PEDRO DUARTE
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto visa atender a demanda do SEBRAE na região do Leste de Minas e o Vale do Jequitinhonha

Professor Coordenador: SERGIO PEDRO DUARTE
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto visa atender a demanda do SEBRAE na região do Leste de Minas e o Vale do Jequitinhonha

Professor Coordenador: SERGIO PEDRO DUARTE
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto visa atender a demanda do SEBRAE na região do Leste de Minas e o Vale do Jequitinhonha