2015 – Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável

Professor Coordenador: VERA CHRISTINA VAZ LANZA
Curso: Engenharia Civil

Resumo
Este Projeto visa apoiar os comerciantes do Bairro Horto na elaboração de um Programa de Coleta Seletiva, de forma a proporcionar o aproveitamento dos materiais recicláveis gerados nas diversas atividades comerciais, a geração de renda para os catadores de materiais recicláveis, melhoria da limpeza urbana e outros benefícios ambientais, econômicos e sociais para toda a comunidade. Para desenvolvimento do projeto deverá ser realizado um diagnóstico, a partir de pesquisa com a comunidade e visita ao local, que deverá subsidiar a proposição de ações para implementação do programa. O projeto conta com o apoio de alguns comerciantes e empresas instaladas no bairro e deverá ser desenvolvido pelos alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e Arquitetura e Urbanismo, sob a supervisão da professora coordenadora do projeto.

Professor Coordenador: PATRICIA MARA RODRIGUES
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
A arborização urbana é toda vegetação que compõe o cenário urbano, é um dos componentes bióticos mais importantes das cidades. A arborização urbana é dividida em áreas verdes (parques, bosques, praças e jardins) e arborização de ruas (vias públicas). A arborização de vias públicas, objeto deste trabalho, refere-se às árvores plantadas linearmente nas calçadas ao longo de ruas e avenidas. Trata-se da vegetação mais próxima da população urbana, e, também, da que mais sofre com a falta de conscientização ambiental.

Professor Coordenador: TANIA GONCALVES DOS SANTOS
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
A utilização de modelos dinâmicos e modernos de material didático para o ensino de Ciências e Biologia se faz necessária, frente a uma nova forma de aquisição de informações e formação de alunos. Dessa forma, professores devem manter-se continuamente atualizados com as novas mídias e como utilizá-las em seu cotidiano escolar. Além disso, a relevância da produção e divulgação de materiais didáticos para o ensino de Ciências Biológicas é clara e inquestionável e, nesta perspectiva, elaboramos um projeto que visa demonstrar como a produção do material didático pode partir de resultados da pesquisa realizada no ensino superior, com baixo custo e muita integração professor/aluno/aprendizagem neste processo. Com a crescente demanda de novas formas de apresentar aulas dinâmicas na rede de ensino da região, resolvemos expandir as ações deste projeto para a rede de ensino particular, o que nos levou a alterar o título do projeto, em substituição ao antigo “Atividades práticas docentes na formação continuada de professores para a rede pública de ensino”.

Professor Coordenador: ALICE ARANTES CARNEIRO
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Grande parte das escolas públicas não dispõe de laboratórios funcionando para realização das aulas práticas de ciências e biologia. O volume de conteúdo e a carga horária das disciplinas muitas vezes forçam o professor a ser um mero repetidor do conteúdo, deixando de lado a aplicação de práticas e o desenvolvimento de atividades lúdicas que auxiliam o aluno a pensar de forma científica. Em aulas experimentais e lúdicas os alunos têm uma participação mais ativa e vivenciam o método científico, compreendendo o funcionamento da ciência. O deslocamento da turma para um outro espaço físico, como laboratório, demanda de mais tempo de aula, assim uma boa opção é aproveitar o espaço da sala de aula otimizado e tornando produtivo com atenção e motivação dos alunos. Com a experimentação os alunos tem a oportunidade de realizar uma interface entre acontecimentos do cotidiano com o conteúdo abordado em sala. Dessa maneira, o projeto propõe a realização de atividades experimentais na sala de aula com materiais alternativos, de fácil acesso e de baixo custo, para enriquecer e complementar o conteúdo teórico abordado em sala de aula. Os alunos do Curso de Ciências Biológicas/Unileste serão orientados e capacitados pelos professores do projeto de extensão para a elaboração de roteiros e materiais para as atividades experimentais e lúdicas. O material produzido durante o projeto será aplicado nas escolas parceiras que terão a oportunidade de usá-lo nas demais aulas de Ciências e Biologia.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto propõe ações de assessoria e consultoria no âmbito das atividades realizadas nos Laboratórios de Desenvolvimento Empresarial e Extensão Universitária, onde discentes e bolsistas atuam de forma transdisciplinar com os cursos de Arquitetura e Psicologia em projetos nas comunidades de Cocais das Estrelas (Indaiá) e Periquito (Comunidade em Ação), com fomento do Instituto Cenibra, além de atender a entidades sociais, aliando o conhecimento teórico multidisciplinar à prática mercadológica.

Professor Coordenador: GILCE APARECIDA QUINTAO CASTRO
Curso: Direito

Resumo
Trata-se de uma proposta de ação extensionista que visa à discussão e divulgação de informações relativas à responsabilidade civil, administrativa e penal do professor no exercício da docência no ensino público, buscando as pacificações doutrinárias e jurisprudenciais, como o da obrigação da guarda e vigilância em relação ao aluno das séries iniciais ao ensino médio, em especial, na rede de ensino municipal e estadual de ensino do Vale do Aço. Busca-se também aprofundar em informações relativas aos contratos que são firmados no interior da escola e que impõem limites à liberdade, proibições, deveres e obrigações no exercício da docência.

Professor Coordenador: PATRICIA MARA RODRIGUES
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O presente trabalho pretende através de oficinas de habilidades onde as temáticas: preservação dos recursos hídricos, lixo e recuperação ambiental, desenvolver atividades de educação ambiental direcionadas às populações dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço introduzindo tecnologias sociais de proteção dos recursos hídricos. As ações do projeto contribuirão com a melhoria da qualidade de vida através da preservação dos recursos hídricos e oportunizará o desenvolvimento de aptidões específicas nos discentes extencionistas inseridos no projeto, tais como, o senso de organização, responsabilidade social, criatividade, dentre outros. É proposta do projeto integrar a Rede Ambiental Verde Vida que congrega esforços de diversos setores da sociedade do Vale do Aço para desenvolver ações em datas comemorativas específicas e dar apoio a outros Projetos de Extensão do Unileste relacionados a temática ambiental.

Professor Coordenador: ALINE FERREIRA TAVEIRA
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos experimentos de Química para despertar em estudantes do Ensino Fundamental o interesse por Ciências. Nesse projeto, os graduandos do curso de Engenharia Química produzirão roteiros de experimentos, utilizando substâncias do dia-a-dia, que serão utilizados na execução das atividades em sala de aula. A realização das atividades envolverá uma parceria com os professores de Ciências, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Professor Coordenador: ALINE FERREIRA TAVEIRA
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos experimentos de Química para mostrar a importância e aplicabilidade da ciência química para os estudantes do Ensino Médio. Nesse projeto, os graduandos do curso de Engenharia Química produzirão roteiros de experimentos que serão trabalhados nos laboratórios de Química do Unileste. A realização das atividades envolverá uma parceria com os professores de Química da instituição parceira, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Professor Coordenador: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Fisioterapia

Resumo
Apesar de sabermos que como profissão a fisioterapia seja nova, temos visto uma grande conquista no mercado de trabalho abrangendo diferentes áreas de conhecimento incluindo prevenção e saúde na comunidade. A fisioterapia enfatiza a reabilitação do paciente e exerce papel importante atuando precocemente entre os indivíduos tabagistas que já demonstram sinais de desconforto respiratório proveniente do hábito de fumar. O uso do cigarro compromete principalmente o sistema cardiorespiratório, trazendo sequelas como: destruição tecidual, acúmulo de secreção, falta de ar decorrente do comprometimento das trocas gasosas, perda gradual do indivíduo à execução das atividades da vida diária, associada à hipertensão arterial dentre outras. Dentro deste contexto a fisioterapia atua no sistema respiratório por meio de técnicas que visam remoção da secreção, redução do trabalho respiratório, aumento da tolerância dos pacientes ao exercício devido melhora e reeducação na funcionalidade cardiopulmonar. Nesse ponto, a oportunidade de inserir o discente em um modelo de programa de apoio de combate ao tabaco, através do acompanhamento cardiopulmonar contribuindo para a eficiência do programa. Será importante mostrar não apenas como tratar as complicações advindas da prática tabagista, mas de principalmente preveni-las. Assim, podemos garantir uma fundamental importância do fisioterapeuta nas Unidades Básicas de Saúde que oferecem apoio ao tabagista da comunidade.

Professor Coordenador: RICARDO FRANCA FURTADO DA COSTA
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é auxiliar escolas de ensino fundamental e médio da rede pública da cidade de Coronel Fabriciano e região a montar e/ou organizar laboratórios de química e elaborar roteiros de experimentos compatíveis com esse laboratório, para dar suporte às aulas de ciências e química dessas instituições. A elaboração das atividades envolverá uma parceria com os professores de Ciências, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Professor Coordenador: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Fisioterapia

Resumo
As campanhas educativas visando à prevenção de doenças e promoção da saúde constituem uma das grandes preocupações de saúde pública e da saúde coletiva em diversas áreas. No Brasil, a cada ano são elaboradas campanhas com os mais variados temas, com abordagem em TV e rádios. O contato direto com a população como forma de eficiência destas campanhas se mostra como uma estratégia importante da disseminação do conhecimento e da proposta educativa para transformação do indivíduo. Alguns exemplos podem ser citados como: 31 de maio (Dia Mundial sem Tabaco), 29 de agosto (Dia de Combate ao Fumo) e 27 de novembro (Dia de Combate ao Câncer). Nestas datas são elaboradas intervenções em lugares de grande circulação, como praças ou estações de metrô das grandes metrópoles brasileiras. Nessas ocasiões, as metodologias são cartazes, folders e símbolos que procuram demonstrar os males causados ao indivíduo. Sua intenção é mobilizar a sociedade para participar da prevenção e intervir de forma dinâmica, suscitando o questionamento e, consequentemente, a mudança de comportamento. Considerada a finalidade básica de uma campanha, qual seja, a de divulgar conhecimentos a cerca dos mais variados temas, com os propósitos de desenvolver a consciência sobre os temas e apresentar a oportunidade de contatos sociais com a comunidade, podendo gerar uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir condições, hábitos e práticas que possam provocar males à saúde.

Professor Coordenador: ANA CRISTINA POLETTO CHAVES
Curso: Enfermagem

Resumo
O rádio é um dos meios de comunicação com maior penetração na sociedade brasileira até os dias de hoje. É inquestionável a influência que este meio exerce sobre a população brasileira. Este importante meio de comunicação pode ser utilizado pela Enfermagem como instrumento para melhorar a humanização das ações de saúde como veiculo para informar. Trata-se de um estudo descritivo qualitativo, que será realizado todas as quintas feiras no horário de 11 às 12 horas na Radio Educadora AM 1010 de Coronel Fabriciano-MG, no Programa Microfone Aberto comandando pelo Radialista Roberto Nogueira.

Professor Coordenador: CLEBER RIBEIRO JUNIOR
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Faz parte do conteúdo das disciplinas de ciências e biologia a caracterização de animais vertebrados, que na maioria das vezes o aluno conhece apenas através de imagens em livros didáticos e∕ou internet, uma vez que há carência desse material didático nos laboratórios de muitas escolas. Portanto, o objetivo principal do projeto está atrelado à disponibilidade de modelos taxidermizados de vertebrados, que serão usados como material didático em aulas demonstrativas. Com o intuito de suprir a demanda da ausência de material prático nas aulas de vertebrados, a utilização dos modelos taxidermizados contribuirá para o enriquecimento do aprendizado. A elaboração dos modelos taxidermizados será realizada pelos alunos do curso de Ciências Biológicas do Unileste, que também estarão envolvidos na participação das aulas nas escolas e no laboratório de Zoologia de Cordados, através da orientação do professor coordenador do projeto. Essas atividades são importantes para a formação dos futuros biólogos, pois os mesmos terão acesso à pesquisa no laboratório (práticas de taxidermia) e também a licenciatura (ministrando as aulas). Este projeto faz interfase entre extensão e pesquisa, desenvolvendo pesquisas de iniciação científica através das intervenções extensionistas vinculadas a este projeto. Com o desenvolvimento desse projeto, espera-se despertar nos alunos do ensino fundamental e médio sua capacidade cognitiva, levando-os a refletir e pensar sobre as características dos animais verteb

Professor Coordenador: FLAVIA OLIVEIRA JUNQUEIRA
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Os municípios que compõe a região do Vale do Aço, MG sofrem com problemas relacionados às questões ambientais. As causas destes problemas podem ser as construções de residências em encostas de morros, lixo e esgoto despejado nos cursos d’água. Desde modo, surge a necessidade de intervenções educativas no âmbito escolar, visando à conscientização da comunidade sobre o caramujo-africano e medidas corretas para o controle, bem como, a elucidação sobre a importância da preservação e manutenção da qualidade dos recursos hídricos. Durante as coletas de projetos de pesquisa sobre os moluscos terrestres na região, os moradores mostravam-se interessados e curiosos, mas demonstram pouco ou errôneo conhecimento sobre este animal. O projeto tem por objetivo desenvolver palestras e atividades lúdicas para alunos das escolas da região do Vale do Aço para a conscientização e preservação dos recursos naturais visando promover melhoria na saúde da população e, consequentemente, na qualidade de vidas das pessoas. Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas irão ministrar palestras e atividades lúdicas para alunos das escolas da região. Os acadêmicos deverão levar conchas e espécimes vivos das espécies de moluscos terrestres que ocorrem no Vale do Aço, bem como, kits de identificação de bioindicadores de qualidade de água.

Professor Coordenador: ANA PAULA DE ALMEIDA CAIXEIRO
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Os resíduos sólidos urbanos são uma das mais sérias formas de desperdício e de agressão ao meio ambiente, sendo compostos por uma fração orgânica que pesa em média 50%, da qual cerca de 1/3 é industrialmente reciclável. A vermicompostagem, representa uma forma sustentável de reciclagem utilizando minhocas para a biotransformação destes resíduos orgânicos em húmus, podendo este ser aplicado ao solo para melhorar suas características sem ocasionar riscos ao meio ambiente. O presente projeto tem como objetivos a capacitação de alunos como multiplicadores, atuando junto à comunidade informando sobre a possibilidade e importância de reciclar os resíduos orgânicos domiciliares através da vermicompostagem. Os alunos do UnilesteMG envolvidos no projeto passarão por um treinamento sobre a vermicompostagem, através do uso de apostilas e artigos. Será elaborado material didático para as palestras e realizada a manutenção do blog sobre vermicompostagem. Para estimular a adesão da população carente, será realizado o desenvolvimento de modelos alternativos e acessíveis de composteiras domésticas. Seguindo estas etapas serão promovidas palestras educativas para estudantes da rede pública da Região do Vale do Aço, MG, ilustrando a importância da reciclagem dos resíduos sólidos orgânicos e o potencial de manejo destes resíduos com a vermicompostagem. Além disso, será implantado um minhocário nas unidades escolares interessadas.