2016 – Cultura, Arte e Lazer

Professor Coordenador: WILLIAM CALDAS TREVIZANI
Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Resumo
O projeto de ação da Rádio Laboratório é o de capacitação de educadores e monitores de escolas públicas de Coronel Fabriciano e Timóteo no fazer radiofônico. Através de oficinas ministradas por professor do Unileste e com a participação de alunos dos cursos de Joralismo e Publicidade e Propaganda, colocar em funcionamento nas várias escolas dos municípios os sistemas de rádio que lá existem. Para isto, os professores serão capacitados bem como monitores e alunos destes estabelecimentos. Seu objetivo é produzir e manter programação variada como prática entre os adolescentes.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto busca a promoção da criatividade e da auto-estima no cotidiano escolar e profissional, usando a arte como prática de sustentabilidade e geração de renda. Como atividades realiza-se oficinas e mini cursos tais como: Cartões artesanais, caixas decorativas, agendas de papéis reciclados, reciclagem de caixas de sapatos, leite, todinho e de ovos. O projeto tem como diferencial o seu caráter auto-sustentável.

Professor Coordenador: GILSON MAGNO DE SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto Teatro Universitário visa contribuir para a solidificação de um movimento cultural na Instituição Unileste e no Vale do Aço, possibilitando a difusão da arte de interpretação e contribuindo para a formação de multiplicadores cênicos. Serão desenvolvidas atividades de formação teatral por meio de oficinas com Jogos de Improvisação, Expressão Corporal, Técnica Vocal, entre outros. A partir das oficinas serão realizadas montagens de espetáculos e performances com várias temáticas sejam elas sociais, culturais, políticas e/ou existenciais utilizando espaços como o Teatro João Paulo II e a sala de artes, além do campus tanto de Fabriciano, quanto de Ipatinga e os auditórios. Além disso, os multiplicadores cênicos, formados no projeto, desenvolvem oficinas de iniciação teatral e apresentam esquetes educativas nas Instituições públicas, escolas, creches, praças, hospitais, culminando com uma montagem de um espetáculo aberto à comunidade local.

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
O Unilestegym é um projeto de ginástica e dança, resultado de ação extencionista integrada promovida pelo Curso de Educação Física, com participação de docentes, discentes e comunidade, que inicia no âmbito das disciplinas do curso e culmina em festivais abertos ao público. Envolve algumas turmas do curso de Educação Física como, por exemplo, os estudantes matriculados nas disciplinas Atividades Rítmicas e Danças Folclóricas, Ginástica Geral e Rítmica e Ginástica de Academia além dos estudantes e crianças e adolescentes da comunidade participantes dos projetos de extensão do curso: Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste e outros. Este projeto propicia a aplicação prática do que o estudante de Educação Física aprendeu na teoria e busca atender a demandas internas, dividindo estes conhecimentos com a população envolvida. Os festivais produzidos pelo projeto não objetivam a perfeição dos movimentos por parte de seus participantes, mas, propiciam desenvolvimento integral das pessoas promovendo ampla e irrestrita inclusão social com o uso ainda de temas transversais no campo educacional.