2017 – Cultura, Arte e Lazer

Professor Coordenador: RODRIGO CRISTIANO ALVES
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
O projeto Café Cinematográfico é um projeto socio-cultural que propicia aos estudantes do unileste dos mais diversos curso e também do ensino médio o acesso à cinematografia nacional e internacional além de de longas e curtas-metragens fora do circuito comercial americano. O que visa a formação sociocultural e política no âmbito Escolar. Dessa maneira, o Cinema será utilizado como recurso didático para inserção dos temas transversais na sala de aula e, além disso, esse Projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola, incentivando a formação crítica e apreciativa

Professor Coordenador: IULA LAMOUNIER LUCCA
Curso: Educação Física

Resumo
O EducaDANÇA é um projeto do curso de educação física que mobiliza professores e estudantes na organização e realização de espetáculos de dança ao final de cada semestre. Os graduandos têm aulas teóricas e práticas sobre composição coreográfica, sendo orientados a pesquisar estilos de dança, aprender passos, elaborar coreografias, preparar figurinos e cenários para apresentação das mesmas. Além disso, alguns alunos atuam na organização, divulgação, preparação e realização dos espetáculos. Grupos da comunidade também são convidados a participar. Neste contexto, o projeto divulga a existência de diversas modalidades de dança, com variados níveis de dificuldade, demonstrando que podem ser praticadas com intuito estético ou recreativo, estimulando também a realização de estudos científicos ao longo do processo. Assim, valoriza a dança como manifestação artística, como possibilidade de atividade física para adoção de um estilo de vida ativo e também como objeto de pesquisas. Desta forma, o EducaDANÇA contribui para a formação acadêmica, científica e profissional dos graduandos, enquanto cumpre importante papel social e cultural, pois, promove momentos de lazer; valoriza a cultura regional; reforça os laços entre a instituição e a comunidade, além de fomentar a associação entre ensino, pesquisa e extensão.

Professor Coordenador: WILLIAM CALDAS TREVIZANI
Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Resumo
O projeto de ação da Rádio Laboratório é o de capacitação de educadores e monitores de escolas municipais de Coronel Fabriciano no fazer radiofônico. Através de oficinas ministradas por professor do Unileste e com a participação de alunos extensionistas, colocar em funcionamento nas várias escolas do município os sistemas de rádio que lá existem. Para isto, os professores serão capacitados bem como monitores e alunos destes estabelecimentos. Seu objetivo é produzir e manter programação variada como prática entre os adolescentes.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto busca a promoção da criatividade e da auto-estima no cotidiano escolar e profissional, usando a arte como prática de sustentabilidade e geração de renda. Como atividades realiza-se oficinas e mini cursos tais como: Cartões artesanais, caixas decorativas, agendas de papéis reciclados, reciclagem de caixas, cadernos, garrafas de refrigerantes, etc. O projeto tem como diferencial o seu caráter auto-sustentável.

Professor Coordenador: GILSON MAGNO DE SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto Teatro Universitário vem oportunizar aos acadêmicos um conhecimento diversificado e lúdico. A atividade Teatral ensina a aprender com diversidade cultural, proporcionando assim uma reflexão dialógica entre sujeitos. A arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico que caracteriza o modo particular de dar sentido às experiências das pessoas, por meio dele o aluno amplia a sensibilidade, a consciência crítica, estética e ética. Neste sentido o projeto visa oportunizar aos alunos do Unileste e Comunidade a experienciar o teatro e suas potencialidades criativas. O projeto visa solidificar um movimento cultural na Instituição, proporcionando a formação de público e o intercâmbio com outros grupos culturais. O projeto tem também como características de formar os alunos para serem multiplicadores cênicos, desenvolvendo assim a autonomia e o trabalho em equipe.

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
O Unilestegym é um festival de várias modalidades de ginástica, resultado de ação extensionista integrada promovida pelo Curso de Educação Física, com participação de docentes, discentes e comunidade. Envolve 2 turmas do curso de Educação Física com as disciplinas Ginástica Geral e Rítmica e Ginástica de Academia além dos estudantes e crianças e adolescentes da comunidade participantes dos projetos de extensão do curso: Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste e Ativaidade em Movimento. Este projeto propicia a aplicação prática do que o estudante de Educação Física aprendeu na teoria e busca atender a demandas internas, dividindo estes conhecimentos com a população envolvida. O festival não objetiva a perfeição dos movimentos por parte de seus participantes, mas, propicia o desenvolvimento integral das pessoas promovendo ampla e irrestrita inclusão social.