2018 – Cultura, Arte e Lazer

Professor Coordenador: RODRIGO CRISTIANO ALVES
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
O projeto Café Cinematográfico apresenta o cinema como eixo transformador e promotor do debate e do ensino e busca possibilitar aos nossos estudantes e aos alunos do ensino médio o acesso à cinematografia nacional e local além de longas e curtas-metragens fora do circuito comercial americano, que visa a formação sociocultural e política no âmbito Escolar. Dessa maneira, o Cinema é utilizado como recurso didático para inserção dos temas transversais na sala de aula e, além disso, o Projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola, incentivando a formação crítica e apreciativa.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto busca a promoção da criatividade e da autoestima no cotidiano acadêmico e profissional, usando a arte como prática de sustentabilidade e geração de renda. Prima pelos produtos recicláveis transformando-os em produtos inovadores. Vale ressaltar que os materiais são adquiridos no Unileste, como rolos de papel higiênico, de toalha descartável, papeis e sacos de pão. São realizadas atividades oficinas e minicursos. O projeto tem como diferencial o seu caráter autossustentável. Está vinculado à disciplina do curso de Pedagogia, Educação para a Arte.

Professor Coordenador: GILSON MAGNO DE SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto Teatro Universitário visa contribuir para a solidificação de um movimento artístico-cultural no Unileste e na região do Vale do Aço. A proposta é introduzir o universitário na linguagem teatral, possibilitando a difusão do teatro na academia e na comunidade, além de estimular habilidades e competências artística do aluno no seu processo de ensino aprendizagem acadêmica. Para isso, serão realizadas atividades de iniciação teatral por meio de jogos dramáticos, em que serão desenvolvidas técnicas de expressão corporal, improvisação, trabalho de grupo, dramaturgia, montagem e apresentação aberta ao público. A partir das oficinas teatrais, os alunos produzem esquetes educativas, performances e espetáculos. O projeto Teatro Universitário estimula também a formação de multiplicadores cênicos, de modo que os alunos se tornam aptos a ministrarem oficinas teatrais para crianças, adolescentes e jovens.

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
O Unilestegym é um festival de várias modalidades de ginástica, resultado de ação extensionista integrada promovida pelo Curso de Educação Física, com participação de docentes, discentes e comunidade. Envolve duas turmas do curso de Educação Física com as disciplinas Ginásticas Esportivas e Ginástica de Academia além dos estudantes e crianças e adolescentes da comunidade participantes dos projetos de extensão do curso: Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste e “Ativaidade” em Movimento. Este projeto propicia a aplicação prática do que o estudante de Educação Física aprendeu na teoria e busca atender a demandas internas, dividindo estes conhecimentos com a população envolvida.