Enade

O Enade 2023 está chegando! O exame avalia o rendimento do estudante em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas durante a formação. 

Nesta edição, as provas serão aplicadas no dia 26 de novembro e os cursos que serão avaliados são Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Eng. Civil, Eng. de Produção, Eng. Elétrica, Eng. Mecânica, Eng. Química, Fisioterapia, Med. Veterinária e Odontologia. 

Por meio do Enade, conseguimos construir juntos o reconhecimento do seu curso e aumentar a relevância do seu diploma. Quanto maior a nota no exame, maior também será a visibilidade do currículo que o graduando terá no mercado de trabalho. Prepare-se para mandar bem no Enade e valorize o seu diploma! 

Acesse seu cadastro no site do INEP e confira todas as informações clicando aqui.

Locais de prova:

  • Cursos lotados em Cel. Fabriciano: Arquitetura e Urbanismo, Eng. Civil, Eng. Elétrica, Eng. de Produção, Eng. Mecânica, Eng. Química e Medicina Veterinária

Aplicação da prova: Unileste campus Cel. Fabriciano (Bloco V) – Av. Tancredo Neves, 3500, bairro Universitário (Cel. Fabriciano)

  • Cursos lotados em Ipatinga: Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia

Aplicação da prova: Faculdade Anhanguera (Pitágoras) – Rua Jequitibá, 401, bairro Horto (Ipatinga)

 

ENADE 2023

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e avalia o rendimento do aluno em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas durante a formação. Também é usado como indicador de qualidade da instituição que o estudante escolheu para fazer a graduação.

O Enade avalia e acompanha o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.

A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas jurídicas:

  • Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
  • Portaria nº 41, de 20 de janeiro de 2022.

Por meio do Enade, os alunos e o Unileste conseguem construir juntos o reconhecimento do curso. Quanto maior a nota no exame, maior também será a visibilidade do currículo que o graduando terá no mercado de trabalho. As vantagens de se realizar o exame são:

  • Receber o diploma
  • Reconhecimento pelo mercado de trabalho
  • Empregabilidade
  • Foco nas competências e habilidades profissionais
  • Valorização do diploma
  • Diferencial competitivo

Arquitetura e Urbanismo 

Enfermagem 

Eng. Civil 

Eng. de Produção 

Eng. Elétrica 

Eng. Mecânica 

Eng. Química 

Fisioterapia 

Med. Veterinária 

Odontologia 

EDITAL Nº 37, DE 25 DE MAIO DE 2023

Fique com os estudos em dia para o Exame! Organize-se!

Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

  • Faça um planejamento de estudos que seja realista com o tempo que você tem disponível e adequado às matérias que precisam de reforço:
    • Mapa mental – Experimente montar um mapa mental: um diagrama composto por palavras, ícones e flechas. A principal vantagem de elaborar esses esquemas é a possibilidade de criar uma ordem lógica entre as informações, com destaque para interconexões e relações de hierarquia, permitindo que o conteúdo seja visualizado de forma prática, como você achar melhor.
    • Fichamento ou resumo – É fundamental reorganizar as informações de um livro com as suas próprias palavras. Uma forma de fazer isso é elaborar fichamentos, isto é, sínteses esquemáticas de cada texto. A ideia é elaborar um índice das suas leituras de acordo com a sistematização já elaborada no mapa mental, descrito no item anterior. Outra possibilidade é redigir um resumo, isto é, reescrever com as suas próprias palavras o conteúdo estudado.
    • Construção e reconstrução de tabelas – Representar informações no formato de quadros é uma boa opção para fixar conteúdos que têm uma determinada sistemática bastante específica por trás. Esse procedimento é uma excelente forma de gravar os conteúdos sem perder de vista as interconexões entre eles.
    • Gravações de áudio – Nem todo mundo tem facilidade para se lembrar do que viu: muita gente fixa melhor aquilo que escutou. Se esse é o seu caso, tente estudar com a ajuda de um celular ou qualquer outro dispositivo que funcione como gravador.
  • Leia com atenção o enunciado e todas as alternativas da questão, mesmo quando julgar que a primeira opção é a correta. Deste modo, você evita cair em possíveis pegadinhas.
  • Comece pelas questões mais fáceis, não fique parado nas mais complicadas, sem saber o que fazer. No final, volte para responder as mais difíceis.
  • Nunca deixe de responder a nenhuma questão. Avalie as alternativas, eliminando as que estão incorretas. Faça isso até encontrar a resposta mais adequada no seu entendimento.
  • Durma bem na noite anterior. Do contrário, você vai estar cansado e pouco concentrado na resolução das questões.

Fonte: http://exame.abril.com.br/ciencia/7-tecnicas-de-estudo-infaliveis-para-qualquer-prova/

Lembre-se: um bom currículo começa aqui!

DÚVIDAS FREQUENTES

O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004, e o § 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação.

Ingressantes que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2023, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023.

Concluintes de cursos de bacharelado que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2023.

(Portaria nº 41, de 20 de janeiro de 2022 – Art. 5º, I e II)

 

Os estudantes habilitados que possuírem mais de uma inscrição no Enade 2023 deverão indicar o curso para o preenchimento do Questionário do Estudante e para a realização da prova.

 

O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004, e o § 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação.

Data de preenchimento do Questionário do Estudante: até 01 de setembro de 2023
Site: enade.inep.gov.br

 

Efetiva participação do estudante concluinte no Enade 2023, atestada pelo Inep mediante preenchimento do Questionário do Estudante e assinatura na lista de presença da sala de provas.

 

A aplicação das provas do Enade 2023 ocorrerá dia 26 de novembro de 2023 (domingo) e seguirá o horário de Brasília-DF, conforme descrito a seguir:

Abertura dos portões

12h

Fechamento dos portões

13h

Início da prova

13h30

Término da prova

17h30

 

A parte de Formação Geral terá 10 (dez) questões, sendo 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

A parte de Componente Específico de cada área de avaliação terá 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

 

Utilizar caneta esferográfica preta, fabricada com material transparente.

Apresentar documento (físico) oficial com foto (não serão aceitos documentos digitais, digitalizados e/ou fotografados).

As provas do Enade 2022, com duração total de 4 (quatro) horas.

 

A existência de irregularidade no Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório, conforme previsto no § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004.

Caberá exclusivamente ao estudante em situação de irregularidade apresentar solicitação formal de dispensa da prova no Sistema Enade, quando a motivação da ausência na prova for devida a ocorrência de ordem pessoal ou de compromissos profissionais.

 

DEPOIMENTOS

Os alunos devem preparar-se para o Enade do mesmo modo como o faria para um exame de proficiência ou para um concurso, por exemplo. Realizá-lo com dedicação similar, dar o melhor de si e esse deve ser o objetivo.

Gerson Mourão, docente do curso de Administração – Nota 4 no Enade

 

O Enade é um excelente momento para que o aluno demonstre as competências adquiridas e qualidades profissionais necessárias para o desempenho de sua profissão. Uma boa nota no exame reflete tanto para a Instituição de Ensino Superior, quanto para o estudante, pois a nota eleva o conceito do curso e do aluno, o que consequentemente deixa o currículo do futuro profissional ainda melhor devido à avaliação. Por isso, é muito importante que o estudante dê o melhor de si no exame.

Samira Bhering, egressa do curso de Ciências Biológicas – Destaque Enade 2017

 

Quando dispomos de uma vaga observamos a instituição de origem. Uma boa formação acadêmica é a base para desempenhar uma profissão com competência e com diligência. Da mesma forma, o resultado satisfatório no Enade demonstra o trabalho árduo do estudante durante a graduação e aponta para a contratação de um profissional capacitado, que fará a diferença.

Simone Costa, Escola Educação Criativa

RECONHECIMENTO

Os melhores desempenhos do Enade 2023 serão reconhecidos pelo Centro Universitário por meio de:

  • Certificado de Destaque Acadêmico Enade 2023.