2019 – Atenção a Criança e Adolescentes

Professor Coordenador: THAMARA DE SOUZA CAMPOS ASSIS
Curso: Enfermagem

Resumo
A escola é um espaço importante para o aprendizado em saúde. Por meio da articulação saúde e educação, é possível mudar realidades e transmitir conhecimento a fim de diminuir os riscos a saúde da população. Este projeto tem como objetivo promover a saúde em escolas públicas cadastradas no Programa Saúde na Escola, utilizando a escola como um espaço de educação em saúde. Serão realizados encontros e oficinas relacionados às condições de vida e saúde.

Professor Coordenador: RICARDO JOSE RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
A Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste é um projeto de extensão que atende a crianças de 6 a 10 anos, de ambos os sexos, interessados em aprender acrobacias e outras manifestações ginásticas de forma orientada, com equipamentos oficiais e ambiente adequado. Após a idade de 10 anos os ginastas já inscritos permanecem treinando, sendo o limite de 10 anos apenas para se iniciar na prática. As aulas, que acontecem no campus do Unileste de Coronel Fabriciano (Bloco Q-105) todas as segundas e sextas-feiras de manhã (com 1:30h de duração) e segundas, quartas sextas-feiras e à tarde (com 1:00h de duração), são ministradas por estudantes do curso de Educação Física sob orientação docente, como forma de estágio supervisionado e/ou voluntariado, envolvendo atividades educativas e socializadoras através das técnicas da ginástica artística, de trampolim, ginástica para todos e artes circenses. Estão previstos no projeto a participação em um evento competitivo e um festival artístico de ginástica por ano, como forma de estímulo ao desenvolvimento das técnicas específicas das modalidades ginásticas por parte dos jovens ginastas e também para maior interação com a comunidade externa. Esse projeto oferece ainda ações pontuais multidisciplinares dentro de outros projetos de extensão do Unileste, ampliando o leque de experiências educativas vivenciadas pelos ginastas e pelos estudantes participantes.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter integrador/interdisciplinar. Promove a formação continuada de professores e alunos extensionistas, proporcionando práticas educativas e psicopedagógicas para que as crianças possam se desenvolver em diversos aspectos, ou seja, cognitivamente, socialmente e afetivamente. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras e minicursos. Esse projeto tem apoiado diversos eventos dos quais a instituição participa, dentre eles o Empreender Social e o Dia do Voluntariado e, ainda,por solicitação, em campanhas municipais. Esse projeto, em seu formato, busca ações interdisciplinares com outros projetos de extensão da instituição. Este projeto está organizado ainda, para ser referência de apoio a diversos órgãos da comunidade, quer seja em consultoria na estruturação de brinquedotecas, quer no desenvolvimento de cursos sobre o brincar.

Professor Coordenador: ANGELICA BARROSO BASTOS
Curso: Direito

Resumo
Entre 2011 e 2017, o Brasil teve um aumento de 83% nas notificações gerais de violências sexuais contra crianças e adolescentes, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. No período foram notificados 184.524 casos de violência sexual, sendo 58.037 (31,5%) contra crianças e 83.068 (45,0%) contra adolescentes. A maioria das ocorrências, tanto com crianças quanto com adolescentes, ocorreu dentro de casa e os agressores são pessoas do convívio das vítimas, geralmente familiares. O estudo também mostra que a maioria das violências é praticada mais de uma vez. Dentre os números, chama atenção a vulnerabilidade dos mais jovens. Entre as crianças, o maior número de casos de violência sexual acontece com crianças entre 1 e 5 anos (51,2%). Já entre os adolescentes, com os jovens entre 10 e 14 anos (67,8%). Segundo o boletim do Ministério da Saúde, é necessário problematizar a situação, já que a violência pode ser reflexo de uma cultura do machismo. Assim, visa-se conscientizar e disseminar entre estudantes de escolas públicas da região do Vale do Aço sobre a importância de se falar sobre essa violência que, sofrida pela criança ou pelo adolescente, poderá gerar graves consequências no comportamento e desenvolvimento desses sujeitos ainda em formação.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
Trata-se de um projeto de extensão articulado com pesquisa “Tecnologias digitais da informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem: linguagens, metodologias e mediação”, com as atividades de ensino referentes à disciplina Mídia, educação e redes de conhecimento e com as ações PIBID/projeto do curso de pedagogia, desenvolvidas na Escola Profa. Celina Machado. Objetiva-se (i) potencializar o protagonismo estudantil dos/as graduandos/graduandas do Unileste para enfrentamentos de problemas reais em sua futura área de atuação; (ii) favorecer o processo de aprendizagem por meio da mídia-educação e (iii) contribuir no processo de formação continuada dos professores da educação básica, envolvidos nas atividades de pesquisa, ensino e extensão. As atividades de extensão serão exercidas por meio de oficinas e seminários sobre o uso da mídia-educação na dimensão objeto de estudo e na dimensão ferramenta pedagógica, resultantes dos estudos e pesquisa realizados na discipina Mídia, educação e redes de conhecimento e na pesquisa.

Professor Coordenador: ANDRE AREDES DE PAULA
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
O projeto é uma iniciativa de professores do curso da Escola Politécnica que visa à interlocução com o ensino fundamental e médio, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Ciência e Tecnologias e na preparação de alunos do ensino básico para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento de Física e Matemática e suas aplicações cotidianas, com vistas a um maior interesse em tecnologia, física e inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem imediatamente no ensino superior.

Professor Coordenador: TEREZA CRISTINA MONTEIRO COTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto Formação Continuada para Professoras/es da Educação Infantil visa fortalecer as práticas de cuidado e educação nas instituições de educação infantil, por meio da formação continuada de profissionais que atuam em creches e pré-escolas, em cidades próximas ao Unileste.Também, visa a formação de estudantes do Curso de Pedagogia e de curso Normal em nível médio..Essa proposta se consolida a partir da realização de oficinas, minicursos e seminários temáticos para professoras/es da educação infantil. Para isso, conta a participação de uma docente do curso de Pedagogia e uma professora do curso de Psicologia, vinculada a projetos que atuam na linha do Desenvolvimento Humano. O Projeto se articula ao Projeto Brinquedoteca e ao Estágio Curricular Supervisionado da educação infantil.

Professor Coordenador: ALEXANDRE GUERRA FABRI
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
Serão escolhidas 2 escolas de ensino médio, que queiram receber o projeto e que tenham uma turma de 3º ano (formandos) igual ou superior a 40 alunos. Esse perfil se enquadra a Escola John Wesley, que recebeu o projeto no ano de 2018 e já manifestou interesse em continuar no outro ano. O Colégio Adventista já sinalizou querer receber o projeto, também. Essas turmas receberão visitas de alunos e professores dos cursos de Comunicação que irão debater assuntos sociais, tais como o uso de entorpecentes, a gravidez indesejada ou a ação de bullying. Os alunos dessas escolas serão capacitados para produzir um filme de curta metragem, com, no máximo três minutos de duração, discutindo o tema proposto. Esses alunos também receberão noções técnicas, tais como instrumentalização de construção de roteiro, direção de cena e produção dos vídeos, via disciplina do curso de Comunicação. Nosso projeto escolherá dois roteiros por escola e dará condições aos alunos do ensino médio de, através da metodologia ativa, orientada pelos alunos dos cursos de Comunicação. Ao final de 6 encontros, cada escola terá produzido dois filmes de curta metragem sobre um tema social, feito por alunos da própria escola. Os componentes do projeto escolherão um filme como vencedor da etapa. O mesmo modelo será aplicado em duas escolas, somando 4 filmes ao ano, que serão usados nas redes sociais e projetos de pesquisas. Entende-se que, dessa forma, os jovens terão debatido e refletido profundamente sobre o tema.

Professor Coordenador: REGINA LUCIA DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
O presente Projeto de Extensão: “Psicologia e Educação – intervenção e pesquisa” pretende realizar uma interface com contextos de educação não formal. O campo da educação não formal vem crescendo na realidade brasileira e a Psicologia e Pedagogia têm se inserido nessas propostas educativas. Esta ação extensionista será realizada em uma entidade sem fins lucrativos, situada na Região do Vale do Aço-MG que oferece atividades gratuitas de artes musicais, futebol, inglês, informática e apoio pedagógico e psicossocial para crianças, jovens e adultos, com idades entre 09 e 25 anos, regularmente matriculados e frequentes no ensino regular. O projeto pretende abarcar os educadores sociais e os familiares responsáveis pelos alunos matriculados na instituição. Visa contribuir, por meio de o apoio pedagógico, psicossocial e educação inclusiva com o favorecimento da promoção humana, cidadania e qualidade de vida dos atores sociais que dele fazem parte. Pretende-se potencializar os participantes, a partir da concepção de que a educação transforma. Articula-se com o Projeto Formação Continuada para Professoras/es da Educação infantil

Professor Coordenador: DEMETRIO RENO MAGALHAES
Curso: Sistemas de Informação

Resumo
Este projeto propõe ao estudante o aprendizado de ferramentas necessárias para construir mecanismos e soluções em novos projetos educacionais que envolvam a aplicação prática da STEM (Science,Technology, Engineering, and Mathematics) Os alunos extensionistas desenvolverão projetos com robótica e esses conhecimentos serão compartilhados com alunos das escolas públicas de Coronel Fabriciano. Nos desenvolvimento do projeto as habilidades de programação e o raciocínio lógico matemático são desenvolvidos nos alunos.

Professor Coordenador: SHYRLLEEN CHRISTIENY ASSUNCAO ALVES
Curso: Psicologia

Resumo
A adolescência caracteriza-se como um período de transformações e emoções intensas, destacando-se o processo de crise de identidade na qual realizam questionamentos relativos aos valores existentes, às escolhas que devem fazer a fim de alcançar seu lugar na sociedade. Adolescente autor de ato infracional, refere-se aqueles que cometeram atos infracionais e estão aguardando a sentença judicial ou já tiveram a determinação prescrita. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069, de 1990) define como ato infracional a contravenção penal praticada por um adolescente, ou seja, pessoa entre 12 e 18 anos. As ações estratégicas propostas deste projeto objetivam promover a realização de práticas voltadas à mobilização do protagonismo destes adolescentes por meio de intervenções em grupos através das oficinas de dinâmica de grupo, que oferecem um espaço de reflexão em relação a sua própria história a fim de assumir a responsabilidade dos seus atos (Baleeiro, 1999), assim como possibilitar transformações pessoais e sociais na formação pessoal e da cidadania entre os adolescentes. Busca-se contribuir na formação humana de cada um, pois a troca de ideias possibilita a reflexão individual e coletiva, internalização de valores e opiniões abordados no grupo. A Psicologia ao abrir esse espaço propiciará um ambiente de acolhimento e confiança entre os adolescentes para serem compreendidos e se compreenderem no modo de ser diante à sociedade e suas possibilidades e saídas da criminalidade.