2019 – Cultura, Arte e Lazer

Professor Coordenador: GILSON MAGNO DE SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto Teatro Universitário visa contribuir para a solidificação do movimento artístico-cultural no Unileste e na região do Vale do Aço. A proposta é introduzir o universitário na linguagem teatral possibilitando a difusão do teatro na academia e na comunidade, além de estimular habilidades e competências artísticos-culturais do aluno em seu processo de ensino aprendizagem acadêmica. Para isso, serão realizadas atividades de iniciação teatral por meio de jogos dramáticos, em que serão desenvolvidas técnicas de expressão corporal, improvisação, trabalho de grupo, dramaturgia, montagem e apresentação aberta ao público. A partir das oficinas teatrais, os alunos produzem esquetes educativas, performances e espetáculos. O projeto Teatro Universitário estimula também a formação de multiplicadores cênicos, de modo que os alunos se tornam aptos a ministrarem oficinas teatrais para crianças, adolescentes e jovens.

Professor Coordenador: HELOISA THOMAZ RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O Unilestegym é um festival de ginástica e dança que agrupa 100% dos alunos de 2 disciplinas do Curso de Educação Física do Unileste, e 100% dos ginastas inscritos no projeto de extensão Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste, com participação de docentes, discentes e comunidade. Os alunos desenvolvem coreografias como tarefa avaliativa das disciplinas, aplicando os conhecimentos teóricos e científicos adquiridos no curso de Educação Física num trabalho prático que envolve o processo criativo orientado, a aprendizagem sistematizada e a apresentação de elementos da cultura corporal de movimento. Esse trabalho, que é feito em grupos, se transforma num evento de extensão à comunidade de grande energia e beleza, socializando com a comunidade local a aprendizagem de cada grupo. As coreografias dos ginastas são elaboradas pelos estudantes da Educação Física que participam do projeto através da articulação do mesmo com o estágio obrigatório do curso de Educação Física e pela professora responsável, com participação dos mesmos.