2019 – Universidade para a Terceira Idade

Professor Coordenador: VIRGINIA MARIA DA SILVA GONCALVES
Curso: Enfermagem

Resumo
O envelhecimento populacional acelerado produz necessidades e demandas sociais e respostas políticas adequadas do estado, sociedade e serviços de saúde. Os profissionais da saúde devem estar capacitados para atender às demandas dos idosos, garantir autonomia e independência pelo maior tempo possível. Objetivo do projeto é realizar avaliação multidimensional rápida dos idosos determinando necessidades, implementando cuidado enfermagem, prevenção de doenças, promoção da saúde e reabilitação com atividades individuais/coletivas; consulta de enfermagem, aplicando conhecimentos Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) realizada nas unidades de saúde de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo (Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPI) e projetos de extensão do Unileste. Atividades das disciplinas: Saúde Idoso, SAE, Práticas Educativas e Saúde Mental do Curso de Enfermagem. Realiza oficinas, atividades educativas sobre temas promoção da saúde, promove a integração com projetos de extensão Unileste oferece cuidado multiprofissional e integral. Capacitação dos discentes envolverá orientação em sala de aula, encontros específicos, utilizando instrumentos e técnicas de práticas educativas específicas e atividades desenvolvidas conjuntamente com discentes dos demais cursos da saúde. Idosos farão a avaliação multidimensional rápida e caso necessitem, serão encaminhados aos serviços da rede. . Capacitar discentes para oferecer atendimento integral/multiprofissional.

Professor Coordenador: HELOISA THOMAZ RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O Projeto Ativaidade em Movimento há 19 anos desenvolve atividades físicas, recreativas e socializadoras para a população idosa, as quais são ministradas pelos estudantes de Educação Física sob orientação docente na Unidade de Ipatinga. Tais atividades envolvem o desenvolvimento e aprimoramento de aptidões físicas relacionadas à saúde. Para tanto, semestralmente são realizadas avaliações antropométricas e funcionais por meio de testes de aptidão cardiorrespiratória, força, flexibilidade, equilíbrio, desempenho motor . Para alcançar os objetivos propostos na busca de um envelhecimento saudável que possibilite a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e melhor qualidade de vida, são desenvolvidas durante o semestre aulas de alongamento, ginástica localizada, aeróbica,danças e outras atividades com características lúdicas. Além da prática regular de atividades físicas o Projeto promove ações de caráter informativo como palestras, oficinas, mini-cursos e também de caráter social como comemorações de datas festivas ( dia das mães, pais, idoso, Natal, festa junina, etc). No Ativaidade são desenvolvidas inúmeras pesquisas pelos diversos cursos de graduação. Adicionalmente, o Projeto possibilita a aplicação prática do ensino, tanto do Curso de Educação Física, quanto de outros cursos. Assim, o projeto estabelece importante função ao possibilitar além da extensão, o estudo e a pesquisa, componentes esses fundamentais para uma Instituição de ensino.