Informativo de Matrícula

1ª Fase

A 1ª fase da Renovação de Matrícula para o 2024.1 foi finalizada no dia 17 de janeiro e o estudante que efetuou o pagamento da 1ª parcela da semestralidade até a data de vencimento, teve a renovação efetuada automaticamente nas disciplinas de seu período natural.

Após o pagamento, o estudante receberá por e-mail o relatório de disciplinas a cursar de acordo com sua etapa natural já validadas no Portal Acadêmico. Ou seja, não será preciso entrar e fazer as escolhas de disciplinas.

2ª Fase

Atenção: a renovação automática só ocorre se a primeira parcela for paga até a data de vencimento do boleto. Caso não efetue o pagamento do boleto até esta data, o processo de renovação continua como nos semestres anteriores, direto na 2ª fase de Rematrícula: após o pagamento do boleto você precisa entrar no Portal Acadêmico para fazer as escolhas das disciplinas manualmente – estando sujeito à existência das vagas.

Como fazer ajuste na rematrícula:

Para os estudantes que desejam fazer algum ajuste na grade, o prazo para fazer alterações ou escolha de novas disciplinas para este semestre, foi prorrogado até o dia 23 de fevereiro. (alterações estão sujeitas à existência de vagas).

Suporte:

De segunda a sexta – das 10h às 19h
E-mail: atendimento@unileste.edu.br
Chat On-line: unileste.catolica.edu.br

Confira o Informativo e passo a passo:

Perguntas frequentes

Para acessar o sistema e efetuar a matrícula, o aluno deverá estar sem pendências financeiras, acadêmicas e de biblioteca. O acesso ao sistema de matrículas será no prazo mínimo de 72 horas após a quitação de débitos e pagamento da 1ª parcela da semestralidade.

É o período de referência para matrícula do estudante. Considera-se período natural o menor período em que o aluno tem como pendente todas as disciplinas ou o período em que o aluno completar seis disciplinas pendentes.

Sim, para as disciplinas do seu “Período Natural”, quando a matrícula é realizada na Primeira Fase – de forma automática após o pagamento do boleto. A garantia se restringe à existência de vagas nas disciplinas do seu “Período Natural” e não na turma de sua preferência.

Em todas as disciplinas pendentes (não cursadas ou reprovadas) até o seu “Período Natural” e que possuam turmas ofertadas para o semestre letivo em vigor. Não será permitida a matrícula em disciplinas posteriores ao “Período Natural” do estudante.

O horário de aula para o 2024.1 já esta disponivél no Portal.

As disciplinas optativas e livres disponíveis para matrícula serão visualizadas no Portal ao final do último período do curso. Caso deseje cursar uma disciplina diferente das ofertadas, você deverá procurar a coordenação de curso.

Toda alteração de matrícula é de responsabilidade do estudante deverá ser feita no próprio sistema de matrícula, de acordo com o calendário.

O sistema de matrícula estará aberto para matrícula e alterações nas seguintes datas:

• 2ª Fase – 17 de janeiro – o sistema estará disponível para ajustes em disciplinas/turmas da etapa natural, a partir das 10h, com suporte telefônico até às 19h, exclusivamente para estudantes que tiveram a matrícula automática realizada.
  • 2ª Fase: seleção de disciplinas (18/01/2024 a 24/01/2024): com início a partir das 10h do dia 18, com suporte e telefônico das 10h às 19h, o estudante poderá escolher disciplinas até a sua etapa natural, estando sujeito à existência de vaga.

Dentro das disciplinas disponíveis para sua matrícula, você poderá:

1. Excluir e incluir disciplinas
  2. Alterar turma

Atenção: Todo movimento é de responsabilidade do aluno. Se excluir a matrícula em uma turma, não tem como garantir que haverá vaga para incluir em outra ou até mesmo para voltar para a anterior.

Na 1ª Fase, o pagamento do boleto da 1ª parcela de 2024.1 (até 10/01/2024 – data de vencimento) confirmará a matrícula nas disciplinas propostas, automaticamente. Após o pagamento deste boleto, o estudante receberá por e-mail a proposta de disciplinas a cursar de acordo com sua etapa natural e disciplinas ofertadas no 2024.1.

Na 2ª fase, caso o estudante tenha efetuado o pagamento após a data de vencimento, o processo de renovação continua como nos semestres anteriores: após o pagamento do boleto você precisa entrar no Portal Acadêmico para fazer as escolhas das disciplinas manualmente – estando sujeito à existência das vagas.

O(a) coordenador(a) do seu curso poderá lhe orientar sobre a escolha de disciplinas a cursar. Sugere-se que seja feito com antecedência e não deixe para a época da matrícula.
Haverá, nos dias da matrícula, plantão da Secretaria de Ensino Superior para ajudar no processo de matrícula no sistema.