2022
jul
28
Closeup of man using laptop in cafe grayscale
Geral

Abre na próxima segunda-feira (1º) as inscrições para o Prouni

Inicia na próxima segunda-feira (1º), e vai até o dia 4 de agosto, o período de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudo integrais e parciais (50%) para estudantes, em instituições de ensino superior privadas (particulares). Esse processo irá selecionar alunos para ingresso nos cursos de graduação no segundo semestre de 2022. Os interessados devem se inscrever pelo site oficial do Programa, aqui. 

Nesta edição está em vigor a Lei 14.350/22, sancionada pelo governo federal em maio deste ano, que amplia os critérios de origem escolar do estudante que deseja concorrer às bolsas do Prouni e altera os critérios de pré-seleção dos candidatos. Para orientar os interessados em concorrer às bolsas, a supervisora do Programa de Concessão de Benefício do Unileste, Marcela Gonçalves de Souza, explica o que altera com a nova legislação.  

“A principal alteração é que, agora, as instituições privadas podem ofertar o benefício a estudantes oriundos de escolas particulares que se formaram no ensino médio sem bolsa de estudo. Antes, era destinado somente para candidatos de escolas públicas ou candidatos que se formaram no ensino médio em instituições privadas, na condição de bolsista integral”, conta Marcela.  

A Lei também abre uma exceção para professores da rede pública que desejam cursar a segunda graduação em cursos que há concomitância ou complementaridade de bacharelado e licenciatura. Nesses casos, os candidatos podem obter a bolsa do Prouni. Com essas as mudanças, a classificação dos inscritos também sofrem alterações. 

“Neste semestre, as inscrições deverão ser realizadas por tipo de modalidade, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Isso significa que, haverá uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos, conforme cada modalidade escolhida”, acrescenta a assistente social.  

Sendo assim, a classificação dos inscritos seguirá a ordem: estudantes com deficiência; professores da rede pública; candidatos que cursaram todo o ensino médio em rede pública; que dividiram o ensino médio entre a rede pública e a privada, com bolsa integral; que tenha cursado o ensino médio parcialmente na rede pública e a privada, com bolsa parcial ou sem bolsa; que fizeram todo o ensino médio na rede privada, com bolsa integral, e os estudantes que fizeram todo o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.  

Quem pode se inscrever?  

Podem se inscrever estudantes que tenham participado da edição de 2020 e/ou 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido nota igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média das cinco provas do Exame. As bolsas continuam sendo ofertadas a estudantes com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salários mínimos, para bolsas integrais; e de até três salários para as bolsas parciais (50%). Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado do Enem como treineiro.  

“Os candidatos devem escolher na inscrição duas opções de curso de sua preferência e acompanhar a evolução das notas de corte. Os estudantes que não alcançarem a bolsa de 100% podem combinar o Prouni com o Fies e até conseguir um financiamento dos 50% restantes”, destaca Marcela. 

Segundo o edital do Programa, o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível no portal do Programa: 1ª chamada no dia 8 de agosto e 2ª chamada no dia 22 de agosto de 2022. 

Sobre as vagas ofertadas pelo Unileste  

Neste semestre, o Unileste ofertas bolsas de estudo integrais (100%) para os cursos de Direito, Ciências Contábeis, Odontologia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Psicologia, Sistemas de Informação, além das Engenharias Civil, de Software, Elétrica e Mecânica. Clique aqui e saiba mais sobre os cursos ofertados pelo Unileste.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

10 agosto 2022
UBEC celebra 50 anos de dedicação à missão de educar 
10 agosto 2022
Programação Festival Universitário