2021
dez
20
Egressos

Artigo de egressos do Unileste é premiado no XVII CONBRAV

O estudo analisou a importância da fase de projetos, por meio de um exemplo prático desenvolvido para atendimento de um retrofit de um sistema de condicionamento de ar em uma indústria siderúrgica

O trabalho científico intitulado: “Inovação tecnológica na elaboração de projetos e o resultante aumento da qualidade e segurança dos serviços prestados” de autoria dos egressos do curso de Engenharia Mecânica do Unileste Rute de Araújo Daniel Reis, Gustavo Lopes Coimbra e Luca Felipe Bragança Silva, ganhou o 1º lugar na categoria melhor artigo científico, no XVII Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (CONBRAVA), realizado no mês de novembro, em São Paulo – SP.

A pesquisa demonstrou e analisou os benefícios da utilização do Laser Scanner atrelada à metodologia Building Information ModeI (BIM), traduzida como Modelo da Informação da Construção, que potencializa o uso dessa ferramenta, na diminuição das dificuldades e dos riscos existentes durante as atividades de levantamento de campo, realizadas em edificações que possuem diversos sistemas multidisciplinares já instalados, pelos profissionais projetistas de HVAC-R (Heating, Ventilation, Air Conditioning and Refrigeration).

Por meio de um exemplo prático de um projeto, desenvolvido no software autodesk Revit de um retrofit – de um sistema de ar condicionado – com enfoque em nova rede de dutos e no cálculo de carga térmica da edificação foi possível realizar o gerenciamento das atividades muito mais próximo da obra real, por meio da virtualização dos elementos. Isso permitiu a observação de possíveis inconformidades dos projetos em toda sua gama de disciplinas, proporcionando planejamentos de projetos mais eficientes e execuções com menor desperdício de recursos e maior segurança dos envolvidos.

Para os autores, a conquista do prêmio traz ainda mais relevância para a pesquisa, pois a abordagem está alinhada ao objetivo do Congresso que era destacar a importância dos setores de climatização e refrigeração na segurança alimentar, saúde, conforto, bem-estar e produtividade na vida das pessoas. “Este projeto de pesquisa se trata de um tema muito relevante, que influencia diretamente na aplicação dos padrões de produção e consumo consciente, conforme previsto em um dos 17 objetivos da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (c). Além de ser muito importante para a nossa atuação como profissionais da área”, afirma Rute, uma das autoras.

Sobre o Congresso

O CONBRAVA é um evento técnico brasileiro de notoriedade internacional e tem por objetivo a troca de experiência, atualização e difusão de conhecimentos baseados nas mais modernas tecnologias e soluções no escopo dos segmentos de climatização e refrigeração. Permite aos participantes conhecer o que há de mais atual no mercado, compartilhar experiências com profissionais do setor, apresentar trabalhos, entre outros.

A 17ª edição aconteceu de forma híbrida, on-line e presencial, e reuniu estudantes, professores, engenheiros e especialistas de toda a América Latina para debaterem o tema “Tendências e Impactos do AVAC-R na qualidade de vida e segurança das pessoas”.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil 
11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)
08 abril 2024
Unileste presta homenagem a colaboradores por tempo de casa