2021
ago
03
Ensino

Capacitação docente encerra primeira trilha de aprendizagem

O curso Competências Digitais: dos primeiros passos até a interatividade e a avaliação, iniciado de forma on-line em maio deste ano para o corpo docente do Unileste, concluiu, na última semana, a primeira trilha da capacitação. Desta vez, o encontro foi realizado de forma presencial no Espaço Cinquentenário, e contou com apresentações, comentários e discussões sobre o processo de aprendizagem da trilha 1 – “Criar e Ensinar no Ambiente”.

A trilha composta por três desafios proporcionou aos docentes explorar competências digitais para a educação contemporânea, conferindo autonomia ao educador para continuar a sua própria jornada de aprendizagem, para ensinar no mundo digital.

O primeiro desafio abordou o ensino com vídeos e áudios, sendo o docente o criador do conteúdo digital. O educador foi exposto, de forma prática, a como criar o seu canal no YouTube e como gravar e editar um vídeo com características e fins educacionais.

No segundo desafio, o foco foi o texto, a produção textual. Nesta etapa, a plataforma estudada foi a rede Twitter. O educador pode conferir como criar um perfil, como se comunicar na rede social e a interagir virtualmente, além de observar a linguagem utilizada na plataforma para se aproximar do seu público.

Já o terceiro desafio, focou no ensino digital multimídia e abordou as funcionalidades da rede social Instagram, com a produção de conteúdos de formas: síncrona, assíncrona, temporária ou definitiva. O desafio também mostrou como utilizar o Canvas, plataforma que permite criar comunicações visuais, de diferentes formatos, para o mundo digital e off-line.

A capacitação, realizada em parceria com o STHEM Brasil, é coordenada pelo Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional (NUADE) e tem como foco a formação contínua do corpo docente do Unileste.

 

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2
16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil 
11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)