2022
set
13
Notícias

Clínica Veterinária oferta atendimentos à comunidade

São ofertados atendimentos e procedimentos veterinários acessíveis para animais domésticos da comunidade do Vale do Aço na Clínica Veterinária do Unileste, localizada no campus Coronel Fabriciano. Os atendimentos são realizados pelos estudantes do curso de Medicina Veterinária, com supervisão dos professores. 

Entre os serviços ofertados estão: consulta clínica e cirúrgica que incluem diagnósticos, cuidados sanitários básicos, de manejo, alimentação, além de orientações sobre posse e adoção responsável. Também são realizadas cirurgias de baixa e média complexidade, sendo: castração de fêmeas e machos, correção de hérnias (umbilical, inguinal, perineal, entre outras), retirada de nódulos e de tumores (de pele, mamários, uterinos, entre outros).  

Para agendamento, os tutores devem possuir renda familiar de até três salários-mínimos e/ou serem cadastrados no CadÚnico (do Governo Federal). Os atendimentos também são oferecidos às organizações não governamentais (ONGs) de proteção animal. Os interessados devem agendar avaliação prévia pelo telefone (31) 3846-5625, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h.  São atendidos somente animais domésticos previamente agendados e, obrigatoriamente, todos os animais atendidos devem possuir um tutor responsável para acompanhamento.    

Segundo o coordenador do curso, Dr. Renato Travassos, os atendimentos, além de oportunizar aos estudantes a aprendizagem prática, reforça o compromisso do Unileste com a comunidade do Vale do Aço. “Os serviços ofertados pela Clínica Veterinária contribuem para a saúde pública da região, proporcionando às pessoas que atendem os critérios de renda e, também, às ONG’s, cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais”, conclui.    

Sobre a Clínica    

A Clínica Veterinária, inaugurada em 2020, oferta serviços veterinários de qualidade e concede aos estudantes um ambiente de vivência prática e trabalho de responsabilidade socioambiental. A estrutura conta com consultórios, centro cirúrgico, salas de preparação e recuperação, salas de exames laboratoriais e diagnóstico por imagem, laboratórios, farmácias e central de esterilização.    

Anexo à Clínica, situa-se a Fazenda Escola Unileste, construída e baseada em conceitos de conforto animal, bem-estar e sustentabilidade, que abriga bovinos, caprinos e equinos. O local permite aos discentes vivenciarem demandas reais que os futuros médicos veterinários encontrarão no mercado de trabalho, além de desenvolver projetos de iniciação científica, pesquisa e de extensão.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil 
11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)
08 abril 2024
Unileste presta homenagem a colaboradores por tempo de casa