2025
mar
11
Notícias

Conheça o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Vale do Aço, elaborado pelo Unileste

Após 7 anos de estudos e contribuições de especialistas, o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), elaborado pelo Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) para a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), foi oficialmente sancionado pelo Governo de Minas Gerais no final de 2024 e transformado em lei. Agora, em 2025, as diretrizes serão colocadas em prática nas cidades da região. 

O PDDI integra a Lei Complementar nº 178, que estabelece normativos para habitação, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico, preservação ambiental e planejamento do uso do solo nos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo. Coordenado pela ARMVA, o plano foi estruturado por uma equipe de 70 profissionais – pesquisadores, consultores e cientistas – do Unileste entre os anos de 2013 e 2019.  

A construção do documento seguiu quatro etapas principais: definição de macrodiretrizes, diagnóstico da região, elaboração de propostas e desenvolvimento do sumário executivo e macrozoneamento. Esse processo permitiu um levantamento detalhado das necessidades locais, subsidiando estratégias para o crescimento sustentável. 

Impacto do PDDI na Vida da População 

Com a implementação do PDDI as cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço terão um planejamento mais eficiente para questões essenciais do dia a dia, como melhorias no transporte público, preservação de áreas verdes e incentivos para o crescimento econômico local.  

De acordo com o coordenador geral do projeto e pró-reitor acadêmico do Unileste, Dr. Marcelo Vieira Corrêa, o Plano Diretor será um norteador essencial para o futuro da região. “Com diretrizes bem definidas, o plano ajuda a organizar o desenvolvimento urbano, evitando problemas como ocupações irregulares, falta de infraestrutura e crescimento desordenado. Isso resulta em mais qualidade de vida para os moradores, com cidades mais estruturadas”, ressalta. 

Acesse o documento completo em: https://mediaserver.almg.gov.br/acervo/541/500/1541500.pdf 

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

29 abril 2025
Unileste entre os melhores centros universitários de Minas Gerais
25 abril 2025
Estudantes visitam Aldeia Indígena Pataxó
23 abril 2025
Unileste abre inscrições para Vestibular Bolsa Destaque