2021
maio
12
Direito

Curso de Direito do Unileste é o que mais aprova na OAB no Vale do Aço

O curso de Direito do Unileste obteve, mais uma vez, o melhor índice de aprovação no Exame Unificado de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da região. Os estudantes da Instituição garantiram, na 31ª edição do Exame, a primeira colocação entre todas as Instituições da Região Metropolitana do Vale do Aço.

O coordenador do curso de Direito, professor Me. Wallace Carvalho Costa, considera o resultado uma consequência do esforço dos estudantes e do corpo docente, que se dedicam e se apropriam do uso de metodologias de ensino ágeis que priorizam o protagonismo do aluno no seu processo de aprendizagem. “Não se trata de sorte, mas resultado de esforço e empenho mútuo de toda a equipe. O curso se preocupa com a formação profissional de qualidade e humanista, contribuindo de forma concreta para a consolidação dos propósitos acadêmicos. A aprovação no Exame de Ordem demonstra que estamos no caminho certo, aplicando uma educação jurídica responsável e comprometida”, afirma.

Para o pró-reitor acadêmico do Unileste, Dr. Marcelo Vieira Corrêa, a prova viva do compromisso social que envolve a formação profissional e cidadã dos estudantes são os projetos desenvolvidos com e para a comunidade do Vale do Aço, por meio de ações extensionistas. “O processo de formação vai muito além da sala de aula, e para que ele seja feito de forma completa, é preciso que os profissionais conheçam e se proponham a solucionar problemas da sociedade. O estudante de Direito do Unileste tem esta oportunidade: de se desenvolver por meio dos projetos de pesquisa, de júri e audiências simulados virtuais verossímeis – por meio da plataforma Juristta.com – e com a atuação no Núcleo de Práticas Jurídicas, por exemplo, que oferta atendimentos gratuitos de consultoria jurídica à população”, declara Marcelo.

Para os estudantes, a aprovação no Exame e a conclusão do curso é motivo de alegria e a chegada de um novo ciclo profissional. A recém-formada do curso, a advogada Rithiane Morais, afirma que a aprovação no Exame de Ordem, antes mesmo da formatura, era um objetivo. “Realizei a primeira fase da prova ainda no 9º período do curso. Durante a preparação, tive total apoio do corpo docente. As metodologias voltadas em preparar os estudantes tanto para o Exame de Ordem, quanto para o mercado de trabalho, fizeram total diferença. Estou muito feliz e realizada por esta conquista”, comemora Rithiane que já atua no mercado de trabalho como advogada da área cível.

O curso de graduação em Direito da Instituição tem por missão constituir-se no centro de excelência no ensino jurídico, formando profissionais com habilidades e competências teórico-práticas, pautados nos princípios da ética e da justiça para a promoção da paz social, sem perder de vista a sua condição de pessoa humana.

Exame de Ordem da OAB

O Exame de Ordem é a avaliação prestada pelo bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. A prova é realizada três vezes por ano e possui duas fases eliminatórias: a primeira consiste em uma prova objetiva, de múltipla escolha, com questões sobre temas abordados em todas as disciplinas obrigatórias do curso e a segunda, denominada prova prático-profissional, com redação de peça profissional e questões discursivas.

O Exame, portanto, qualifica o profissional formado ao exercício de determinadas atividades dentro da profissão e procura resguardar a sociedade da má qualidade dos serviços jurídicos.

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

Notícias Recentes

20 setembro 2021
Unileste realiza Semana de Responsabilidade Social
17 setembro 2021
Unileste empossa novos membros do CONSEPE
17 setembro 2021
Direito promove 12º Seminário de Direito Ambiental