2023
jun
01
Engenharia Elétrica

Curso de Engenharia Elétrica do Unileste promove visita técnica orientada 

O Centro Universitário Católica de Minas Gerais (Unileste) realizou nesta quarta-feira (31), uma visita orientada pelos graduandos do curso de Engenharia Elétrica, que receberam os estudantes do ensino médio profissionalizante do Colégio São Francisco Xavier (CSFX). 

Com o objetivo de favorecer um ambiente de reconhecimento das atividades pertinentes ao campo da eletricidade em escala real, os visitantes tiveram oportunidade de visualizar diversas experimentações conduzidas pelos graduandos e relacionadas com o campo da eletricidade, tal como, consumo de energia, soldagem elétrica, dentre outros. A ação integra a ementa da disciplina segurança, ergonomia e meio ambiente dos cursos de engenharia. 

Para a docente, prof. Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, os graduandos que realizaram as exposições técnicas foram inclusos em uma experiência fundamental para a sua formação profissional. “Através do contato direto com a sociedade, os estudantes colocaram em prática os conteúdos aprendidos na sala de aula e, ainda, ocorreram oportunidades que estimularam o desenvolvimento de habilidades importantes para o mercado de trabalho, tal como, pensamento crítico, criatividade, autonomia, comunicação, inteligência emocional, dentre outras.”, ressaltou. 

O prof. Edvaldo Santos Sabino, engenheiro de segurança, egresso do Unileste, e responsável pela turma de visitantes, reforçou a importância dessas atividades “Conciliar teoria e pratica, é um desafio em todos os espaços educativos, notadamente no curso técnico, devido ao tempo de realização e inserção no mercado trabalho. Essa é uma ótima oportunidade para vivenciar algumas importantes questões estudadas na disciplina de segurança do trabalho, observando fatos reais, que podem levar ao acidente, principalmente, quando são ignoradas as normas regulamentadoras, em especial a NR-10 e NR -12. Este modelo híbrido de aprendizagem quebra paradigmas e traz experiências, que o aluno, carregará por toda vida acadêmica e profissional”, afirma. 

Em complemento, o coordenador do curso de engenharia elétrica, prof. Mestre Luciano Bittencourt de Abreu, comentou que as atividades realizadas contribuem para promoção do conhecimento em relação à importância da legislação, voltada à prática profissional com segurança para os executores, empresas e sociedade. além disso, oportunizar aos graduandos exercitar algumas atribuições do engenheiro, tal como, o treinamento, a análise, a experimentação, dentre outras, que são estabelecidas conforme a legislação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

“É importante destacar que com essa visita técnica orientada foi estabelecido o contato com diferentes tipos de experimentos relacionados com a área de engenharia, desse modo, os visitantes foram incluídos em diversas atividades e ocorrendo a aplicação da técnica de análise de risco visando o detalhamento das medidas mitigadoras aplicáveis. Além disso, os graduandos são colocados como protagonistas, sendo assim, estabelecidos importantes momentos para a reflexão e aprendizagem, com uso de ferramentas significativas em novos contextos educacionais, que contribuem para o desenvolvimento de competências com aquisição de conhecimento e domínio de habilidades fundamentais para o desempenho profissional do egresso”, pontuou. 

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil 
11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)
08 abril 2024
Unileste presta homenagem a colaboradores por tempo de casa