Geral

Curso de Engenharia Química realiza evento sobre Controle de Emissões de Particulados

O curso de Engenharia Química promove na próxima quinta-feira (08), às 19h, uma palestra com o tema “Controle de Emissões de Particulados”. O evento que será realizado em ambiente virtual, pelo Google Meet, será ministrado pelo engenheiro metalurgista, pós-graduado em Ecologia e Meio Ambiente, com mais de 30 anos de experiência na direção e gerenciamento de processos, Renier de Moraes Torres. A palestra tem como público alvo os alunos da disciplina de Tratamento de efluentes industriais e gestão de resíduos.

A docente responsável pela disciplina, Jaqueline Lacerda da Silva, conta que esta é uma grande oportunidade para os estudantes, pois proporciona um contato direto com um profissional renomado na área estudada. “Na disciplina de tratamento de efluentes industriais e gestão de resíduos convidamos profissionais para contar as experiências na operação e gestão dos sistemas de controle de poluição, trazendo para a sala de aula a vivência do engenheiro nas plantas industriais. Este momento é muito enriquecedor e motivador”, afirma.

A poluição do ar traz prejuízos à saúde e qualidade de vida das pessoas, além de ser danosa à fauna, flora e qualidade dos materiais (corrosão). Os materiais particulados podem ser oriundos de fontes naturais, como por exemplo, fenômenos geoquímicos (vulcões) ou fontes antropogênicas, originadas pela atividade urbana. O material particulado proveniente das atividades industriais é formado por partículas de diâmetros reduzidas, com características físicas e químicas variadas. A emissão dessas partículas precisa ser controlada para reduzir a poluição do ar.

Para o coordenador do curso, Leonardo Ramos Paes, a iniciativa contribui muito para a formação de profissionais de qualidade. “A Engenharia Química tem como obrigação desenvolver processos que causem o menor impacto ambiental possível. Desta maneira, toda atividade que leva o aluno a pensar sobre proteção ambiental é bem-vinda, para formar o profissional com capacidade técnica para atuar de forma ética e consciente, neste sentido, a palestra vêm de encontro a estas concepções do curso”, finaliza. .

Engenharia Química no Unileste

O curso de Engenharia Química do Unileste prepara profissionais qualificados para atuar no desenvolvimento e na operação dos processos químicos em escala industrial, dimensionando equipamentos e definindo rotas e etapas do processo produtivo. Os cursos de graduação do Unileste possibilitam a formação de profissionais bem preparados e capazes de atender aos desafios e demandas do mercado de trabalho. Além disso, o corpo docente do IES é altamente qualificado, tendo mais de 80% da sua totalidade formada por mestres e doutores. Clique aqui e saiba mais.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

16 abril 2024
Cria do Unileste: egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil
11 abril 2024