2020
nov
11
Evento

Curso de Medicina Veterinária promove 3ª Semana Acadêmica

A terceira edição da Semana Acadêmica do curso de Medicina Veterinária, que acontecerá entre os dias 16 e 20 de novembro, a partir das 8h30, discutirá as especialidades da profissão. O evento, realizado em ambiente virtual, recebe convidados que atuam em diferentes regiões brasileiras e que irão compartilhar experiências e conhecimentos por meio de palestras, conversas e exposições.

Segundo o coordenador do curso, Dr. Marcos Vinícius Rodrigues, a montagem da programação contou com a participação ativa dos estudantes, nas escolhas de temas e participantes. Além das palestras, o evento também irá promover a apresentação dos Projetos Integradores (PI) e dos trabalhos envolvidos nas Semanas de Iniciação Científica e Extensão (SICEX) do Centro Universitário.

“Teremos uma Semana Acadêmica de muito conhecimento e aprendizagem, nas diversas áreas de atuação da Medicina Veterinária. O intuito, por meio da presença de grandes profissionais e da socialização dos projetos desenvolvidos no curso, é estimular ainda mais o nosso corpo discente a desenvolver habilidades e competências para atuar futuramente na saúde, no bem-estar animal e no meio ambiente”, afirma.

Programação

Na abertura do evento, segunda-feira (16), às 8h30, a especialista em Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres, Carla Sassi, e a doutora em Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Selvagens, Letícia Bergo Ferreira irão ministrar palestras sobre a Atuação do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) no Pantanal (MT) e sobre doenças odontológicas em coelhos e roedores, respectivamente.

No turno de encontros da noite, às 19h, a doutora em Zootecnia e Reprodução Animal, Maria Gazzinelli Neves, participa da palestra Cavalo no ambiente terapêutico e o pós-doutor em Patologia Investigativa, Aldair Junio Woyanes Pinto, fala sobre Patologia Forense – o CSI da Medicina Veterinária. Às 21h, a médica veterinária Fabiana Luiza Lima Goulart conduz a palestra com o tema Felv – o que precisamos saber.

No segundo dia, terça-feira (17), às 8h30, o especialista em Clínica e Cirurgia, Renato Nascimento Fernandes, participa do encontro sobre Ortopedia em pequenos. Às 10h, o tema Conservação das Onças Pintadas nos Biomas Brasileiros será discutido pelo doutor em Medicina Veterinária, Carlos Csemark Junior.

Já no período da noite, serão discutidos os assuntos Cirurgia de cólica: indicações e procedimentos realizados em campo e Importância da Manutenção dos Zoológicos, às 19h e 21h, pela médica veterinária Raquel Goulart e pela especialista em Ecologia e Conservação, Cláudia Diniz Pinto Coelho, respectivamente.

Também compõem a programação da Semana, nos dias 18, 19 e 20, as apresentações dos Projetos Integradores de todos os períodos e dos projetos de Iniciação Científica e Extensão. Além disso, os estudantes também participarão das palestras de abertura e de encerramento da SICEX, com os temas “Educação Superior na construção do Humanismo Solidário: racismo e antirracismo – conhecer para combater e superar” e “Desafios do humanismo solidário: o cuidar da casa comum”, com os convidados Dra. Nilma Lino Gomes e Dr. Leonardo Boff. Clique aqui para saber mais sobre a SICEX.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

Notícias Recentes

16 abril 2024
Cria do Unileste: egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil 
11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)
08 abril 2024
Unileste presta homenagem a colaboradores por tempo de casa