2022
out
26
Geral

Curso de Psicologia promove roda de conversa sobre substância ayahuasca

O curso de psicologia do Unileste recebeu na noite de ontem, 25, a roda de conversa: “Estudos sobre utilização da substância ayahuasca no tratamento da depressão”. O evento contou com a participação de representantes de vários setores da sociedade para discutir o potencial terapêutico da bebida amazônica, popularmente conhecida como chá do Santo Daime, em pessoas que sofrem com depressão grave.

Além dos professores da graduação Dr. Antônio Honório Ferreira e Dr. Leonardo Ramos Paes Lima, participaram da roda o médico psicanalista, Dr. João Vitor Moutinho Moura, a Psicóloga e Psicoterapeuta, Cláudia Cristina de Morais, a Bioquímica Gláucia Carla Martins da Costa, e o Advogado Helson Augusto Drumond.

Durante o evento os estudantes da graduação puderam esclarecer dúvidas sobre a ayahuasca e conhecer os benefícios da bebida no tratamento da depressão. A substância estimula receptores de serotonina, localizados em regiões do cérebro envolvidas no processamento das emoções, percepções e introspecção.

Sobre a substância

A bebida é preparada com o cozimento de folhas de duas plantas amazônicas, uma chamada Chacrona e outra conhecida como Jagube ou Mariri. No Brasil, o Conselho Nacional Antidrogas retirou a substância da lista de drogas alucinógenas, permitindo o uso em rituais religiosos. Atualmente, há diversos estudos em andamento para conferir segurança ao uso dessa substância.

 

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

13 janeiro 2023
Processo seletivo aberto para profissionais da saúde
21 dezembro 2022
Docente do curso de Direito tem artigo publicado no Portal Migalhas