maio

Curso de Psicologia realiza programação alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial

O curso de Psicologia do Unileste realiza nesta quarta-feira (18), no Espaço Cinquentenário, campus Coronel Fabriciano, a partir das 19h, uma programação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A iniciativa parte do projeto Circuito da Loucura, movimento do curso em referência à data (18/05) e que tem os estudantes como protagonistas. O objetivo do Circuito é mobilizar toda a comunidade acadêmica e os profissionais da área para ampliarem as discussões sobre o atendimento psiquiátrico brasileiro.

“O atendimento psiquiátrico brasileiro é cheio de histórias de violações dos direitos humanos e de preconceito em relação aos pacientes com transtornos mentais”, conta o coordenador do curso de Psicologia, Dr. Eustáquio de Souza. “Apesar dos avanços para reverter a discriminação, ainda há muito o que ser feito para mudar a cultura deixada. Por isso é muito importante lembrar a data e debater o assunto”, continua.

O cronograma de ações conta com apresentação cultural e exposição de oficinas realizadas por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSI), de Cel. Fabriciano, apresentação de trabalhos realizados pela Associação de Trabalho e Produção Solidária (Suricato) e uma mesa-redonda.

Participarão do debate, a egressa do curso de Psicologia, Giselle Gonçalves – Referência Técnica em Saúde Mental da Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano, as docentes da graduação do Unileste, Patrícia Guedes e Shyrlleen Christienny Assunção Alves, e os estudantes Elisa Gonçalves Falcão e Saulo Andrade Santos.

Ainda nesta terça-feira (17), integrantes do Circuito da Loucura e convidados gravaram um podcast sobre o tema.

Exposição

Até o dia 22 de maio, quem passar pelo espaço cultural do Unileste, localizado no hall do bloco B, poderá visitar a exposição “Circuito da Loucura – Diversidade e inclusão”, que reúne obras de adolescentes atendidos em serviços de atenção à saúde mental, no município de Cel. Fabriciano. A exposição é composta por fotos e artesanatos produzidos pelos pacientes.

Sobre a data

O dia da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio e busca reacender o debate sobre o atendimento psiquiátrico brasileiro por meio da formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas para atendimentos a pacientes com transtornos mentais.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil
11 abril 2024