Instituto de Pesquisa do Unileste Dataleste
Edital: 010/2018
Docente: ALEXANDRE GUERRA FABRI
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Data de início: 01/03/2019
Data de término: 10/12/2019
Local: Coronel Fabriciano
Resumo:
Com inspiração clara em outros Institutos de Pesquisas Econômicas, tais como a Fipe e o Ibre-FGV, e outros Institutos de Pesquisa de Mercado, Opinião Pública, Política e Comunicação, como o Ibope, esse projeto de extensão se propõe a criar um embrião do que pode vir a ser um instituto de pesquisas ad hoc ou em painel de referência para o Vale do Aço. O Instituto de Pesquisa Dataleste irá oferecer duas linhas de painéis histórica de pesquisa, focados nas três principais cidades da RMVA, a saber: o “Custo da Cesta básica” e a “Expectativa dos Consumidores”, ambas conhecidas nacionalmente por serem produzidas regularmente com resultados captados no âmbito do Brasil. Porém, sem garantia que o comportamento da região também reflete os índices alcançados na computação nacional. Serão produzidas 4 pesquisas sobre o Custo da Cesta básica e outras 4 pesquisas sobre a Expectativa dos Consumidores ao longo do ano de 2019, totalizando 8 (oito) pesquisas de painéis. O Instituto de Pesquisa Dataleste poderá também oferecer pesquisas pontuais sob demanda, por vezes onerosa, com receita direcionada ao caixa do Unileste, mantendo a mesma estrutura de pesquisa ao longo do ano, aumentando, dessa forma, a participação dos alunos nos projetos. Há claras sinalizações da Assessoria de Assuntos Institucionais do Unileste que existe uma demanda reprimida por essas pesquisas e que instituições de fomento regional, como a FIEMG, os CDLs e Prefeituras poderiam apoiar e financiar.
Edital: 010/2018
Docente: ALEXANDRE GUERRA FABRI
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Data de início: 01/03/2019
Data de término: 10/12/2019
Local: IPATINGA
Resumo:
Serão escolhidas 2 escolas de ensino médio, que queiram receber o projeto e que tenham uma turma de 3º ano (formandos) igual ou superior a 40 alunos. Esse perfil se enquadra a Escola John Wesley, que recebeu o projeto no ano de 2018 e já manifestou interesse em continuar no outro ano. O Colégio Adventista já sinalizou querer receber o projeto, também. Essas turmas receberão visitas de alunos e professores dos cursos de Comunicação que irão debater assuntos sociais, tais como o uso de entorpecentes, a gravidez indesejada ou a ação de bullying. Os alunos dessas escolas serão capacitados para produzir um filme de curta metragem, com, no máximo três minutos de duração, discutindo o tema proposto. Esses alunos também receberão noções técnicas, tais como instrumentalização de construção de roteiro, direção de cena e produção dos vídeos, via disciplina do curso de Comunicação. Nosso projeto escolherá dois roteiros por escola e dará condições aos alunos do ensino médio de, através da metodologia ativa, orientada pelos alunos dos cursos de Comunicação. Ao final de 6 encontros, cada escola terá produzido dois filmes de curta metragem sobre um tema social, feito por alunos da própria escola. Os componentes do projeto escolherão um filme como vencedor da etapa. O mesmo modelo será aplicado em duas escolas, somando 4 filmes ao ano, que serão usados nas redes sociais e projetos de pesquisas. Entende-se que, dessa forma, os jovens terão debatido e refletido profundamente sobre o tema.