jun
Curso

Docente e egressos têm pesquisa conjunta publicada no Iberoamerican Journal of Industrial Engineering

A professora dos cursos de Engenharia do Unileste e coordenadora do Projeto de Extensão Ações educativas em segurança, ergonomia e meio ambiente, Dra. Marluce Queiroz, publicará, na próxima edição do periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a pesquisa Estudo de caso: Análise dos riscos ocupacionais da brigada de incêndio florestal na região metropolitana do vale do aço, Minas Gerais, Brasil, com coautoria dos egressos de pós-graduação Carolina Andrade, do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, e Felipe Andrade, do Direito.

A produção interdisciplinar explora requisitos legais para formação de brigada de voluntários que atuam em combate a incêndios florestais, detalha aspectos pertinentes às condições de segurança dos brigadistas e os impactos ambientais das queimadas no Parque Estadual do Rio Doce e áreas próximas.

De acordo com a Dra. Marluce, o estudo realizou a análise dos riscos inerentes ao processo de prevenção e extinção dos incêndios florestais. “Dentre as possíveis causas, foram feitas ponderações quanto aos condutores elétricos caídos que representam um risco à segurança pública devido à possibilidade de contato humano e potencial formação de arco que provoca os incêndios florestais. Além disso, foi discutida a relevância da aplicação das atividades formativas para os brigadistas, desse modo, viabilizando a aplicação de métodos adequados para contenção do sinistro e minorar o dano ambiental”, afirma.

A docente explica ainda que o “trabalho investigativo permitiu constatar que os brigadistas estavam sujeitos aos riscos de acidentes, com probabilidade de lesões diversas, tal como, escoriações e queimaduras, explicitando a relevância das capacitações como estratégia para mitigar as condições de perigo para esses profissionais”.

Do periódico

O Ibero American Journal of Industrial Engineering (IJIE), é uma publicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que apresenta como missão contribuir para a disseminação do conhecimento na área de Engenharia Industrial, Engenharia de Produção e áreas correlatas, mediante a divulgação de artigos científicos, alcançando Qualis B3, nas áreas de ensino e planejamento urbano e regional/demografia.

Publicado por Brenda Duarte

16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil
11 abril 2024