2022
dez
14
Notícias

Egressa de Ciências Biológicas apresenta projeto iniciado durante a graduação em Convenção internacional

A egressa do curso de Ciências Biológicas do Unileste, Priscila Silva Gomes, apresentou no último mês, um projeto sobre quelônios continentais (tartarugas, cágados e jabutis) que vivem tanto na água doce como na salgada e em terra firme e criados em cativeiro. A ex-aluna apresentou o trabalho na Conferência da URBIO – Rede Internacional Urban Biodiversity and Design, realizada de forma híbrida, em Bruxelas.

O artigo “Illegal captive breeding of continental chelonians: an ethnoherpetological approach to understand this activity in Brazil”, surgiu durante a graduação no Centro Universitário, e observou no período de 2017 a 2019, especificamente, a população de jabutis do Centro de Biodiversidade da Usipa (CEBUS), em Ipatinga.

O estudo, que também contou com a participação do docente dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, Dr. Marcos Vinícius Rodrigues, evidenciou a relevante importância ecológica e socioeconômica desses animais, considerados parte indissociável da cultura de povos tradicionais em algumas regiões do Brasil.

Para a egressa, a apresentação dos resultados do artigo em um evento internacional foi muito significativo em sua vida e carreira profissional. “Esse momento serviu como uma base de motivação, no qual por meio do reconhecimento e espaço, foi possível apresentar ao núcleo científico internacional dados importantes de um trabalho realizado no Vale do Aço”, conta Priscila.

Conferência da URBIO

A rede URBIO é uma organização científica sem fins lucrativos e sem orçamento próprio, que organiza e realiza a “Integrating Biodiversity in Urban Planning and Design Processes”, desde 2008. O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio científico entre pesquisadores, profissionais e partes interessadas, por meio da discussão de conceitos de pesquisa e resultados de aplicações práticas na integração da biodiversidade ao planejamento e desenho urbano.

 

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

13 janeiro 2023
Processo seletivo aberto para profissionais da saúde
21 dezembro 2022
Docente do curso de Direito tem artigo publicado no Portal Migalhas