Publicidade e Propaganda
Egressa lança livro para democratizar o conhecimento sobre criatividade
Tamara Aleixo, formada em Publicidade e Propaganda pelo Unileste em 2019, lançou o livro “Estética Estratégica”, que reúne reflexões sobre criatividade, estética e estratégia no campo da comunicação visual. A obra é o primeira de uma série que a autora pretende desenvolver, com o objetivo de tornar o tema acessível.
A iniciativa surgiu da experiência pessoal de Tamara, que sempre gostou de ler e aprender no próprio ritmo, mas encontrou poucas opções de livros que explicassem de forma objetiva sobre criatividade. “Sempre gostei das possibilidades que o livro dá: poder marcar as páginas e aprender no meu tempo. Quando tive dificuldade para encontrar livros sobre o tema, pensei que outras pessoas também poderiam ter, e que gostariam de ler obras mais didáticas,” conta.
No livro, Tamara aborda a relação entre estética e estratégia na criação de marcas e projetos visuais. Para ela, a estratégia é o que cria a conexão entre o público e o trabalho criativo. “A estética é de extrema importância, mas o que separa um bom trabalho dos demais é a estratégia usada durante sua criação. É essa ponte entre estética e estratégia que ensino no livro”, explica.
A formação no Unileste foi importante para o desenvolvimento do olhar analítico da autora, que destaca a importância da pesquisa e do registro organizado do conhecimento. “Sou conhecida pelas minhas anotações organizadas e de fácil entendimento. Ter desenvolvido esse olhar de pesquisadora fez total diferença na minha carreira e na escrita”, afirma.
Tamara também reforça a importância do ambiente acadêmico para o desenvolvimento dos estudantes. “Meu conselho é que os estudantes se permitam experimentar durante o curso, mantendo sempre a curiosidade e se jogar nos projetos que o ambiente acadêmico proporciona. A universidade é uma oportunidade valiosa para beber de várias fontes e conectar os novos aprendizados”, ressalta.
Publicado por Juliana Gonçalves Passos