Engenharia Química

Egressas do curso de Engenharia Química são selecionadas no programa de Trainee Usiminas

As egressas do curso de Engenharia Química, Ana Beatriz Pereira Barbosa e Geiciele Mafra de Souza, foram selecionadas para o Programa Jovens Profissionais Trainee da Usiminas, empresa do setor siderúrgico de destaque no cenário nacional.

O programa, que contou com mais de 14 mil inscritos, foi realizado em oito etapas e selecionou 35 profissionais para o projeto com duração de dois anos. Neste período, os selecionados participarão de uma trilha de desenvolvimento com treinamentos técnicos e mentorias e também desenvolvem projetos que serão apresentados para a diretoria da empresa.

Egressas Unileste

Aprovada para a Gerência Técnica de Aciaria e com a área de atuação definida para o Refino Primário/Convertedores, Ana Beatriz relembra a sua trajetória no Unileste ao contar que além dos conteúdos aprendidos em sala de aula, participou de congressos, monitorias, cursos de idiomas, da comissão de formatura e realizou intercâmbio pelo programa International Summer Academy.

“Graças a essas experiências, desenvolvi minha comunicação, relacionamento interpessoal e até mesmo o espírito de liderança, que foram potencializadores para a aprovação no Trainee Usiminas. O coração está cheio de gratidão e alegria pela conquista, afinal estamos falando de uma das maiores siderúrgicas do Brasil”, completa.

Para Geiciele, que também foi selecionada para atuar na área da Aciaria, mas no setor de Lingotamento Contínuo e Qualidade de Produtos, aproveitar as oportunidades ofertadas durante a graduação foi fundamental para as recentes conquistas.

“Iniciativas como a Extensão universitária, minicursos e palestras, além de todo o conhecimento adquirido durante as aulas, foram diferenciais para minha aprovação no Programa de Estágio da empresa, em 2017, e agora no Programa de Trainee. Ser uma entre os 35 aprovados me fez ter ainda mais certeza que fiz a escolha certa”, ressalta.

Engenharia Química

O curso forma profissionais qualificados para atuar no desenvolvimento e na operação dos processos químicos em escala industrial, dimensionando equipamentos e definindo rotas e etapas do processo produtivo. Segundo a docente, profa. Ma. Jaqueline Lacerda, as iniciativas do curso, tais como projetos integradores, estágios, trabalhos de conclusão de curso, programas de Iniciação Científica e de Extensão “desafiam os estudantes a desenvolverem soluções para problemas de engenharia presentes na comunidade e/ou indústria, preparando-os para o mercado de trabalho”.

Para o coordenador do curso, prof. Dr. Leonardo Ramos Paes de Lima, as profundas e aceleradas modificações tecnológicas, estruturais e culturais demandam a constante atualização do ensino.

“O curso de Engenharia Química é pautado no desenvolvimento de habilidades e competências importantes, visando o mercado de trabalho, tentando conciliar os ensinamentos teóricos no desenvolvimento de atividades práticas. Com a inclusão dos projetos em que os estudantes atuam na solução de problemas da sociedade, visamos uma formação mais ampla e colocamos nosso egresso pronto para o mercado de trabalho”, finaliza.

Para conhecer tudo sobre o curso, clique aqui.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil
11 abril 2024