2022
jul
12
Geral

Egresso do curso de Direito do Unileste é empossado Juiz, no Rio de Janeiro

O Unileste comemora junto ao egresso do curso de Direito, Adones Henrique Silva Ambrósio Vieira, o resultado do 48º Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), para o cargo de juiz substituto da Corte. O ex-aluno foi um dos 52 aprovados entre os 821 candidatos, oriundos de vários estados do país, que disputaram 50 vagas para magistratura no estado do Rio de Janeiro.

Para ser aprovado, Adones precisou alcançar bons resultados em cinco etapas classificatórias do concurso: prova objetiva; avaliação escrita, com 25 questões abertas, cada uma com mínimo de 15 linhas para resposta; duas provas de sentença (civil e penal); investigação social e, por último a prova oral de análise de títulos. O resultado oficial do processo seletivo foi divulgado em maio de 2022.

O jovem de apenas 28 anos, natural de Ipatinga, conta como estudo e dedicação, aliados à estrutura de ponta e ensino de excelência, são fundamentais para alcançar objetivos. “Ainda na graduação me apaixonei pelo direito público. Atribuo a minha paixão aos excelentes professores que tive durante a minha formação, no Unileste. Isso me ajudou a conseguir a minha tão sonhada aprovação para o cargo de Juiz, afinal esse era o meu sonho desde o início do curso”, destaca o egresso.

 O Juiz recém-empossado participa, até o mês de setembro, do 37º Curso Oficial de Formação Inicial de Magistrados da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). A capacitação tem o objetivo de desenvolver competências profissionais necessárias para o pleno exercício da magistratura. Trabalho muito importante desempenhado em prol da sociedade.

Sobre a graduação 

Adones ingressou no curso de Direito, em 2011, e desde então vinha se dedicando aos concursos públicos. Ele recorda da época da graduação como um período de muito aprendizado e amadurecimento, tanto para a sua vida profissional como, também, para a pessoal.

Suas experiências no ensino superior no Unileste, até a sua formação em 2015, incluíram contato com diversas áreas do Direito, matérias, profissionais, projetos e mescla do conhecimento teórico com a prática profissional. Conjuntura que contribuiu com a sua aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), permitindo exercer a advocacia por 5 anos.

Preparação

Conciliando trabalho e estudos, Adones prestou concursos para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), prefeituras, entre outros. Somente em 2017 conseguiu a sua primeira aprovação, mas ainda fora da sua área de especialização: direito público.

Cansado de desviar sua atenção para outras áreas, ingressou em um curso preparatório de carreiras jurídicas e concentrou-se na magistratura. “Há muitos erros e acertos na minha trajetória profissional. Um erro sem dúvida, foi estudar para concursos em áreas que não me interessava. Eu deveria ter escolhido, desde o início, estudar apenas para a área que eu queria e não sair fazendo todos os editais que abriam”, pontua o egresso.

Quando perguntado sobre os acertos, Adones afirma que não há um método específico. “A forma de estudo é muito peculiar de cada indivíduo, sendo assim, busquei estudar os temas que eu tinha mais dificuldade. Não foi fácil chegar até a minha aprovação, mas ao longo do caminho fui amadurecendo e compreendendo que cada reprovação foi necessária para o meu aperfeiçoamento e aprendizado”.  

O egresso também recomenda: “uma coisa que funcionou para mim, foi consumir conteúdos gratuitos na internet como os informativos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Outra dica que eu deixo para os que almejam um cargo público é focar no que realmente é importante, manter-se empenhado, não desistir e estudar muito”.

Direito no Unileste

O curso de Direito no Unileste é ofertado nos campi Coronel Fabriciano e Ipatinga. Atualmente é o curso que mais aprova no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Região Metropolitana do Vale do Aço, segundo dados da 33ª edição do Exame Unificado que avalia o índice geral de aprovações de faculdades públicas e privadas de direito de todo país.

A graduação possui um corpo docente formado por profissionais especialistas em diversas áreas, infraestrutura exemplar, dentre outros benefícios, para a formação de um profissional participativo e preocupado com a comunidade a sua volta e com o desenvolvimento profissional, humano e regional.

 

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2
16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil 
11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)