Emoção e valorização marcam as ações do Dia do Educador do Unileste

Nesta segunda-feira (18), o Unileste celebrou o Dia do Educador – confraternização unificada em alusão ao Dia dos Professores e ao Dia do Auxiliar Técnico Administrativo, comemorado em todo Grupo UBEC – em reconhecimento ao empenho, dedicação, vontade e esforço dos educadores no exercício e no desempenho da missão de educar, e por fazerem do Unileste a maior e melhor Instituição de Ensino Superior do Vale do Aço.

Mesmo sem abraços apertados, como de costume, a celebração foi realizada em todos os setores do Centro Universitário, nos dois campi, durante horários distintos do dia e da noite, e proporcionou momentos de reencontro, descontração, carinho e fraternidade entre os presentes.

A reitor​ia transmitiu aos educadores uma mensagem de gratidão e incentivo ao trabalho focado no desenvolvimento do estudante e da Instituição, durante as passagens pelos setores. Além disso, professores e coordenadores dos cursos de graduação foram surpreendidos em sala de aula, junto aos estudantes, com uma divertida e emocionante intervenção artística, que trouxe à reflexão os desafios da educação neste período de pandemia.

Outro momento marcante dos encontros foi a abordagem do Pró-Reitor Acadêmico, Marcelo Vieira Corrêa, que evidenciou o trabalho do time de educadores do Unileste, lembrando da proposta do Papa Francisco no Pacto Educativo Global sobre a formação de “aldeias educativas”, na responsabilidade pela educação, já que ela não é restrita aos profissionais que atuam dentro de sala de aula, mas à toda a sociedade. “O Unileste é uma “aldeia educativa”, pois a nossa equipe de educadores é pautada por valores que colocam a pessoa humana no centro do processo educativo. Deixo aqui explícito nosso agradecimento, reconhecimento e o contentamento da Instituição pela dedicação e empenho de todos, que contribuem com a qualidade do ensino oferecido pelo Unileste.”

Homenagem por tempo de Serviço

Como parte da programação do Dia do Educador, o Unileste homenageou, nesta terça-feira (19), educadores e educadoras que completaram quinquênios (5, 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 anos) de trabalho na Instituição, até o dia 15 de outubro de 2021.

A ação, com o tema “Juntos fizemos até aqui. Juntos faremos muito mais”, foi realizada no campus de Coronel Fabriciano, em quatro encontros e parabenizou 53 educadores que ao longo dos anos acrescentam qualidade, experiência e conhecimento para fazer do Unileste a maior e melhor Instituição de Ensino Superior do Vale do Aço.

Como sempre, as cerimônias deste ano foram recheadas de muita alegria e emoção. Os homenageados receberam um botton com uma determinada cor e com o número de tempo de serviço dedicado ao Unileste, certificado e brinde, e puderam junto, aos seus familiares, reitoria e aos gestores da instituição registrarem esse momento marcante na vida profissional.

O reitor​ Genésio Zeferino, um dos homenageados pelos seus quinze anos de serviços prestados ao Centro Universitário, recebeu o agraciamento e comentou o que Unileste representa na sua vida. “É satisfatório trabalhar em uma Instituição que valoriza as pessoas e promove oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional. O Unileste é uma parte bastante considerável e significativa na minha vida. Às vezes passamos mais tempo no trabalho do que em casa e, contamos com o apoio dos nossos familiares que estão sempre nos auxiliando e contribuindo indiretamente com o desenvolvimento da Instituição. Eu fico muito feliz e honrado em comemorar mais um quinquênio junto com os educadores.”

A homenagem é uma das diversas atividades de valorização profissional que o Centro Universitário promove. Para o Pró-reitor de Administração, Venício de Oliveira Júnior, o evento foi criado para “promover uma oportunidade para o colaborador revisitar sua trajetória na instituição”. Assim como outras iniciativas, a homenagem por tempo de serviço é um reconhecimento que reflete o compromisso da instituição em valorizar as pessoas que fazem parte dela. Segundo o Pró-reitor, “essa é uma preocupação não só do Unileste, como de todas as demais Unidades de Missão do Grupo UBEC”.

Venício ainda acrescentou que a equipe do Unileste é capaz, competente e comprometida em conquistar resultados significativos. “Nós formamos pessoas e profissionais para o mercado de trabalho. Então a valorização profissional está em nosso DNA e a homenagem por tempo de casa é mais uma oportunidade de agradecer e reconhecer os educadores que, por meio de seu trabalho, emprestam o melhor de si para a nossa Instituição.”

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

16 abril 2024
Cria do Unileste: egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil
11 abril 2024