2022
mar
21
Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica promove atividades formativas com foco na saúde do trabalhador

Entre os dias 17 de março a 01 de abril, estudantes do curso de Engenharia Elétrica, por meio de atividade da disciplina Segurança e Meio Ambiente, ministrada pela docente Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, participam de atividades formativas e discussões teóricas sobre a relevância dos exercícios compensatórios para auxiliar na manutenção da saúde dos indivíduos e prevenção dos acidentes do trabalho. A dinâmica tem sido acompanhada pela egressa do curso de Educação Física do Unileste, Glenda Aquino. 

De acordo com Dra. Marluce, os exercícios realizados com os discentes têm o objetivo de contribuir para a aprendizagem significativa, experimentando na prática os benefícios que traz a implementação de atividades de bem-estar na rotina labora. “Sabemos que a ginástica laboral não substitui o exercício físico regular, mas é um auxílio importante para prevenção de patologias”, afirma.  

No âmbito educacional, segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Me. Luciano Bittencourt de Abreu, as práticas também asseguram os conteúdos das disciplinas acadêmicas e a experiência “mostra-se importante para estimular os graduandos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de observação, reflexão, ação e criação sendo objetivos no contexto dinâmico de ensino e aprendizagem”, finaliza o coordenador.  

Ginástica laboral e saúde 

No contexto nacional, é identificado o crescimento do quadro de enfermidades decorrentes, entre outros fatores, da reestruturação produtiva e dos novos modos de organização do trabalho, que têm repercutido negativamente na saúde dos trabalhadores. Dentre essas, destacam-se aquelas de caráter crônico, as Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Esses distúrbios osteomusculares se constituem um problema de saúde pública mundial pela redução da qualidade de vida e da capacidade para o trabalho.  

 Entretanto, existem métodos diversificados que podem ser adotados como estratégias preventivas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as principais ações são: adotar uma boa postura; evitar manter os punhos constantemente dobrados; utilizar uma mobília adequada para a sua altura e atividade; fazer pausas a cada hora acompanhadas por exercícios de alongamento; manter o organismo hidratado; utilizar equipamentos de proteção e praticar exercícios localizados para fortalecer as regiões mais exigidas. 

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2
16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil