2022
jul
11
Notícias

Equipe multidisciplinar do CER II realiza Arraiá da Inclusão

Visando promover a socialização e integração de pessoas com deficiência (PCD) e reabilitados atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II do Unileste, a equipe multidisciplinar do Centro realizou na última sexta-feira (8), mais uma edição do tradicional “Arraiá da Inclusão”, no campus de Ipatinga.

“Nesta edição, pudemos contar com a participação de colaboradores do Unileste, pacientes e acompanhantes. Nosso evento foi todo programado com ações lúdicas, com objetivos terapêuticos. Assim, além de se divertirem, os pacientes puderam durante o evento desenvolver suas habilidades cognitivas e físicas”, destaca Diogo Emerick, coordenador do CER II.

Vestidos a caráter, a equipe e os pacientes dançaram quadrilha e se deliciaram com as comidas típicas da festa. A música ficou por conta de bandas que possuem integrantes atendidos no Centro em sua composição. Já as atrações artísticas como, Casamento Jeca e a quadrilha adaptada, foram um show a parte.

“Foi muito satisfatório ver o envolvimento e a empolgação dos nossos pacientes durante o evento. A alegria deles, nos mostrou que o “Arraiá da Inclusão”, é muito mais que uma festa, pois contribui com o desenvolvimento social, pessoal e cultural dos nossos pacientes!”, ressalta o coordenador.

Sobre o CER

O Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual do Unileste, alinhado à Política Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Serviço Único de Saúde (SUS) e suas Diretrizes, atende gratuitamente a pacientes com deficiências físicas, motoras, sensoriais e visuais, encaminhados pelos serviços públicos de saúde de 86 municípios do leste de Minas Gerais.

Os pacientes são atendidos e acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que se dedica à avaliação, prescrição, preparação, dispensação, adequação e treinamento para a entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de promover a autonomia do paciente e melhora da qualidade de vida.

Entre os serviços oferecidos estão: avaliação e acompanhamento oftalmológico, ortopédico e neurológico; atendimento psicológico; assistência de enfermagem e social; fisioterapia; fonoaudiologia; pedagogia; treinamento de orientação e mobilidade; terapia ocupacional, concessão e manutenção de tecnologia assistida.

Para iniciar um tratamento no Centro os interessados precisam ter em mãos o Encaminhamento ou Tratamento Fora de Domicílio – TFD emitido pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência da pessoa com deficiência; anexar cópias de documentos de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência e entregar no Serviço de Autorização Médica (SAM) de Ipatinga – MG ou na Secretaria de Saúde do município. Em seguida, a solicitação é encaminhada ao CER II, o qual agenda e comunica a avaliação do paciente para autorização e início do tratamento.

O Centro Especializado está localizado no Unileste, campus Ipatinga: rua Bárbara Heliodora, 725, Bairro Bom Retiro. Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3846-5585.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2
16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil