2021
jul
07
Odontologia

Estudantes de Odontologia do Unileste participam de Encontro Científico da UFMG 

O curso de Odontologia do Unileste foi representado no XV Encontro Científico da Faculdade de Odontologia (FAO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que aconteceu entre os dias 17 e 19 de junho, em ambiente virtual, através da apresentação de painéis elaborados por estudantes do curso, com orientação da docente Tatiana Santos Pereira Cipriano.  

Foram três trabalhos apresentados durante o Encontro pelos discentes do Centro Universitário. As estudantes Júlia Luiza Sena, Adriene Fernandes Carvalho, Phamella Layla Martins Ferreira e Thamyres Emanuely Gomes Caldeira, do 7º período, elaboraram o painel “A importância do pré-natal odontológico para a saúde materno-infantil e na prevenção de doenças bucais”, que tratou sobre o cuidado com a saúde bucal de gestantes para evitar o agravamento e/ou surgimento de problemas e doenças bucais, visando contribuir para a saúde da gestante e do bebê. 

Os estudantes do 9º período do curso de Odontologia, Huander Raynner de Sousa Cruz e Rafael Rodrigues Dias, expuseram os trabalhos O atendimento odontológico da criança com disfunção da glândula tireoide”, sobre a importância do conhecimento do cirurgião-dentista sobre as manifestações locais ou sistêmicas associadas a desordem endócrina em crianças para um atendimento seguro, e O atendimento odontológico da criança com diabetes mellitus”, sobre a conduta odontológica no tratamento de crianças com diabetes.  

Para o aluno Rafael Rodrigues Dias, participar do XV Encontro Científico da FAO da UFMG foi uma experiência incrível e única, e permitiu a expansão do conhecimento por meio da divulgação e troca de informações entre diversas áreas. “Como graduando, a pesquisa transformou meu modo de atuação, pois ela viabiliza o alinhamento teórico à prática, o que é indispensável no exercício de uma odontologia fundamentada em evidências científicas. Sou extremamente grato ao convite e oportunidade dada pela nossa professora e orientadora Tatiana, que tem fomentado em nós esse desejo pela pesquisa. A certeza que fica dessa experiência é que ela será a primeira de muitas”, declara o estudante. 

A professora Tatiana Santos Pereira Cipriano reforça, ainda, a importância da participação dos discentes em eventos científicos para a construção de conhecimentos, questionamentos e na formação do senso crítico. “O princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – três pilares básicos da educação previsto na Constituição Brasileira – ratifica a relevância de ações efetivas nessas áreas durante a jornada acadêmica. A participação em eventos científicos contempla, no seu ápice, o segundo dos pilares, principalmente quando associado às publicações. Dessa forma, esta experiência científica possibilita a promoção de uma carreira pautada na ciência e no desenvolvimento da odontologia baseada em evidências alinhada às demandas da sociedade”, conclui. 

Confira abaixo os banners de divulgação da apresentação dos estudantes do curso de odontologia do Unileste:

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

27 março 2024
Do amor ao esporte à excelência profissional: a trajetória do egresso Robert Utsch
27 março 2024
Unileste completa 55 anos no dia 1º de abril
21 março 2024
Mês Internacional da Mulher: Unileste promove ação em prol da saúde feminina