set

Estudantes de Psicologia têm artigo publicado em revista nacional

A docente Regina Lúcia de Souza junto ao graduando Juscimar Gonçalves e a egressa Karine Aparecida Teixeira, todos do curso de Psicologia do Unileste, tiveram o artigo titulado “Perfil de Leitura em Estudantes de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais”, publicado na Revista Brasileira de Iniciação Científica. Confira a publicação aqui.

O tema da pesquisa foi escolhido a partir da experiência da doutoranda Regina, como docente universitária, ao perceber dificuldades de leitura e escrita acadêmica nos seus estudantes. Propus a pesquisa para conhecer melhor essa realidade entre os universitários do curso de Psicologia, porque é uma graduação que exige muita leitura de livros e artigos científicos durante e após a formação, pois o psicólogo precisa sempre se manter atualizado”, conta a professora.

O artigo contou com entrevistas de 43 estudantes, nove deles do sexo masculino e 34 do sexo feminino, análise de conteúdo e uma pesquisa descritiva, exploratória e de campo. A idade variou entre 18 e 58 anos e a renda média familiar entre um e 70 salários mínimos. A pesquisa analisou também, a caracterização dos dados sóciodemográficos dos estudantes participantes e a identificação dos aspectos sócio-históricos que inferem no desenvolvimento das suas respectivas dificuldades no processo de leitura.

Segundo o acadêmico e um dos autores, Juscimar Gonçalves, o estudo terá continuação, com a segunda parte do artigo já desenvolvida. “Também usamos a pesquisa para analisar os sentimentos dos estudantes em relação à dificuldade de leitura, gerando, assim, dados que podem ser úteis para as instituições de ensino, ao auxiliá-los em suas dificuldades”, aponta.

Programa de Iniciação Científica

O artigo é resultado do Programa de Iniciação Científica do Unileste que promove a seleção dos estudantes (autores) por meio de análise curricular e justificativa de interesse em participar de um estudo científico, com determinada temática proposta. “A publicação do trabalho na revista reafirma a importância de oportunizar, na formação dos graduandos de Psicologia, o desenvolvimento de investigações científicas, oferecendo um diferencial na formação e abrindo portas para os estudantes”, acrescenta Regina.

A Karine, por exemplo, uma das autoras do estudo, foi bolsista de iniciação científica durante a pesquisa no Unileste e ingressou no mestrado em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) neste ano. “A construção do projeto foi mais uma oportunidade de aprendizado e de trabalho em equipe, que certamente, contribuiu para o meu ingresso no mestrado, além de comprovar a relevância das instituições investirem em pesquisa”, revela a egressa Karine Aparecida Teixeira.

Resultados

Segundo os pesquisadores, o estudo confirmou que alguns estudantes apresentam dificuldade na compreensão leitora de textos acadêmicos e que essa dificuldade tem gerado sofrimento psíquico a eles(as). Também, reforçou a importância das instituições de ensino superior oferecer suporte para os(as) alunos(as) desenvolverem essas habilidades de leitura científica, requisito para a formação no ensino superior.

Revista

A Revista Brasileira de Iniciação Científica é uma das mais tradicionais do país e conta com um rigoroso processo de submissão para publicação. O artigo passa pela avaliação de um Comitê de Ética em Pesquisa – CEP e deve conter critérios obrigatórios, como ser original e inédito. Características que compõem o trabalho dos acadêmicos do Unileste.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil
11 abril 2024