2021
set
17
Geral

Estudantes de Psicologia têm artigo publicado em revista nacional

A docente Regina Lúcia de Souza junto ao graduando Juscimar Gonçalves e a egressa Karine Aparecida Teixeira, todos do curso de Psicologia do Unileste, tiveram o artigo titulado “Perfil de Leitura em Estudantes de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais”, publicado na Revista Brasileira de Iniciação Científica. Confira a publicação aqui.

O tema da pesquisa foi escolhido a partir da experiência da doutoranda Regina, como docente universitária, ao perceber dificuldades de leitura e escrita acadêmica nos seus estudantes. Propus a pesquisa para conhecer melhor essa realidade entre os universitários do curso de Psicologia, porque é uma graduação que exige muita leitura de livros e artigos científicos durante e após a formação, pois o psicólogo precisa sempre se manter atualizado”, conta a professora.

O artigo contou com entrevistas de 43 estudantes, nove deles do sexo masculino e 34 do sexo feminino, análise de conteúdo e uma pesquisa descritiva, exploratória e de campo. A idade variou entre 18 e 58 anos e a renda média familiar entre um e 70 salários mínimos. A pesquisa analisou também, a caracterização dos dados sóciodemográficos dos estudantes participantes e a identificação dos aspectos sócio-históricos que inferem no desenvolvimento das suas respectivas dificuldades no processo de leitura.

Segundo o acadêmico e um dos autores, Juscimar Gonçalves, o estudo terá continuação, com a segunda parte do artigo já desenvolvida. “Também usamos a pesquisa para analisar os sentimentos dos estudantes em relação à dificuldade de leitura, gerando, assim, dados que podem ser úteis para as instituições de ensino, ao auxiliá-los em suas dificuldades”, aponta. 


Programa de Iniciação Científica 

O artigo é resultado do Programa de Iniciação Científica do Unileste que promove a seleção dos estudantes (autores) por meio de análise curricular e justificativa de interesse em participar de um estudo científico, com determinada temática proposta. “A publicação do trabalho na revista reafirma a importância de oportunizar, na formação dos graduandos de Psicologia, o desenvolvimento de investigações científicas, oferecendo um diferencial na formação e abrindo portas para os estudantes”, acrescenta Regina.

A Karine, por exemplo, uma das autoras do estudo, foi bolsista de iniciação científica durante a pesquisa no Unileste e ingressou no mestrado em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) neste ano. “A construção do projeto foi mais uma oportunidade de aprendizado e de trabalho em equipe, que certamente, contribuiu para o meu ingresso no mestrado, além de comprovar a relevância das instituições investirem em pesquisa”, revela a egressa Karine Aparecida Teixeira.

Resultados 

Segundo os pesquisadores, o estudo confirmou que alguns estudantes apresentam dificuldade na compreensão leitora de textos acadêmicos e que essa dificuldade tem gerado sofrimento psíquico a eles(as). Também, reforçou a importância das instituições de ensino superior oferecer suporte para os(as) alunos(as) desenvolverem essas habilidades de leitura científica, requisito para a formação no ensino superior.

Revista  

A Revista Brasileira de Iniciação Científica é uma das mais tradicionais do país e conta com um rigoroso processo de submissão para publicação. O artigo passa pela avaliação de um Comitê de Ética em Pesquisa – CEP e deve conter critérios obrigatórios, como ser original e inédito. Características que compõem o trabalho dos acadêmicos do Unileste.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

21 outubro 2021
Projeto Baja abre processo seletivo para admissão de novos membros
18 outubro 2021
6ª Semana da Odontologia do Unileste