2008 – Educação em Saúde

Professor Coordenador: WILIAM MIRANDA MORAES
Curso: Enfermagem

Resumo
O projeto de extensão Prevenindo para Salvar implantado em fevereiro de 2005 realiza orientações sobre prevenção de acidentes na infância, domésticos e de trânsito. Tendo como público alvo estudantes, professores, disciplinares e diretores das Escolas de Ensino Médio, o projeto ainda visa esclarecer como funciona os serviços de emergência da região destacando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros, esclarecendo à comunidade a participação do leigo no atendimento às urgências e emergências. Ressalta-se ainda que a sobrevivência das vítimas também está diretamente associada aos primeiros socorros realizados pelo população leiga até o acionamento correto dos serviços de emergência conforme o tipo de evento. Tais objetivos contribuem com a Política Nacional de Atenção às Urgências criada em 2003 uma vez que envolve os diversos atores da assistência às urgências e emergências.