2010 – Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável

Professor Coordenador: MARIZA APARECIDA ALVES
Curso: Fisioterapia

Resumo
O projeto “Arte de Cuidar” através da Fisioterapia, associado à outras especialidades da área da saúde, propõe a orientação e treinamento de funcionários e cuidadores em relação a práticas de cuidados diárias que poderão favorecer um melhor desempenho funcional dos pacientes, bem como a prevenção de maiores complicações físicas e a possibilidade de aperfeiçoar funcionalmente o cuidado diário com os institucionalizados, facilitando,em conseqüência ,o trabalho dos próprios funcionários e cuidadores . Tem-se como objetivo,realizar a orientação de cuidadores voltados para o aspecto preventivo e educativo no que diz respeito ao autocuidado, socialização e integração.Favorecer através das intervenções teóricas e práticas uma melhor qualidade de vida aos cuidadores. O UnilesteMG, através dos doscentes e discentes dos Cursos da Saúde, engajados neste projeto, pode contribuir para melhorar a realidade de trabalho dos cuidadores, além de proporcionar ao aluno uma vivência importante para o futuro profissional.

Professor Coordenador: ROBERTO CEZAR DE ALMEIDA MONTE MOR
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O projeto de Assessoria na Implantação de Biodigestores em fazendas do município de Marlieria – MG é uma ação extencionista promovida pelo Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, com participação de docentes, discentes e comunidade. Este projeto propicia a aplicação prática do que o discente aprendeu na teoria de modo a atender as demandas da sociedade. O objetivo do projeto é prestar assessoraria a comunidade de produtores rurais de Marliéria na construção de biodigestores. Esta tecnologia apresenta a vantagem de, além de tratar o esgoto, gerar um combustível renovável, o biogás – que pode ser utilizado em fogões e para iluminação, substituindo a energia elétrica – e também o efluente (líquido), pode ser utilizado na agricultura como fertilizante. Representa uma alternativa para as pequenas comunidades rurais que, além de tratarem seus resíduos orgânicos, promovem a sustentabilidade social, econômica e ambiental dessas áreas.

Professor Coordenador: VITORIA AUGUSTA TELES NETTO PIRES
Curso: Enfermagem

Resumo
Projeto do curso de enfermagem voltado para a atenção a saúde do homem, realizado pelos alunos dos cursos da área da saúde selecionados para participar da proposta. Tem por objetivo organizar espaços informativos e educacionais sobre o câncer da próstata e os métodos de prevenção, detecção precoce e controle. Está direcionado aos funcionários das empresas da região metropolitana do Vale do Aço, local onde é desenvolvido o trabalho. São organizados grupos de discussões e aprendizado sobre o tema a partir das dúvidas apresentadas pela população alvo. Os temas são trabalhadas por profissionais da saúde e acadêmicos dos cursos de saúde do unilesteMG, como atividade complementar da disciplina de políticas públicas de saúde. Os alunos são acompanhados pela professora responsável para orientações e discussão do processo educativo dos grupos. A meta é atingir pelo menos 80% dos funcionários do total de empresas da região na perspectiva de promover a manutenção da saúde do homem e desenvolver atividades de educação em saúde para um público que pouco freqüenta os serviços de saúde.

Professor Coordenador: ANA LAURA GROSSI DE OLIVEIRA
Curso: Nutrição

Resumo
O ciclo de palestras em Nutrição tem por objetivo desenvolver atividades práticas de conhecimento da ciência da nutrição embasadas nos assuntos de maior relevância no momento. Os usuários da UBS do bairro Amaro Lanari serão convidados através de convites feitos em cartaz e deixados uma semana antes das palestras com temas que instigarão a curiosidade daqueles que se identificarem com o assunto, a saber: Conhecendo e aplicando a pirâmide dos alimentos, Estudando o Guia Alimentar para Adultos, Benefícios da Soja na alimentação das mulheres, Mitos e benefícios da ração humana, Alimentação saudável, Cálcio: Prevenção e Tratamento da osteoporose, Alimentos Probióticos e Prebióticos, Alimentos Funcionais, dentre outros. Essas palestras acontecerão todas as quartas-feiras, durante 10 semanas e contará com a presença de acadêmicas do curso de Nutrição que estão matriculadas no Estágio Supervisionado II – Nutrição Social II. Espera-se a presença da população adulta e idosa pois os temas são relevantes para a melhoria da qualidade alimentar e estão cada vez mais procurados nos consultórios de nutrição.

Professor Coordenador: MARIZA APARECIDA ALVES
Curso: Fisioterapia

Resumo
A atividade física aeróbia regular é capaz de promover aumento na capacidade física em nível pelo menos moderado, pode ser benéfica, tanto para a prevenção, como para o tratamento da hipertensão arterial e outras disfunções cardiovasculares. A Reabilitação cardíaca possui efeitos benéficos pois leva a um ganho de condicionamento com melhora dos níveis de lipídios sanguíneos, obesidade, características comportamentais e parâmetros da qualidade de vida. A abordagem da reabilitação cardíaca tem sido multidisciplinar, incluindo a atividade física regular, processos educacionais que englobam ensinamentos nutricionais, psicológicos e aspectos sociais.A reabilitação cardíaca é um meio segura e eficaz de melhorar a capacidade funcional dos pacientes cardíacos. De modo geral, a reabilitação cardíaca exerce o papel importante na compreensão das doenças coronarianas pelos pacientes que apresentam evento coronário. O projeto consiste em um programa de reabilitação cardíaca que envolve atividades com o objetivo de atingir os individuos com fatores de risco e/ou disfunções cardiovasculares promovendo educação e orientação em saúde,melhora da função cardiovascular promovendo ensino e pesquisa através da reabilitação cardiovascular. As ações vão acontecer no Campus III e no Sindicato dos Aposentados e pensionistas de Ipatinga (SINDIPA) .

Professor Coordenador: MICHELLE CARVALHO MAIA
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
O grau de domiciliação de uma população de vetores é medido pela intensidade da relação entre essa população e a humana.o comportamento da população humana exerce pressão seletiva sobre a população do vetor no processo de domiciliação. Há muito que se conhecer sobre os hábitos das populações humanas às suas necessidades, para facilitar a motivação dos indivíduos e dessa forma obter maior participação e co-responsabilidade na prevenção de epidemias. Conhecer as principais doenças transmitidas por vetores, identificar potenciais criadouros e estudar alternativas para eliminá-los são tarefas importantes que deve ter a ajuda da comunidade. Portanto, surge a necessidade de intervenções educativas em âmbito escolar e familiar por equipes multiprofissionais, visando reestruturar e modificar certos hábitos comportamentais, que contribuem para os agravos à saúde humana. O presente projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho informativo sobre as principais doenças transmitidas por vetores,sua ocorrência, modo de transmissão e verificar quais são as estratégias de controle adotadas atualmente e discutir como a comunidade pode ajudar nesse controle. O projeto será desenvolvido em escolas da região do Vale do Aço, tendo como público alvo escolares, educadores e responsáveis. Os alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem irão se dividir em grupos e cada grupo ficará responsável por uma doença. Para a realização do projeto, os alunos deverão confeccionar cartazes, folders informativos, fantoches para a realização de palestras e teatro. Além disso, os alunos levarão exemplares dos vetores, como barbeiros, caramujos, carrapatos, entre outros.

Professor Coordenador: MARLUCE TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O projeto de extensão “Proteção Ambiental das Águas Superficiais da Região Metropolitana do Vale do Aço” desenvolve ações que contribuem com a qualidade das águas dos rios e nascentes. Atua na formação de cidadãos conscientes quanto à sua responsabilidade ambiental contribuindo com a formação de uma cultura pró-ativa em relação à sustentabilidade do planeta. As atividades implicam na elaboração e aplicação de Oficinas Educativas direcionadas para os mais diversos segmentos da comunidade regional. A metodologia utilizada favorece a dinâmica necessária ao processo de ensino-aprendizagem oportunizando avanços na área de preservação ambiental. Um diferencial importante é a utilização de dados concretos pertinentes às realidades locais, obtidos através das pesquisas que são desenvolvidas no UNILESTE – MG. As técnicas pedagógicas incorporam o estudo fotográfico, gincanas, intervenção cultural, reciclagem de materiais, reaproveitamento de resíduos e visitas orientadas. A equipe executora é formada por docentes e discentes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. A interlocução com a sociedade ocorre em escolas, empresas, creches, e demais localidades públicas e particulares. Os discentes são envolvidos em todas as etapas do processo vivenciando diversos aspectos socioeconômicos, possibilitando o desenvolvimento de competências pessoais, tais como, liderança, sensatez, organização, iniciativa, versatilidade e trabalho em equipe.

Professor Coordenador: MARY LUCY MOREIRA
Curso: Farmácia

Resumo
O presente projeto está baseado em ações de educação em saúde através de um teatro de fantoches, promovendo atividades científico-culturais cada vez mais necessárias para aproximar a comunidade científica do cidadão, levando a estes orientações imprescindíveis para o direcionamento de suas decisões diárias relacionadas à prevenção e recuperação da saúde, seja adotando um novo estilo de vida, seja auxiliando tratamentos e terapias ou evitando condutas que ponham em risco a saúde individual, coletiva e ambiental. O objetivo principal do projeto é desenvolver através do teatro de fantoches ações educativas usando uma linguagem simplória, porém eficaz, atingindo públicos diversos, com apresentações em escolas, praças municipais, igrejas, comunidades acadêmicas, associações comunitárias, entre outros. O profissional farmacêutico tem por tradição o envolvimento comunitário, para tal faz-se necessário que o acadêmico de farmácia desenvolva durante a graduação ferramentas de aproximação com seu público, neste sentido tal projeto colabora com a missão do curso, proporcionando a participação direta do acadêmico na construção dos instrumentos necessários para a realização dos eventos sob a supervisão de docentes com ampla experiência em atividades comunitárias.

Professor Coordenador: SIMONE DE PINHO BARBOSA
Curso: Enfermagem

Resumo
Dados provenientes do setor Controle e Avaliação da Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso destacam diversas fragilidades no que tange o atendimento às gestantes e recém nascidos do referido município.O serviço enfrenta grandes dificuldades no programa de pré natal no que se refere a adesão, continuidade, além do alto índice de gravidez na adolescência acompanhamento tardio e problemas relacionados ao fator socioeconômico. O comitê de Prevenção de Mortalidade Materno –Infantil da Secretaria Municipal de Saúde diagnosticou nas ultimas investigações que os óbitos maternos e infantis ocorrem na cidade com maior incidência por causas evitáveis como por exemplo falta de informação e dificuldade de assimilação e assistência de qualidade duvidosa durante parto entre outros. Diante desse cenário percebeu-se a necessidade de implantar uma proposta que seja capaz de modificar tal realidade buscando através de capacitação dos profissionais e orientação das gestantes e demais atores sociais envolvidos melhoria dos indicadores de saúde relacionados, através de ações voltadas ao eixo materno-infantil. Para tal deu-se início a criação do projeto “ Escola Gestante”, uma experiência legitimada em outros municípios , sendo a princípio concebida e implantada em um bairro do município em tela.

Professor Coordenador: ROBERTO ALVES CALDEIRA JUNIOR
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto prevê a formatação, organização e viabilização de dois eventos programados para acontecer no ano de 2010, um a cada semestre. O primeiro evento é o 1º FÓRUM ARQUITETURA SUSTENTÁVEL, que busca discutira com a comunidade regional sobre o desenvolvimento e implantação de uma arquitetura e urbanismo sustentável, em sintonia com as políticas atuais de eficiência energética, novas tecnologias e legislações urbanísticas e seus efeitos sobre a sustentabilidade ambiental e econômica regional. O segundo evento é o 5º COLÓQUIO DE ARQUITETURA EM AÇO, que consiste na apresentação de pesquisas e atividades de extensão realizadas no curso de Arquitetura e Urbanismo e palestras ministradas por convidados regionais, do estado e/ou nacionais que tenham relação com o uso do aço no design e na arquitetura.

Professor Coordenador: ADRIANA DOS SANTOS
Curso: Farmácia

Resumo
As atividades desenvolvidas nas parcerias universidade-comunidade são um mecanismo viável para implementar os programas de promoção à saúde. Um elemento chave para o sucesso dessas parcerias é a ênfase na capacidade de construção e aprendizado do acadêmico. Levando em consideração a relevância das parcerias comunidade-universidade, as ações em saúde e o êxito deste projeto em anos anteriores, o mesmo torna-se de suma importância para todos os atores sociais envolvidos. O projeto tem o objetivo de promover à saúde nas comunidades menos assistidas, de menor desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Vale do Aço – MG através de tendas temáticas com orientações em áreas específicas. As atividades serão desenvolvidas pelos alunos regularmente matriculados no curso de farmácia através de orientações sobre saúde/doença em tendas montadas em diferentes localidades de acordo com cronograma montado no início de cada semestre em parceria com os municípios. Espera-se que este projeto aumente de forma contínua o número de pessoas orientadas através de parcerias não só com as prefeituras como também com empresas da região e outros cursos da própria instituição que também desenvolvem projetos semelhantes e que podem ter maior abrangência se realizados conjuntamente, permitindo proporcionar melhorias na qualidade de vida da população e possibilitando uma construção mais ampla do aprendizado do aluno.

Professor Coordenador: MARIZA APARECIDA ALVES
Curso: Fisioterapia

Resumo
O diabetes mellitus é uma disfunção metabólica múltipla etiologia caracterizada por hiperglicemia crônica resultante da deficiência na secreção de insulina, ação da insulina ou ambos. Mundialmente, os custos diretos para o atendimento ao diabetes variam de 2,5% a 15% dos gastos nacionais em saúde,dependendo da prevalência local de diabetes e da complexidade do tratamento disponível. Indivíduos com diabetes precisam de no mínimo 2 a 3 vezes mais recursos para o cuidado com a saúde do que os não diabéticos.Além dos custos financeiros,o diabetes acarreta também outros custos associados à dor, ansiedade,inconveniência e menor qualidade de vida para doentes e suas famílias.O diabetes representa carga adicional à sociedade, em decorrência da perda de produtividade no trabalho, aposentadoria precoce e mortalidade prematura .Um fator de prevenção e auxilio no tratamento da Diabete e da diminuição das complicações associadas, é o exercício físico que contribui com uma melhor qualidade de vida ao diabético. Atuando preventivamente quando da implantação de um programa de exercício físico, dieta sã e equilibrada, assistência médica, educação do paciente. O projeto acontece há cinco anos, envolve atividades como caminhada, alongamento, fortalecimento muscular, circuitos de propriocepção e palestras informativas.Os pacientes são monitorados e acompanhado pelos alunos. As atividades tem o objetivo de Melhorar função cardiopulmonar facilitar o controle glicêmico,promover interação social.

Professor Coordenador: ADRIANA PEREIRA MEDINA STRACIERI
Curso: Nutrição

Resumo
O projeto tem com o objetivo a formação de profissionais e estudantes de Nutrição, bem como promover uma maior interação entre a classe. Serão realizadas palestras com temas de interesse na área de Nutrição e ainda de oficinas que favoreçam uma maior interação entre os participantes do evento.

Professor Coordenador: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Fisioterapia

Resumo
Orientar familiares e crianças quanto aos perigos que podem ser encontrados dentro de casa. Estas informações serão passadas através de palestras em escolas, demonstrações teatrais e investigações nos próprios domicílios através de check-list.

Professor Coordenador: RICARDO JOSE RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
Parque Ipanema, área de lazer do Município de Ipatinga-MG, é usualmente utilizado também para a prática de atividade física. Encontramos ali, pessoas das mais diversas classes sociais, de diferentes faixas etárias e principalmente de diferentes níveis de condicionamento físico. O Projeto Academia no Parque é uma ação do curso de Educação Física que tem por objetivo levar a este público orientações sobre caminhada, oportunizando a melhora de suas qualidades físicas tais como a resistência cardiovascular, a resistência muscular localizada, a flexibilidade, estimulando um melhor funcionamento de suas funções cardiovasculares, perceptivas e neuromotoras. Para que a atividade física tenha impacto positivo sobre a saúde de uma população precisa que seja realizada de forma regular e dentro de princípios científicos de treinamento.Os encontros acontecem aos sábados pela manhã onde o praticante interessado em receber as orientações semanais fará um cadastro, assinará um termo de consentimento livre e esclarecido, responderá um questionário de prontidão para atividade física (Par-Q) e então será submetido a uma avaliação funcional para que haja uma correta prescrição do exercício. Este será orientado quanto ao vestuário adequado (inclusive calçado), quanto à hidratação, quanto aos procedimentos de aquecimento e desaquecimento, quanto à duração e intensidade dos exercícios.

Professor Coordenador: ELIANE PRADO CUNHA COSTA DOS SANTOS
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
No presente projeto será realizado um trabalho de arborização em ruas do bairro Caladinho na Cidade de Coronel Fabriciano. Previamente, será realizado um trabalho de educação ambiental com intuito de conscientizar a comunidade local da importância da arborização, benefícios que ela proporciona e a importânica da participação de todos para que o projeto dê certo.

Professor Coordenador: MARCILIO DOS REIS CARDOSO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
Trata-se da elaboração de um diagnóstico e proposição de melhorias para a estação de tratamento de resíduos sólidos de Guanhães, a ser desenvolvido por uma equipe de alunos do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do UNILESTE, no período de maio a dezembro de 2010. Tal estação vem operando com uma série de problemas operacionais, tanto na sua central de triagem, quanto no aterro de rejeitos. O trabalho a ser desesnvolvido deverá garantir eficiência para a central de triagem, bem como identificar uma nova área para o aterro de rejeitos da usina.

Professor Coordenador: CASSIO DE LUCENA CARVALHO
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O evento visa a apresentação simultânea de todos os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de estúdio do Curso de Arquitetura e Urbanismo, exposição da produção geral dos alunos, oficinas, bem como as bancas parciais dos trabalhos finais de graduação e de palestras de professores e profissionais da área. Evento já consolidado como prática pedagógica do Curso de Arquitetura e Urbanismo que proporciona a integração entre os alunos e professores de todos os períodos do curso além de se configurar como importante momento de visualização de um panorama geral do curso, de seus procedimentos didáticos, dos resultados alcançados e do estágio de maturidade e do nível de competência alcançado pelos seus alunos.

Professor Coordenador: REGINA LUCIA DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
Evento científico promovido pelo curso de Psicologia que visa discutir a inserção do psicólogo na área das políticas públicas, tanto via de produção de conhecimento quanto de atuação profissional.

Professor Coordenador: MICHELLE CARVALHO MAIA
Curso: Nutrição

Resumo
As parasitoses são consideradas um problema de saúde pública, pois geralmente estão relacionadas às precárias condições de saneamento, habitação e educação das comunidades. Têm alta prevalência em nosso país, principalmente na população pobre e em crianças, devido às precárias condições de saneamento básico, habitação e educação. Para um controle eficiente das doenças parasitárias são necessárias boas condições de habitação, saneamento básico, consumo de água potável e de alimentos higienizados, além da higiene pessoal e da educação sanitária. O presente projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho informativo sobre as principais formas de infecção e de prevenção de verminoses com crianças, pais, educadores e manipuladores de alimentos, visando à conscientização da comunidade a respeito da sua saúde e controle das parasitoses humanas. O projeto será realizado em escolas tendo como público-alvo crianças, pais, educadores e manipuladores de alimentos. Serão confeccionados materiais informativos, como cartazes, folders, banners e fantoches para a realização de palestras e teatro. O projeto tem uma grande importância uma vez que através dele, os alunos têm a possibilidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos em sala de aula informando à população sobre doenças de grande importância na saúde pública.