2010 – Cultura, Arte e Lazer

Professor Coordenador: TIAGO DOMINGUES CARVALHO

Resumo
O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste – MG tem como prática de ensino o desenvolvimento de atividades em que os alunos são estimulados a trabalhar de forma crítica e interrelacionar as possibilidades do processo criativo, valorizando suas capacidades e interesses pessoais. Com base nessa afirmativa o Projeto tem como característica principal a formulação e realização de oficinas em que os próprios discentes ofertarão para os jovens de baixa renda. Desta forma surgirá a possibilidade de consolidar e materializar o entendimento dos conceitos e teorias adquiridos no aprendizado acadêmico. Assim, por meio dessa aproximação de estudantes de diferentes instâncias, desse envolvimento mutuo emergem relevantes qualidades da proposta: as trocas de experiências e a socialização do conhecimento.

Professor Coordenador: WILLIAM CALDAS TREVIZANI
Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Resumo
O projeto ”Cinema comentado: Na Estrada” é uma parceria do Unileste com a Cenibra – Celulose Nipo Brasileira e vem sendo desenvolvido há cinco anos. Ele consiste na exibição em escolas e praças de vídeos e filmes nas comunidades onde a Cenibra atua (como Cachoeira Escura, Serraria, Cocais dos Arrudas, Ipaba do Paraíso, Bom Jesus do Bagre, entre outras). Seu objetivo é, através da exibição de filmes seguida de debates, levantar questionamentos e conscientizar a população (trabalhadores e estudantes) destes lugares acerca de temas como meio ambiente, cidadania, drogas e higiene.

Professor Coordenador: IULA LAMOUNIER LUCCA
Curso: Educação Física

Resumo
Da Platéia para o Palco é uma ação extencionista promovida pelo Curso de Educação Física, com participação de docentes, discentes e comunidade e dos alunos dos núcleos de estágio e extensão do curso: Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste-MG e AtivaIdade do Unileste-MG. Este projeto propicia a aplicação prática do que o aluno aprendeu na teoria e busca atender a demandas internas, quando oportuniza campo de estágio e as necessidades externas quando propicia ações que complementam mudanças no estilo de vida em busca da melhoria da qualidade de vida da população envolvida. O projeto não objetiva a perfeição dos movimentos, mas, propicia o desenvolvimento integral das pessoas promovendo ampla e irrestrita inclusão social.

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO

Resumo
O projeto FOTOGRAFIA BORDADA é uma continuação do projeto de extensão iniciado no ano de 2009 intitulado “Artesanato de Referência Cultural”. Pretende-se neste edital, a partir da fotografia, efetivar o bordado como referência cultural e como forma de extensão universitária, interrelacionando-o com a cultura regional, incentivando sua preservação e a melhoria da qualidade de vida da comunidade carente do Bairro Nova Esperança de Ipatinga.

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO

Resumo
Além das inúmeras utilidades plásticas que o bordado possui, ele hoje pode ser, também, encontrado na literatura, no lugar das ilustrações. Trabalhar o bordado a partir de histórias infantis (contos e fábulas) com as mães participantes do CRAS e seus filhos é o ponto principal deste projeto.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto busca a promoção da criatividade e da auto-estima no cotidiano escolar e profissional, usando a arte como estratégia de empreendedorismo e aprendizagem. Como atividades realiza-se oficinas e mini cursos de cartões, arranjos artesanais para datas comemorativas, caixas decorativas, agendas, sabonetes artesanais, sais e cristais perfumados, confecção de papéis reciclados, reciclagem de caixas. Essas ações são oferecidas a comunidade de Coronel Fabriciano e aos funcionários do Unileste. O projeto tem como diferencial o seu caráter auto-sustentável.

Professor Coordenador: GILSON MAGNO DE SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto Teatro Universitário visa contribuir para a solidificação de um movimento cultural na Instituição UnilesteMG e possibiltar a difusão da arte de interpretação contribuindo para a formação de multiplicadores cênicos. Serão desenvolvidas com os alunos atividades teatrais a partir de Jogos de Improvisação, Expressão Corporal, Técnica Vocal a partir de várias temáticas sejam elas sociais, culturais, políticas e existenciais utilizando os espaços como o Teatro João Paulo II e a sala de artes. Esses multiplicadores cênicos apresentarão esquetes educativas nas Instituições públicas, escolas, creches, praças, culminando com uma montagem de um espetáculo aberto à comunidade local.

Professor Coordenador: IULA LAMOUNIER LUCCA
Curso: Educação Física

Resumo
O Unilestegym é um festival de ginástica e dança que agrupa alunos de 3 disciplinas do Curso de Educação Física do Unileste-MG, com participação de docentes, discentes e comunidade. Os alunos desenvolvem coreografias como tarefa avaliativa das disciplinas, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos num trabalho prático que se transforma num evento de extensão à comunidade de grande energia e beleza.