2010 – Unileste Cidadã

Professor Coordenador: CARLA DE AREDES BRUM
Curso: Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão

Resumo
A semana de iniciação científica e extensão do UnilesteMG ocorre anualmente e tem como objetivo oportunizar a alunos e professores a divulgação dos resultados dos projetos de pesquisa/extensão. No ano de 2010, será realizada a 11° Semana da Iniciação Científica e 2° Semana da Extensão do UnilesteMG. O evento, realizado nas dependências da instituição, inclui conferências de professores com experiência científica reconhecida e sessões de comunicação oral de trabalhos de extensão, iniciação científica e pesquisa. A proposta do evento é oportunizar um ambiente para a divulgação dos resultados de projetos de pesquisa, Iniciação Científica e Extensão reforçando a necessidade de indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão como processo de aprendizagem educacional.

Professor Coordenador: RICARDO JOSE RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O projeto Academia de Musculação do UnilesteMG, privilegia o atendimento aos funcionários e seus dependentes conjuntamente o estágio supervisionado do Curso de Educação Física. Tem por objetivo principal proporcionar especificamente aos alunos da graduação em Educação Física e aos demais cursos da área da saúde a oportunidade de vivenciar na prática as ações que serão desenvolvidas no seu campo de trabalho. Com ações voltadas para o atendimento das comunidades internas e externa busca também oferecer uma prática de atividade física orientada pautada sobre os mais modernos conhecimentos científicos de treinamento. Atualmente a Academia de Musculação conta com um prof. Coordenador, um técnico e aproximadamente 145 alunos entre comunidade interna e externa. Para o próximo semestre, espera-se ampliar o número de participantes.

Professor Coordenador: ALINE CRISTIANE LEMOS FERREIRA
Curso: Psicologia

Resumo
Este trabalho tem como objetivos realizar a Avaliação Psicológica dos Profissionais de Segurança do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, bem como possibilitar aos alunos de Psicologia a consolidação de conhecimentos a cerca de Avaliação Psicológica e sobre o PMK (Psicodiagnóstico Miocinético), além de possibilitar a verificação emprírica de um pressuposto do teste PMK de que a estrutura de personalidade não sofre variações significativas ao longo da vida do indivíduo. Como a Instituição armazena o material referente à Avaliação psicológica dos últimos 5 anos, será possível realizar a comparação e análise estaística dos dados. Para tanto, os alunos do Curso de Psicologia do UnilesteMG receberão treinamento em Avaliação Psicológica, farão a aplicação do PMK, bem como Entrevistas e Testes de Atenção. Será realizada a análise do material e avaliada a possibilidade de continuidade no exercício da função (trata-se de Avaliação Psicológica Periódica que os profissionais de segurança precisam periodicamente se submeter, por exigência da Polícia Federal para atuação nesta função). Posteriormente a pesquisa será realizada.

Professor Coordenador: ALINE CRISTIANE LEMOS FERREIRA
Curso: Psicologia

Resumo
A CAAD – Vale do Aço (Central de Assistentes de Afazeres Domésticos do Vale do Aço), tem como principal finalidade a intermediação de mão-de-obra entre empregador e candidatos a emprego em serviços domésticos diversos (empregadas domésticas, babás, diaristas e cuidadores de 3º idade), além da oferta de cursos de qualificação que ampliem as possibilidades de atuação no mercado de trabalho para os candidatos a empregos neste setor. Assim, busca-se o desenvolvimento de ações integradas que incentivem a geração e expansão de empregos neste setor. É um trabalho do Curso de Psicologia do UnilesteMG, onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar a dinâmica da Psicologia do Trabalho, com embasamento teórico-técnico, permitindo a constante reflexão teórico-prática, com vistas à compreensão do trabalho humano, em sua diversidade de significados e manifestações, vislumbrando o resgate do trabalhador deste setor como sujeito e buscando a melhora em sua qualidade de vida.

Professor Coordenador: CLAUDIA DINIZ PINTO COELHO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
Uma série de doenças transmitidas por vetores diversos vêem ressurgindo com grande incidência. De todas a dengue tem se destacado devido ao grande número de casos, gravidade no caso de ocorrência do tipo 3 e dificuldade de controle. A cada ano, apesar de grande esforço das agências governamentais de zoonoses, o número de casos tem aumentado. A constatação de que a localização dos criatórios é domiciliar, ressalta a necessidade de ações mais contundentes de toda a sociedade no controle do vetor. O Unileste, como núcleo gerador de conhecimento e entidade ciente de sua responsabilidade social, contribui com a sociedade na busca de soluções para este importante problema. Para o desenvolvimento deste trabalho os estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental empregam estratégias da Educação Ambiental na busca do envolvimento da população na árdua tarefa de mudar comportamentos e hábitos para a diminuição dos criadouros situados em sua residência. Os principais objetivos do presente trabalho são verificar a eficiência do uso de plantas aromáticas como repelente de mosquitos, principalmente o mosquito da dengue (Aedes aegipty) e estreitar os laços do Unileste-MG com a comunidade de entorno através de ações extencionistas. O presente trabalho conta com 3 etapas: diagnóstico, implementação de ações de controle dos mosquitos e avaliação. Estas ações são aplicadas em Coronel Fabriciano no bairro Caladinho, situado na vizinhança do Unileste e atende a 50 famílias.

Professor Coordenador: MANUEL CAMELA RAFAEL
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
Nesta primeira fase do projeto, serão desenvolvidas aulas teóricas e práticas sobre a eletricidade básica e noções fundamentais sobre instalações elétricas residenciais. As aulas teóricas serão aplicadas nas instalações da sede da ASBT sendo que as aulas teóricas decorrerão no Laboratório de Máquinas, Acionamentos e Instalações Elétricas do Curso de Engenharia Elétrica do UnilesteMG. A carga horária das atividades de formação, que incluem aulas teóricas, práticas, visitas técnicas, avaliações parciais e finais totaliza 600 horas-aula, sendo 240 horas-aula durante o primeiro semestre de 2010 e outrsa 240 horas-aula durante o segundo semestre de 2010. Espera-se, ao final da formação, que os participantes sejam capazes, de um lado, de lêr, interpretar e analisar projetos de instalações elétricas residenciais desenvolvidos em planta baixa, em circuitos unifilares e multifilares e, de outro, a partir das peças escritas dos projetos, realizarem trabalhos de execução do mesmos, satisfazendo os requisitos técnicos normativos e respeitando as legislações aplicáveis. Espera-se também que os formandos possam diagnosticar, identificar e resolver problemas existentes em instalações elétricas residenciais apoiando-se em procedimentos e instrumentos adequados para cada finalidade.

Professor Coordenador: ELIANE PRADO CUNHA COSTA DOS SANTOS
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O projeto de ETA’s PRÉ-FABRICADAS PARA PEQUENAS COMUNIDADES é promovido pelo Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, com participação de docentes, discentes e da comunidade. Este projeto possibilita ao aluno aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso à prática e à realidade local. O objetivo do projeto é projetar uma estação de tratamento de água de fácil implantação e operação para comunidades da área rural. O tratamento de água contribui muito para melhora da qualidade de vida das pessoas. Uma água de qualidade diminui as doenças de veiculação hídrica e conseqüentemente gastos com remédio e mortes.

Professor Coordenador: MARCILIO DOS REIS CARDOSO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O projeto de DESENVOLVIMENTO DE PROJETO PADRÃO DE ETES PRÉ-FABRICADAS PARA PEQUENAS COMUNIDADES é uma ação extencionista promovida pelo Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, com participação de docentes, discentes e comunidade. Este projeto propicia a aplicação prática do que o discente aprendeu na teoria de modo a atender a demandas da sociedade. Objetivo do projeto é projetar uma estação de tratamento de esgoto para ser implanta em pequenas comunidades carentes. Esta tecnologia apresenta a vantagem de, além de tratar o esgoto, sendo essencial para a melhoria das condições de higiene das populações rurais e de localidades não servidas por redes de coleta pública de esgotos.

Professor Coordenador: MARUZA CRUZ PINTO LIMA
Curso: Direito

Resumo
O Direito na Escola se caracteriza como projeto de ação extensionista, promovido pelo Curso de Direito, com participação dos discentes, sob orientação de professores do Curso. É realizado nas Escolas Públicas locais para crianças e adolescentes. As principais finalidades do projeto são a aplicação prática do conteúdo teórico adquirido pelos discentes na sala de aula e a promoção do conhecimento das leis sobre assuntos relevantes como: direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outros, previstos na legislação em vigor. Os temas abordados propiciam mudança sócio-cultural do público alvo através do conhecimento das leis e esclarecimentos quanto à sua aplicabilidade

Professor Coordenador: MARLUCE TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O projeto de extensão “Educação no Trânsito Ferramenta para a Vida” desenvolve ações que contribuem com a redução das perdas sociais, econômicas e ambientais decorrentes dos sinistros relacionados com o trânsito urbano e rural. Atua na formação dos atores sociais oportunizando novas condutas, favorecendo a adoção de uma postura pró-ativa em relação à prevenção dos acidentes veiculares. As atividades implicam na elaboração e aplicação de Oficinas Educativas direcionadas para os mais diversos segmentos da comunidade da Região Metropolitana do Vale do Aço. Os temas abordados são as estatísticas de acidentes, legislação do trânsito, primeiros socorros, responsabilidades dos pedestres, condutores e gestores públicos. As técnicas pedagógicas incorporam análise de documentários, intervenção cultural, debate circular, estudo fotográfico, dentre outras. A equipe executora é formada por docentes e discentes dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho, Enfermagem e Enfermagem do Trabalho do UNILESTE – MG. A interlocução com a sociedade ocorre em escolas, empresas, e demais localidades públicas e particulares. Os discentes são envolvidos em todas as etapas do processo, possibilitando o desenvolvimento de competências pessoais, tais como, liderança, sensatez, organização, iniciativa, versatilidade e trabalho em equipe.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto prevê a realização de evento cultural em espaço público e aberto à comuniade, com valorização da cultura regional, apresentando arte, dança, música, teatro, gastronomia típica, retratando os movimentos de cultura popular. De forma complementar, a feira social oferece serviços de atendimento na área de saúde, cidadania, bem-estar e educação, e recreação infantil. Também é espaço para que entidades, Ong\\\’s e pequenos empreendedores apresentem suas produções e áreas de atuação.

Professor Coordenador: JULIANA NUNES DE BARROS
Curso: Psicologia

Resumo
Este projeto pretende inicialmente pesquisar a incidência da gagueira em pessoas incluídas ou participantes dos processos educacionais formais no colar metropolitano da região do Vale do Aço, bem como as impressões e (des)conhecimento de professores sobre o tema em questão. Tendo como objetivo conhecer a dinâmica relacional entre as pessoas que sofrem com o preconceito sobre a gagueira e as que apresentam dificuldades no trato com a questão. A gagueira aqui está anunciada como um dos fatores que favorecem o BULLYING, uma vez que a dificuldade nos processos de comunicação entre jovens tem sido um dos fatores de agressividade e isolamento nos ambientes escolares. O descortinamento da gagueira como um problema de ordem psicológica causal, direcionando as ações para o intuito de compreender a visão exercida sobre as pessoas que gaguejam, muito mais do que o problema em si. A gagueira enquanto disfluência da fala caracteriza uma recessão social para aqueles que por ela são acometidos, uma vez que produz um julgamento extremamente severo e estigmatizante. Desta forma, compreende-se que o trabalho de intervenção junto aos professores é o início de um caminho para a inclusão social das pessoas que gaguejam ou sofrem alguma dificuldade de fluência na fala, visto que pesquisas recentes apontam um desconhecimento por parte do professor frente ao tema. Entendendo que o papel do professor junto aos meios acadêmicos tende a ir além dos processos de ensino-aprendizagem, compreende-se que este poderá auxiliar na identificação do problema, orientando sobre quando é o melhor momento para ajudar e, principalmente, como abordar o problema no convívio com a criança, com o jovem e com o adulto junto ao meio acadêmico e social, demarcando e valorizando o respeito as diferenças. Acredita-se que para o discente participante do projeto, este será o momento de sensibilizar-se frente a uma nova possibilidade no fazer da Psicologia, pois isto será de fundamental importância para a mudança de paradigma. Ampliando e (re)fazendo olhares sobre a questão da gagueira enquanto um problema psicossocial. Entende-se que para o discente a participação no projeto implica diretamente na sensibilização frente aos processos de pesquisa e suas implicações técnicas e sociais. O contato com as diversas instituições de ensino na investigação sobre a gagueira, tende a favorecer ao levantamento de outras questões vividas por jovens nos processos educacionais. Questões estas que muitas vezes desencadeiam comportamentos agressivos anunciados como BULLYNG. Pretende-se através deste projeto adquirir subsídios que favorecem ao amadurecimento desta proposta num projeto de Iniciação Científica, visto que outras questões tendem a ser livremente apontadas a respeito da gagueira e suas implicações no contexto social e familiar.

Professor Coordenador: CLAUDIA MARCIA COUTINHO DIAS
Curso: História

Resumo
O Centro de Referência Histórico – Cultural do Vale do Aço tem como finalidade, oferecer suporte técnico, minicursos e informações que facilitem a localização, registro e divulgação à comunidade em geral os acervos históricos da região do Vale do Aço.

Professor Coordenador: FABRICIA SOUZA TEIXEIRA
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
Este evento tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica do Curso de Ciências Contábeis com os profissionais e alunos egressos do curso, promovendo a capacitação e atualização do público alvo do evento e divulgando o Curso de Ciências Contábeis do Unileste-MG com vistas ao Vestibular. Para isso serão realizadas palestras e mini-cursos no período de 05/04/2010 a 15/05/2010. As atividades previstas são todas ligadas à área das Ciências Contábeis.

Professor Coordenador: JENS ERIK HANSEN
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis oferece a condição para que seja feita a declaração de imposto de renda pessoa física daqueles contribuintes que não tem acesso a essa tecnologia, no intuito de atender aos anseios da população mais carente. Esse projeto tem também como objetivo propiciar que os alunos tenham contato com a prática e com o público através da realização das declarações de IRPF.

Professor Coordenador: ROBERTO ALVES CALDEIRA JUNIOR
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O curso de foi planejado para se desenvolver a partir de uma estrutura modular, onde o aluno possa ser inserido no ambiente computacional através da utilização de ferramentas de informática disponíveis, para posteriormente desenvolver as atividades de comunicação e representação técnica, utilizando sistema CAD. Serão utilizados programas básicos de computador de aplicação cotidiana, uso da internet e rede, uso de ferramentas computacionais de desenho assistido por computador (CAD). Serão apresentadas noções de geometria descritiva, desenho técnico de edificações e mecânico e normatização. Desta forma, o curso pretende atingir os seguintes objetivos: introduzir o aluno no ambiente da informática e do desenho assistido por computador, desenvolver a capacidade do aluno em trabalhar as possíveis representações de um projeto mecânico e de edificações utilizando como principal ferramenta o computador, orientar técnicas de desenho em 2D, apresentar, discutir e utilizar as normas da ABNT e outras para desenho técnico, incentivar o aluno a desenvolver sua própria metodologia para a representação de projetos de edificações e mecânico utilizando o computador, capacitar e qualificar o aluno para inserção no mercado de trabalho. A expectativa é favorecer a capacitação profissional, estabelecendo uma condição imediata de inserção no mercado de trabalho regional e permitindo uma melhoria de vida para os alunos selecionados e a inclusão social de suas respectivas famílias.

Professor Coordenador: ANIZAURA LIDIA RODRIGUES DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
O projeto se iniciou em 2006 por meio da disciplina Psicologia Comunitária, do curso de Psicologia, por considerarmos que a universidade tem a responsabilidade de reverter à comunidade a aplicação do saber construído e reafirmar a importância de aproximação entre esses dois campos. Desenvolvido para atender a toda Comunidade do Bandeirante, em Timóteo, tem como objetivo central contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, além de proporcionar ao aluno a prática em psicologia social comunitária permitindo aprimorar sua atenção à comunidade. Após dois anos de execução, o projeto passou a atender também as comunidades do Novo Tempo e Vale Verde, com uma participação efetiva de graduandos de diferentes períodos, executando atividades interdisciplinares vinculadas a diversas disciplinas. Em 2008 fomos indicados a concorrer ao Prêmio Nacional dos 60 Anos em Direitos Humanos e recentemente integrados ao Programa Unileste Cidadã. As atividades estão voltadas para atenção à todos os segmentos comunitários, capacitação para o trabalho, o rendimento e a economia sustentável, com ênfase na elaboração de conhecimentos possibilitadores de transformação social e no treinamento de multiplicadores. Todas as atividades são realizadas nos espaços das comunidades, como escolas e galpões. A sua condução proporciona vivências que se refletem no modo de ser do extensionista que assumi o compromisso com a sua formação e promove a autogestão comunitária

Professor Coordenador: PATRICIA COELHO DE OLIVEIRA
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
Oficina Breve de Comunicação oferecida pelos professores Rodrigo Vieira Ribeiro e Patrícia Oliveira dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo, para alunos do terceiro ano do Ensino Médio das escolas privadas e públicas da micro-região do Vale do Aço e cercanias. Este projeto visa apresentar à esse público-alvo as carreiras ligadas à comunicação social que são oferecidas no UNILESTEMG para despertar a atenção e o talento desses alunos para essas carreiras da comunicação. A oficina breve consiste em produzir, com esses alunos, material de propaganda e material jornalístico com recursos simples e ao alcance deles. Criar uma rede social com os mais interessados e gerar palestras e visitas que aprofundem a relação desses alunos com a carreira e os cursos de comunicação social.

Professor Coordenador: FABRICIA SOUZA TEIXEIRA
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis, através do projeto Orçamento Familiar, oferece à comunidade condições que ajudem a melhorar sua vida financeira e que possibilitem o planejamento financeiro futuro de maneira organizada com vistas à realização de planos, desejos pessoais, familiares e/ou profissionais. Esse projeto tem também como objetivo propiciar que os alunos tenham contato com a prática e com o público através da divulgação da metodologia.

Professor Coordenador: JOAO BATISTA DE OLIVEIRA VILAS BOAS
Curso: Psicologia

Resumo
Sua atuação acontece em diferentes níveis de intervenção de caráter preventivo, coletivo, abarcando distintos processos psicossociais e organizacionais, considerando as características das situações e dos problemas específicos em diversos contextos institucionais. Procura aliar a teoria com a prática em projetos desenvolvidos para entidades e sociedade em geral nas suas áreas de atuação.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Turismo

Resumo
Capaciatação e assessoria técnica para os moradores interessados em receber turistas consumidores dos atrativos naturais e culturais da Serra dos Cocais, orientando quanto aos aspectos técnicos necessários para desenvolver o receptivo local com qualidade e hospitalidade, promovendo o desenvolvimento sustentável e geração de renda para a comunidade.

Professor Coordenador: FRANCISCO ANTONIO FERNANDES REINALDO
Curso: Sistemas de Informação

Resumo
O projeto Infosol: – contribui no processo de democratização da informação;; – oferece alternativas de viabilização para que as instituições que trabalham com jovens carentes; _ atua diretamente na formação da informática. A atuação do projeto consiste em : – suportar a elaboração de projetos de laboratórios de informática (hardware/software); – elaborar material pedagógico para os diferentes cursos; – preparar instrutores para os diferentes cursos.

Professor Coordenador: RAMON DA CUNHA LOPES
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O trabalho consiste em visitar creches e alisos para levantar o índice de iluminamento, aterramento e consumo de energia para a geração de um laudo técnico.

Professor Coordenador: WILLIAM CALDAS TREVIZANI
Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Resumo
O projeto de reativação da Rádio Laboratório destina-se colocar em funcionamento no campus 1 a Rádio Universitária como espaço para exercício da prática de Jornalismo e Publicidade, bem como ser um espaço de divulgação das ações dos demais cursos do UnilesteMG. Seu objetivo é produzir e manter programação variada como prática profissional e educativa do curso de Comunicação e de estudantes do UnilesteMG, numa prestação de serviço à comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) e público vizinho ao campus 1, através da realização de programas radiofônicos diversos. Durante o ano, a programação deve ser colocada na internet, alcançando um público que pode extrapolar os limites do município e do país.

Professor Coordenador: JENS ERIK HANSEN
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
Este evento tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica do Curso de Ciências Contábeis com os profissionais e alunos egressos do curso, promovendo a capacitação e atualização do público alvo do evento e divulgando o Curso de Ciências Contábeis do Unileste-MG com vistas ao Vestibular. Para isso serão realizadas palestras e mini-cursos no período de 05/11/2010 a 06/11/2010. As atividades previstas são todas ligadas à área das Ciências Contábeis.