2010 – Universidade para a Terceira Idade

Professor Coordenador: VANESSA CARDOSO SILVA
Curso: Fisioterapia

Resumo
A hipertensão arterial se constitui um dos prinicipais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O indivíduo hipertenso, quando submetido ao esforço físico, pode apresentar complicações como dispnéia, síncope, acidentes vasculares e parada cardiorrespiratória. Tais complicações são decorrentes da sobrecarga cardíaca que decorre das alterações fisiológicas inerentes a prática de atividade física. Neste contexto, monitorar a pressão arterial do indivíduo que se submete ao esforço físico regularmente, torna-se um instrumento útil para a prevenção dos agravos decorrentes da sobrecarga cardiorrespiratória. Populações mais suscetíveis ao aparaecimento da hipertensão arterial incluem obesos, sedentários, idosos, dislipidêmicos e diabéticos. O objetivo deste projeto é monitorar a pressão arterial de um grupo de aposentados praticantes de futebol e vezes por semana, identificando indivíduos que apresentem hipertensão arterial.

Professor Coordenador: IVANISE CAROLINE SILVA DOS SANTOS
Curso: Fisioterapia

Resumo
A assistência Fisioterapêutica aos Idosos tem como objetivo desenvolver ações junto à comunidade de idosos institucionalizados nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário). Nas instituições asilares e ou instituições de Longa permanência, a Fisioterapia propõe a formação de grupos de idosos voltados para o aspecto preventivo e educativo no que diz respeito ao autocuidado, socialização e integração; adaptações ambientais e prescrição de acessórios para deambulação visando aumentar a autonomia dos idosos, objetiva também, associado à outras especialidades da área da saúde, a orientação e treinamento de funcionários e cuidadores em relação a práticas diárias que poderão favorecer um melhor desempenho funcinal dos idosos bem como a prevenção de maiores complicações físicas e a possibilidade de aperfeiçoar funcionalmente o cuidado diário com os institucionalizados, facilitando em conseqüência o trabalho desses funcionários e cuidadores. O UnilesteMG, através dos doscentes e discentes dos Cursos da Saúde, pode contribuir para melhorar a realidade dos idosos institucionalizados; influenciando para uma melhor qualidade de vida além de proporcionar ao aluno uma vivência importante para o futuro profissional.

Professor Coordenador: HELOISA THOMAZ RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
As atividades físicas, recreativas e socializadoras desenvolvidas no projeto são ministradas pelos estudantes de Educação Física sob orientação docente, três vezes por semana na Unidade Ipatinga e duas vezes Unidade Coronel Fabriciano. Tais atividades envolvem o desenvolvimento e aprimoramento de aptidões físicas relacionadas à saúde. Para tanto, semestralmente são realizadas avaliações funcionais por meio de testes de aptidão cardiorrespiratória, força, flexibilidade, equilíbrio, desempenho motor e avaliações antropométricas. Para alcançar os objetivos propostos na busca de um envelhecimento saudável que possibilite a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e melhor qualidade de vida, são desenvolvidas durante o semestre aulas de step, alongamento, atividades aeróbias,ginástica localizada, danças e outras atividades com características lúdicas. Além da prática regular de atividades físicas o Projeto promove ações de caráter informativo como palestras, oficinas, acompanhamento ambulatorial, fisioterápico, nutricional psicológico, mini-cursos e também de caráter social como comemorações de datas festivas ( dia das mães, pais, idoso, natal, festa junina, etc).Para tanto conta com a parceria de outros cursos da área da saúde. No Ativaidade são desenvolvidas inúmeras pesquisas pelos cursos de graduação de pós-graduação.Assim o projeto estabelece importante função ao possibilitar além da extensão, o estudo e a pesquisa, componentes fundamentais para uma Instituição

Professor Coordenador: NILMA MARIA VARGAS LESSA
Curso: Nutrição

Resumo
O objetivo do projeto é atender a demanda desse grupo realizando-se palestras sobre alimentação saudável. Para tal, os alunos do estágio em Nutrição social 1, orientados pela professora do Estágio, Nilma Maria, cujas horas de dedicação ao projeto estão incluídas na disciplina, irão produzir palestras sobre esse assunto e desenvovê-las com esse grupo de idosos.

Professor Coordenador: MARIA MARTA MARQUES DE CASTRO BORGES
Curso: Enfermagem

Resumo
As Instituições de Ensino Superior deverão capacitar os recursos humanos, ainda na graduação, de forma que a população idosa possa ser assistida por profissionais capacitados e sensibilizados com as sua necessidades. O projeto visa realizar avaliações biopsicossociais determinando as necessidades do idoso e sua família, implementando o Cuidado de Enfermagem no âmbito da prevenção de doenças e a promoção e reabilitação da saúde, a aquisição de conhecimentos utilizando-se de atividades individuais, a Consulta de Enfermagem, realizadas em unidade de saúde de Coronel Fabriciano, como atividade complementar da disciplina Saúde do Idoso, Sistematização da Assistência de Enfermagem e Fundamentos de enfermagem, do curso de Enfermagem/ Unileste-MG. Os alunos serão acompanhados pelos professores para orientações e discussão do processo. Todos os idosos, acima de 60 anos, serão avaliados através da Avaliação Multidimensional Rápida para pessoa Idosa adaptada pelas professoras. Aqueles com problemas de saúde já instalados, passarão por Consultas de Enfermagem com o objetivo de maximizar a sensação de bem estar e capacidade de funcionamento do organismo, promover, manter e recuperar a saúde, evitar complicações. Outra atividade desenvolvida serão as atividades de educação em saúde, através do espaço, Chá com conversa, onde será discutido assuntos de relevância para a saúde e bem estar dos idosos e promoção da socialização entre os participantes. aCom este projeto espera se esperamos capacitar enfermeiros capazes de assistir a pessoa idosa e sua família de forma integral e humanizada, para que alcancem uma longevidade através do aprendizado do autocuidado para acompanhamento das patologias e prevenção de agravos.

Professor Coordenador: MARIA MARTA MARQUES DE CASTRO BORGES
Curso: Enfermagem

Resumo
A institucionalização do idoso em consonância com as políticas de assistência prevêem um estímulo para o autocuidado, valorizando-o e melhorando a sua qualidade de vida, ainda que fora do seu ambiente familiar . Os alunos do curso de enfermagem do UnilesteMg identificam, através do projeto de extensão, as necessidades afetadas discutindo e programando os cuidados de enfermagem no âmbito de promoção, prevenção e reabilitação da saúde utilizando-se da estratégia de oficinas, tanto para atendimento dos idosos quanto dos trabalhadores. Os representantes da instituiçao assinam o termo de consentimento e há no período, reuniões com os professores para planejamento, acompanhamento e avaliação da proposta. O objetivo foi envolver o discente com esta população e desenvolver a prática da enfermagem de forma crítica, sistematizada e contínua.