2011 – Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável

Professor Coordenador: STAEL MARTINS DUARTE SOUZA
Curso: Farmácia

Resumo
O projeto consiste em ações organizadas e sistematizadas a serem desenvolvidas por docentes e discentes do curso de farmácia do UnilesteMG na promoção do Uso Racional de Medicamentos. O curso de farmácia tem se utilizado de diferentes práticas acadêmicas, inclusive projetos extencionistas, para promover uma maior integração dos nossos discentes a comunidade em geral, assim propiciando a estes uma visão real do mercado de trabalho e do seu compromisso para com a sociedade. O projeto constará de várias etapas como planejamento das ações, captação de recurso financeiros junto as instituições parceiras, confecção de materiais gráficos e didáticos para as ações educativas e o fechamento dos trabalhos com a realização de seminários e fóruns com a participação de diversos atores envolvidos nos processos produtivos e consumidores dos medicamentos.

Professor Coordenador: MARIZA APARECIDA ALVES
Curso: Fisioterapia

Resumo
A atividade fisica aerobia regular é capaz de promover aumento na capacidade fisica em nivel pelo menos moderado, pode ser benefica, tanto para a prevenção, como para o tratamento de hipertensão arterial e outras disfunções cardiovasculares.O projeto Coração Saúde existe há 3 anos, nasceu de um necessidade identificada na comunidade, através do grande número de individuos com fatores de riso para doenças cardiovasculares bem como disfunções cardíacas já instaladas. As atividades acontecem em grupo, no Campus III, duas vezes por semana com duração aproximada de uma hora para cada atividade.Os sinais vitais são mensurados durante o atendimento e o projeto envolve um programa de reabilitação cardiaca incluindo palestras informativas. As atividades são elaboradas e ministradas pelos alunos sob a supervisão e orientação da coordenadora.

Professor Coordenador: CLAUDIA DINIZ PINTO COELHO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O descarte do óleo é apenas uma pequena parte do grande problema relacionado à geração de lixo no mundo. Cada litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água. Quando despejado pelo ralo, o óleo chega à rede de esgoto e é lançado no mar ou nos rios, impedindo a passagem de luz solar na água, além de prejudicar a oxigenação das plantas aquáticas e afetar todo o ecossistema. Em virtude disso o presente trabalho propõe medidas para diminuição do descarte de óleo de cozinha nos cursos d’água mitigando assim o impacto ambiental gerado. Serão adotadas práticas educativas que viabilizem a participação e integração da comunidade conduzindo o óleo usado a um ponto de entrega ou participando da produção de sabão e detergentes par a escola do bairro Caladinho em Coronel Fabriciano gerando assim economia na aquisição destes insumos. As ações previstas são diagnóstico, buscando levantar a realidade da destinação do óleo e o interesse do morador em participar do trabalho; palestra de esclarecimento; oficina de confecção de sabão e práticas de química para os alunos de acordo a faixa etária nos laboratórios de química do Unileste para enriquecimento e reforço escolar. O presente trabalho se apresenta como uma oportunidade de difusão do conhecimento acadêmico, indução de novas posturas perante o ambiente e geração de renda.

Professor Coordenador: MARLUCE TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O projeto de extensão “Proteção Ambiental das Águas Superficiais da Região Metropolitana do Vale do Aço” pretende o desenvolvimento de ações que impliquem em efetiva contribuição para a qualidade das águas dos rios e nascentes. Busca fomentar entre os atores sociais uma cultura pró-ativa em relação à sustentabilidade do planeta. É proposta a elaboração e aplicação de Oficinas Educativas direcionadas para os mais diversos segmentos da comunidade regional. A metodologia é fundamentada em dados concretos obtidos a partir das pesquisas institucionais. Além disso, deverá utilizar as diversas ferramentas pedagógicas, tais como, o estudo fotográfico, reaproveitamento de resíduos e visitas orientadas. A interlocução com a sociedade deverá ocorrer em escolas, empresas, creches, e demais localidades públicas e particulares. Os discentes serão envolvidos em todas as etapas do processo vivenciando diversos aspectos socioeconômicos, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, tais como, organização, capacidade de pesquisa, senso crítico, criatividade, dentre outras.

Professor Coordenador: MARY LUCY MOREIRA
Curso: Farmácia

Resumo
O presente projeto é baseado em ações de educação em saúde através de um teatro de fantoches, promovendo atividades científico-culturais cada vez mais necessárias para interagir comunidade científica e cidadão, transmitindo orientações imprescindíveis para o direcionamento de suas decisões diárias relacionadas à prevenção e recuperação da saúde, seja mudando o estilo de vida, auxiliando em tratamentos e terapias ou evitando condutas que ponham em risco a saúde individual, coletiva e ambiental. O objetivo principal do projeto é desenvolver através do teatro de fantoches ações educativas usando uma linguagem simples, porém eficaz, atingindo públicos diversos, com apresentações em escolas, praças municipais, igrejas, comunidades acadêmicas, associações comunitárias, entre outros. O profissional farmacêutico tem por tradição o envolvimento comunitário e para tal, faz-se necessário que o acadêmico de farmácia desenvolva, durante a graduação, ferramentas de aproximação com seu público. Neste sentido tal projeto colabora com a missão do curso, proporcionando a participação direta do acadêmico na construção dos instrumentos necessários para a realização dos eventos sob a supervisão de docentes com ampla experiência em atividades comunitárias.

Professor Coordenador: STAEL MARTINS DUARTE SOUZA
Curso: Farmácia

Resumo
As atividades desenvolvidas nas parcerias universidade-comunidade são um mecanismo viável para implementar os programas de promoção à saúde. Um elemento chave para o sucesso dessas parcerias é a ênfase na capacidade de construção e aprendizado do acadêmico. Levando em consideração a relevância das parcerias comunidade-universidade, as ações em saúde e o êxito deste projeto desde 2005, o mesmo torna-se de suma importância para todos os atores sociais envolvidos. O projeto tem o objetivo de promover à saúde nas comunidades menos assistidas, de menor desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Vale do Aço – MG através de tendas temáticas com orientações em áreas específicas. As atividades serão desenvolvidas pelos alunos regularmente matriculados no curso de farmácia através de orientações sobre saúde/doença em tendas montadas em diferentes localidades de acordo com cronograma estruturado no início de cada semestre em parceria com os municípios. Espera-se que este projeto aumente de forma contínua o número de pessoas orientadas através de parcerias não só com as prefeituras como também com empresas da região e outros cursos da própria instituição que também desenvolvem projetos semelhantes e que podem ter maior abrangência se realizados conjuntamente, permitindo proporcionar melhorias na qualidade de vida da população e possibilitando uma construção mais ampla do aprendizado do aluno.

Professor Coordenador: ELIANE PRADO CUNHA COSTA DOS SANTOS
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O presente trabalho tem como meta plantar o maior número de árvores possíveis no Bairro Caladinho da Cidade de Coronel Fabriciano, promovendo sua arborização. Além disto, ele também realizará um trabalho de conscientização dos moradores do bairro Caladinho sobre a importância da arborização no bairro e ainda informá-los dos benefícios que ela pode proporcionar. Ele será dividido nas seguintes etapas:monitorar e acompanhar as árvores que foram plantadas durante o projeto de arborização realizado no ano de 2010; realizar um encontro com o Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Coronel Fabriciano, para avaliar a possibilidade de a Prefeitura continuar a fornecer as mudas a serem doadas aos novos moradores interessados em participar do projeto de arborização; selecionar novas ruas, para dar continuidade ao plantio de árvores: as novas ruas serão selecionadas por meio de um levantamento do número de árvores presentes nos passeios e da disponibilidade de passeios para posterior plantio de outras mudas; selecionar os moradores das ruas escolhidas que participarão do projeto. Esta seleção será realizada por meio de um questionário, no qual procura-se avaliar o real interesse do morador em plantar uma árvore e de ser responsável por seu crescimento. Será aproveitado o questionário utilizado no projeto de arborização realizado em 2010, fazendo-se as alterações necessárias. Durante o preenchimento do questionário, tentar-se-á conscientizar os moradores da importância da arborizaçã

Professor Coordenador: TANIA GONCALVES DOS SANTOS
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
A relevância da produção e divulgação de materiais didáticos para o ensino de Ciências Biológicas é clara e inquestionável e, nesta perspectiva, elaboramos um projeto que visa organizar os materiais didáticos já existentes no Unileste, a elaboração de questionário para levantamento de necessidades de professores relacionadas aos materiais didáticos e elaboração de material de divulgação junto às escolas, e dessa forma torná-los acessíveis aos professores do ensino fundamental e médio, disponibilizando esses materiais para os professores ou auxiliando estes na construção de seu próprio acervo.

Professor Coordenador: CLEBER RIBEIRO JUNIOR
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Faz parte do conteúdo das disciplinas de ciências e biologia ministradas aos alunos do ensino fundamental e médio, a caracterização de animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes), que na maioria das vezes o aluno conhece apenas através de esquemas e imagens em livros didáticos. Portanto, o objetivo principal desse projeto está atrelado ao uso de modelos taxidermizados de vertebrados, que serão usados como material de aula prática no ensino fundamental médio. Com o intuito de suprir a demanda dos alunos, que muitas vezes só tem acesso ao livro didático como principal fonte de informação, a utilização dos modelos taxidermizados contribuirá para o enriquecimento do aprendizado. Diante da possibilidade do uso de aulas práticas, pretende-se estimular esses alunos mostrando na prática o conteúdo que eles aprenderam na teoria. A elaboração dos modelos taxidermizados será realizada pelos alunos do curso de ciências biológicas do UnilesteMG, que também estarão envolvidos na participação das aulas práticas, sobre a orientação do professor coordenador do projeto. Essas atividades são importantes para a formação dos futuros biólogos, pois os mesmos terão acesso à pesquisa no laboratório e também a licenciatura. Com o desenvolvimento desse projeto, espera-se despertar nos alunos do ensino fundamental e médio sua capacidade cognitiva, levando-os a refletir e pensar sobre as características dos animais vertebrados, mostrando as diferenças específicas entre os mesmos.