2012 – Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável

Professor Coordenador: MARCILIO DOS REIS CARDOSO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O projeto em destaque atenderá a toda a população de Açucena MG, que reside na zona rural em pequenos núcleos, bem como aquela estabelecida na sede urbana. No caso da área rural, o projeto irá desenvolver um sistema compacto de tratamento de água, dotado de filtro lento e dispositivo de desinfecção, que possa garantir qualidade à água consumida, e mais será projetado um sistema fossa filtro para o tratamento dos esgotos, o qual írá gerar um biogás a ser utilizado como energia nas residências. A população dos núcleos rurais também receberá orientações sobre a destinação e manejo adequado dos resíduos sólidos. Os sistemas projetados deverão atender a três critérios básicos: baixo custo, simplicidade construtiva e facilidade operacional. No caso da sede urbana,o projeto irá indicar ao poder público municipal, a melhor área do ponto de vista técnico- econômico, para a construção do aterro sanitário da cidade de Açucena, o que possibilitará o encerramento do lixão que a cidade utiliza atualmente. A escolha da área do novo aterro de resíduos irá considerar diversos aspectos relevantes como: topografia, vida útil, hidrografia, custo de transporte, etc. Finalmente, o projeto irá desenvolver um planjamento para a coleta de resíduos na sede, com vistas a melhor utilizar o veiculo coletor recém adquirido. Os projetos desenvolvidos serão respaldados por ações de educação ambiental. O UNILESTE terá a Prefeitura Municipal de Açucena como entidade parceira no projeto.

Professor Coordenador: MANUEL CAMELA RAFAEL
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O projeto compreende o ensino da teoria e prática sobre a eletricidade e instalações elétricas residenciais, objetivando capacitar os participantes para a empregabilidade na área elétrica, muito em particular, no que envolve a leitura/interpretação de projetos, a elaboração de projetos elétricos residenciais e a realização de trabalhos em manutenção de instalações elétricas residenciais. O processo de ensino-aprendizagem envolve aulas teóricas, aulas práticas laboratoriais, aulas práticas com software autocad de elaboração de projetos elétricos e visitas técnicas de campo a obras de instalações elétricas.

Professor Coordenador: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Engenharia de Produção

Resumo
O crescimento econômico transformou o Brasil em um grande canteiro de obras. Na mesma passada, os prejuízos com os acidentes do trabalho também aumentaram. Na nossa região, é fato visível este crescimento bem como os problemas que ele trás para a segurança do trabalho. Assim, este projeto visa vivenciar a segurança do trabalho em canteiros do obras, trazendo o aluno para perto desta área do conhecimento, extrapolando o ambiente de sala de aula.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto propõe a realização do evento Seminário Empreender Social que apresenta o registro das atividades realizadas nos Laboratórios de Desenvolvimento Empresarial, onde alunos do Curso de Administração, apoiados por professores, oferecem serviços de assessoria e consultoria a entidades sociais, empresas de pequeno porte e pequenos empresários além de desenvolverem a criação de empresas virtuais.

Professor Coordenador: CLAUDIA DINIZ PINTO COELHO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O projeto de extensão “ Educação Ambiental: Proteção das Águas Superficiais” pretende o desenvolvimento de ações que impliquem em efetiva contribuição para a qualidade das águas dos rios e nascentes. Busca fomentar entre os atores sociais uma cultura pró-ativa em relação à sustentabilidade do planeta. É proposta a elaboração e aplicação de Oficinas Educativas direcionadas para os mais diversos segmentos da comunidade regional. A metodologia de trabalho será fundamentada em dados concretos obtidos a partir das pesquisas institucionais. As diversas ferramentas pedagógicas, tais como, o estudo fotográfico, reaproveitamento de resíduos e visitas orientadas. A interlocução com a sociedade deverá ocorrer em escolas, empresas, creches, e demais localidades públicas e particulares. Os discentes serão envolvidos em todas as etapas do processo vivenciando diversos aspectos socioeconômicos, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, tais como, organização, capacidade de pesquisa, senso crítico, criatividade, dentre outras.

Professor Coordenador: MARY LUCY MOREIRA
Curso: Farmácia

Resumo
O presente projeto é baseado em ações de educação em saúde através de um teatro de fantoches, desenvolvendo atividades que aproximam a comunidade externa ,promovendo atividades científico-culturais cada vez mais necessárias para interagir comunidade científica e cidadão, transmitindo orientações imprescindíveis para o direcionamento de suas decisões diárias relacionadas à prevenção e recuperação da saúde, seja mudando o estilo de vida, auxiliando em tratamentos e terapias ou evitando condutas que ponham em risco a saúde individual, coletiva e ambiental. O objetivo principal do projeto é desenvolver através do teatro de fantoches ações educativas usando uma linguagem simples, porém eficaz, atingindo públicos diversos, com apresentações em escolas, praças municipais, igrejas, comunidades acadêmicas,associações comunitárias, entre outros. O profissional farmacêutico tem por tradição o envolvimento comunitário e para tal, faz-se necessário que o acadêmico de farmácia desenvolva, durante a graduação, ferramentas de aproximação com seu público. Neste sentido tal projeto colabora com a missão do curso, proporcionando a participação direta do acadêmico na construção dos instrumentos necessários para a realização dos eventos sob a supervisão de docentes com experiência em atividades comunitárias.

Professor Coordenador: STAEL MARTINS DUARTE SOUZA
Curso: Farmácia

Resumo
As atividades desenvolvidas nas parcerias universidade-comunidade são um mecanismo viável para implementar os programas de promoção à saúde. Um elemento chave para o sucesso dessas parcerias é a ênfase na capacidade de construção e aprendizado do acadêmico. Levando em consideração a relevância das parcerias comunidade-universidade, as ações em saúde e o êxito deste projeto desde 2005, o mesmo torna-se de suma importância para todos os atores sociais envolvidos. O projeto tem o objetivo de promover à saúde nas comunidades menos assistidas, de menor desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Vale do Aço – MG através de tendas temáticas com orientações em áreas específicas. As atividades serão desenvolvidas pelos alunos regularmente matriculados no curso de farmácia através de orientações sobre saúde/doença em tendas montadas em diferentes localidades de acordo com cronograma estruturado no início de cada semestre em parceria com os municípios. Espera-se que este projeto aumente de forma contínua o número de pessoas orientadas através de parcerias não só com as prefeituras como também com empresas da região e outros cursos da própria instituição que também desenvolvem projetos semelhantes e que podem ter maior abrangência se realizados conjuntamente, permitindo proporcionar melhorias na qualidade de vida da população e possibilitando uma construção mais ampla do aprendizado do aluno.

Professor Coordenador: MARCILIO DOS REIS CARDOSO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O presente trabalho tem como meta ampliar o projeto de arborização que já vem sendo sendo realizado no Bairro Caladinho na cidade De Coronel Fabriciano. reaplantar o maior número de árvores possíveis no Bairro Caladinho da Cidade de Coronel Fabriciano, promovendo sua arborização. Além disto, ele também realizará um trabalho de conscientização dos moradoresção do bairro Caladinho sobre a importância da arborização no bairro e ainda informá-los dos benefícios que ela pode proporcionar. Ele será dividido nas seguintes etapas:monitorar e acompanhar as árvores que foram plantadas durante o projeto de arborização realizado no ano de 2010; realizar um encontro com o Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Coronel Fabriciano, para avaliar a possibilidade de a Prefeitura continuar a fornecer as mudas a serem doadas aos novos moradores interessados em participar do projeto de arborização; selecionar novas ruas, para dar continuidade ao plantio de árvores: as novas ruas serão selecionadas por meio de um levantamento do número de árvores presentes nos passeios e da disponibilidade de passeios para posterior plantio de outras mudas; selecionar os moradores das ruas escolhidas que participarão do projeto. Esta seleção será realizada por meio de um questionário, no qual procura-se avaliar o real interesse do morador em plantar uma árvore e de ser responsável por seu crescimento.

Professor Coordenador: MARCILIO DOS REIS CARDOSO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
Trata-se do projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário do empreendimento de Lazer Clube Náutico Alvorada. O local dispõe, atualmente, de sistema estático de tratamento de esgoto, composto de tanques sépticos e sumidouros. Contudo, tal sistema, há muito implantado, não é mais capaz de atender à legislação ambiental vigente. Sendo assim, há necessidade de se projetar um sistema de tratamento em consonância com as boas recomendações técnicas atuais (em Minas Gerais a Resolução COPAM 01/08). Atualmente, tem-se várias unidades de tratamento estático de esgoto pulverizadas pela área do empreendimento (10 unidades de tratamento). O projeto em questão contempla a instalação de um rede coletora de esgotos na área do empreendimento, conduzindo todos os dejetos a um único ponto. Assim ter-se-á apenas uma unidade de tratamento de esgotos. Esta estação deverá ser projetada numa área remanescente no antigo pomar, próximo ao curso d’água. A ETE proposta será constituida de sistema fossa filtro, seguido de sistema de aplicação de esgoto no solo.

Professor Coordenador: TANIA GONCALVES DOS SANTOS
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
A relevância da produção e divulgação de materiais didáticos para o ensino de Ciências Biológicas é clara e inquestionável e, nesta perspectiva, elaboramos um projeto que visa organizar os materiais didáticos já existentes no Unileste, a elaboração de questionário para levantamento de necessidades de professores relacionadas aos materiais didáticos e elaboração de material de divulgação junto às escolas, e dessa forma torná-los acessíveis aos professores do ensino fundamental e médio, disponibilizando esses materiais para os professores ou auxiliando estes na construção de seu próprio acervo.

Professor Coordenador: CLEBER RIBEIRO JUNIOR
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Faz parte do conteúdo das disciplinas de ciências/biologia a caracterização de animais vertebrados, que muitas vezes o aluno conhece apenas através de imagens em livros didáticos e∕ou pela internet, uma vez que há carência desse material didático nos laboratórios de muitas escolas. Portanto, o objetivo do projeto está atrelado à disponibilidade de modelos taxidermizados de vertebrados, que serão usados como material didático em aulas demonstrativas. Com o intuito de suprir a deficiência de material prático nas aulas de vertebrados, a utilização dos modelos taxidermizados contribuirá para o enriquecimento do aprendizado. A elaboração dos modelos taxidermizados será realizada pelos alunos do Curso de Ciências Biológicas do Unileste, que também estarão envolvidos na participação das aulas nas escolas. Essas atividades são importantes para a formação dos futuros biólogos, pois os mesmos terão acesso à pesquisa no laboratório e, também, as práticas docentes. Atrelado a este projeto uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso está sendo realizada para analisar a contribuição das atividades de extensão desenvolvida com os estudantes e, também, avaliar a percepção dos alunos de escolas privadas e públicas em relação às aulas. Com o desenvolvimento desse projeto, espera-se despertar nos alunos do ensino fundamental e médio sua capacidade cognitiva, levando-os a refletir e pensar sobre as características dos animais vertebrados, mostrando as diferenças específicas entre os mesmos.

Professor Coordenador: FLAVIA OLIVEIRA JUNQUEIRA
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
O município de Coronel Fabriciano-MG, como grande parte das cidades em desenvolvimento, sofre com alguns problemas relacionados às questões ambientais. Desde modo, surge a necessidade de intervenções educativas no âmbito escolar, visando à conscientização da comunidade sobre o caramujo-africano e medidas corretas para o controle, bem como, a elucidação sobre a importância da preservação e manutenção da qualidade dos recursos hídricos. Durante as coletas de um projeto de pesquisa sobre os moluscos terrestre em Coronel Fabriciano, os moradores mostravam-se interessados e curiosos, mas demonstram pouco ou errôneo conhecimento sobre este animal. O projeto tem por objetivo desenvolver palestras e atividades lúdicas para alunos e professores de escolas de Coronel Fabriciano para a conscientização e preservação dos recursos naturais visando promover melhoria na saúde da população e, conseqüentemente, na qualidade de vidas das pessoas. Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas irão ministrar palestras e atividades lúdicas com cartazes, folders informativos, fantoches para teatros e jogos lúdicos para alunos e professores de escolas públicas de Coronel Fabriciano. Para complementar as informações, os acadêmicos deverão levar conchas e espécimes vivos das espécies de moluscos terrestres que ocorrem em Coronel Fabriciano, bem como, kits de identificação de bioindicadores de qualidade de água.

Professor Coordenador: ANA PAULA DE ALMEIDA CAIXEIRO
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Os resíduos sólidos urbanos são uma das mais sérias formas de desperdício e de agressão ao meio ambiente, sendo compostos por uma fração orgânica que pesa em média 50%, da qual cerca de 1/3 é industrialmente reciclável. A vermicompostagem, representa uma forma eficiente de reciclagem utilizando minhocas para a biotransformação destes resíduos orgânicos em húmus, podendo este ser aplicado ao solo para melhorar suas características sem ocasionar riscos ao meio ambiente. O presente projeto tem como objetivos a capacitação de alunos como multiplicadores, atuando junto à comunidade informando sobre a possibilidade e importância de reciclar os resíduos orgânicos domiciliares através da vermicompostagem. Os alunos do UnilesteMG envolvidos no projeto passarão por um treinamento sobre a vermicompostagem no manejo de resíduos orgânicos urbanos, através do uso de apostilas e artigos. Serão elaboradas uma cartilha e material didático para as palestras, contendo informações sobre o uso de minhocas no manejo de resíduos sólidos orgânicos, objetivando uma abordagem mais didática sobre o tema. Seguindo estas etapas serão promovidas palestras educativas para estudantes e professores da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, Ipatinga, MG, ilustrando a importância da reciclagem dos resíduos sólidos orgânicos e o potencial de manejo destes resíduos com a vermicompostagem.