2012 – Cultura, Arte e Lazer

Professor Coordenador: RODRIGO CRISTIANO ALVES
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
O projeto Café Cinematográfico continuará acontecendo no campus do UnilesteMG e agora também em parceria com as Escolas da região do Vale do Aço,e também pretendemos fazer exibições em creches e para a população carcerária, o que possibilitará aos nossos estudantes e aos alunos do ensino médio o acesso à cinematografia nacional e local além de de longas e curtas-metragens fora do circuito comercial americano. O que visa a formação sociocultural e política no âmbito Escolar. Dessa maneira, o Cinema será utilizado como recurso didático para inserção dos temas transversais na sala de aula e, além disso, esse Projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola, incentivando a formação crítica e apreciativa

Professor Coordenador: DANIEL GUSTAVO DA SILVA E SOUZA
Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Resumo
O Projeto Comunicação e Memória para o Centro de Estudos da Cultura Ancestral Brasileira – CECAB consiste na produção de um site informativo ( com espaço para produção de textos jornalísticos e que permita maior interatividade entre os membros do CECAB e as pessoas que se interessam pelos assuntos da instituição) e educativo a partir dos registros históricos, além de desenvolver uma parceria com a agência de Comunicação Integrada, possibilitando a promoção de outras atividades na área da comunicação, como tratamento e recuperação dos documentos e dos registros fotográficos audiovisuais do acervo CECAB, mantendo a divulgação do portal da ONG Pretende-se ainda a criação de publicações impressas do CECAB visando a apresentação da pluralidade das manifestações culturais oriundas das matrizes africanas, indignas e populares. As publicações devem ser lançadas no mês de novembro de cada ano, data referente a semana da Consciência negra. O material impresso e o novo site, bem como todas as atividades da comunicação, constituem-se antes de tudo, numa síntese mais rica da compreensão histórica e cultural da experiência de grupos que historicamente foram alvos de exclusão e preconceito.

Professor Coordenador: RENATO SANTOS LACERDA
Curso: Direito

Resumo
Levantamento, inventário, indexação, expografia e divulgação da cultura material que remetem à memória coletiva do grupo de catadores de materiais reciclavéis, garis, coveiros e carroceiros. O enfoque é dar visibilidade a esses sujeitos em uma expografia de cultura material no Unileste.

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
O Festival da Platéia para o Palco é uma ação extencionista promovida pelo Curso de Educação Física, com participação de professoras, alunos, comunidade e dos ginatas da Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste-MG, bem como participantes de outros projetos de extensão do centro universitário, que movimenta o palco do Teatro João Paulo II no fim do ano. O festival é uma oportunidade dos seus participantes exporem para a comunidade os conhecimentos corporais desenvolvidos durante o ano dentro dos projetos de extensão de que fazem parte. É também um estímulo para a manutenção das aulas, que, durante o ano propiciam ações que estimulam mudanças no estilo de vida em busca da melhoria da qualidade de vida da população envolvida. O projeto não objetiva a perfeição dos movimentos, mas, propicia o desenvolvimento integral das pessoas promovendo ampla e irrestrita inclusão social, produzindo um belo espetáculo artístico.

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
Este projeto FOTOGRAFIA BORDADA é uma continuação do projeto iniciado em 2009 intitulado “Artesanato de Referência Cultural”. Pretende-se neste edital, a partir da fotografia efetivar o bordado como referencia cultural e forma de extensão universitária, interrelacionando-a com a geografia regional, incentivando a preservação da memória coletiva e a melhoria da qualidade de vida da comunidades caracterizadas como público alvo. Vale ressaltar que nas duas comunidades atuantes, este projeto é um atendimento de demanda.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto busca a promoção da criatividade e da auto-estima no cotidiano escolar e profissional, usando a arte como estratégia de empreendedorismo e aprendizagem. Como atividades realiza-se oficinas e mini cursos de cartões, arranjos artesanais para datas comemorativas, caixas decorativas, agendas, sabonetes artesanais, sais e cristais perfumados, confecção de papéis reciclados, reciclagem de caixas. Essas ações são oferecidas a comunidade de Coronel Fabriciano e aos funcionários do Unileste. O projeto tem como diferencial o seu caráter auto-sustentável.

Professor Coordenador: GILSON MAGNO DE SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto Teatro Universitário visa contribuir para a solidificação de um movimento cultural na Instituição UnilesteMG e possibiltar a difusão da arte de interpretação contribuindo para a formação de multiplicadores cênicos. Serão desenvolvidas com os alunos atividades teatrais a partir de Jogos de Improvisação, Expressão Corporal, Técnica Vocal a partir de várias temáticas sejam elas sociais, culturais, políticas e existenciais utilizando os espaços como o Teatro João Paulo II e a sala de artes. Esses multiplicadores cênicos apresentarão esquetes educativas nas Instituições públicas, escolas, creches, praças, culminando com uma montagem de um espetáculo aberto à comunidade local.