2012 – Universidade para a Terceira Idade

Professor Coordenador: HELOISA THOMAZ RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O Projeto Ativaidade, há 13 anos desenvolve atividades físicas, recreativas e socializadoras para a população idosa, as quais são ministradas pelos estudantes de Educação Física sob orientação docente nas Unidades de Ipatinga e Coronel Fabriciano. Tais atividades envolvem o desenvolvimento e aprimoramento de aptidões físicas relacionadas à saúde. Para tanto, semestralmente são realizadas avaliações antropométricas e funcionais por meio de testes de aptidão cardiorrespiratória, força, flexibilidade, equilíbrio, desempenho motor . Para alcançar os objetivos propostos na busca de um envelhecimento saudável que possibilite a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e melhor qualidade de vida, são desenvolvidas durante o semestre aulas de alongamento, ginástica localizada, aeróbica,danças e outras atividades com características lúdicas. Além da prática regular de atividades físicas o Projeto promove ações de caráter informativo como palestras, oficinas, mini-cursos e também de caráter social como comemorações de datas festivas ( dia das mães, pais, idoso, Natal, festa junina, etc).No Ativaidade são desenvolvidas inúmeras pesquisas pelos diversos cursos de graduação e também de pós-graduação. Adicionalmente, o Projeto possibilita a aplicação prática do ensino, tanto do Curso de Educação Física, quanto de outros cursos. Assim o projeto estabelece importante função ao possibilitar além da extensão, o estudo e a pesquisa, componentes esses fundamentais para uma Instituição.

Professor Coordenador: MARIA MARTA MARQUES DE CASTRO BORGES
Curso: Enfermagem

Resumo
Na institucionalização do idoso, em consonância com as políticas de assistência, considera-se a necessidade de desenvolvimento de estímulos para o autocuidado, valorização e melhora da qualidade de vida da pessoa idosa que está fora do seu ambiente familiar. Os alunos do curso de enfermagem do Unileste identificam através do projeto de extensão as necessidades afetadas, discutindo e programando os cuidados de enfermagem no âmbito de promoção e reabilitação da saúde. Utiliza-se da estratégia de oficinas, tanto para atendimento dos idosos, quanto dos trabalhadores. Os representantes da instituição assinam a autorização e há no período, reuniões com o professor para planejamento, acompanhamento e avaliação da proposta. O objetivo é envolver o discente com esta população e desenvolver a prática da enfermagem de forma crítica, sistematizada e contínua.

Professor Coordenador: MARIA MARTA MARQUES DE CASTRO BORGES
Curso: Enfermagem

Resumo
Considerando o aumento da população idosa no país, a preparação de recursos humanos, ainda na graduação, torna-se uma necessidade, para que as pessoas desta faixa etária possam ser assistidas por profissionais capacitados e sensibilizados com as suas necessidades. O projeto visa realizar avaliação multidimensional rápida determinando as necessidades do idoso e sua família, implementando o cuidado de enfermagem no âmbito da prevenção de doenças, da promoção da saúde e da reabilitação; aquisição de conhecimentos utilizando-se de atividade individual, a consulta de enfermagem, realizada nas unidades de saúde do bairro São Domingos/Cel. Fabriciano e Unidade de saúde da Cidade Nobre/Ipatinga, como atividade da disciplina saúde do idoso, do curso de enfermagem. Os alunos são orientados em sala de aula e em encontros específicos, sendo discutido os instrumentos a serem utilizados, adaptados pelo professor. Os idosos são avaliados através da avaliação multidimensional rápida e aqueles que necessitarem serão acompanhados pelos alunos em encontros posteriores; os demais serão encaminhados aos profissionais da rede para resolução de seus problemas. Espera-se com este projeto, capacitar enfermeiros capazes de assistir a pessoa idosa de forma integral e humanizada, desenvolvento suas habilidades para o autocuidado.